A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramy Teodósio da Silva, Brenno
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Portela Vasconcelos, Ana Karine, Targino de Moura, Francisco Marcôncio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12345
Resumo: Diante da necessidade de dinamizar o Ensino de Química, considerando a superação do ensino tradicional e passivo, urge se trabalhar com metodologias que envolvam os alunos e proporcionem uma efetiva aprendizagem. Assim, o objetivo desta pesquisa foi vivenciar o uso da metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI) no Ensino de Química com alunos da 1ª série do Ensino Médio, de maneira a observar a percepção dos alunos quanto às contribuições dessa metodologia para aprendizagem no Ensino de Química. A pesquisa foi do tipo Qualitativa, sendo o método – pesquisa participante, com adaptações à realidade, contudo, mantendo-se a base do método, que é interação direta do pesquisador com os participantes. A experiência adquirida com o método da Sala de Aula Invertida foi satisfatória, pois ocorreu um envolvimento por completo na contribuição do processo de ensino e aprendizagem. Como aspecto positivo do trabalho, ademais de relatar o que foi utilizado com os alunos em relação à experiência vivida com o método de ensino, destaca-se uma melhora no processo de percepção dos discentes, uma vez que esta metodologia vai muito além do que é lecionado em sala de aula, levando-os, consequentemente, a obter bom desempenho nas avaliações.
id UFFS-2_e5aec7136b318dd897c8e6ddcf8c7c2f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12345
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particularDiante da necessidade de dinamizar o Ensino de Química, considerando a superação do ensino tradicional e passivo, urge se trabalhar com metodologias que envolvam os alunos e proporcionem uma efetiva aprendizagem. Assim, o objetivo desta pesquisa foi vivenciar o uso da metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI) no Ensino de Química com alunos da 1ª série do Ensino Médio, de maneira a observar a percepção dos alunos quanto às contribuições dessa metodologia para aprendizagem no Ensino de Química. A pesquisa foi do tipo Qualitativa, sendo o método – pesquisa participante, com adaptações à realidade, contudo, mantendo-se a base do método, que é interação direta do pesquisador com os participantes. A experiência adquirida com o método da Sala de Aula Invertida foi satisfatória, pois ocorreu um envolvimento por completo na contribuição do processo de ensino e aprendizagem. Como aspecto positivo do trabalho, ademais de relatar o que foi utilizado com os alunos em relação à experiência vivida com o método de ensino, destaca-se uma melhora no processo de percepção dos discentes, uma vez que esta metodologia vai muito além do que é lecionado em sala de aula, levando-os, consequentemente, a obter bom desempenho nas avaliações.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1234510.36661/2595-4520.2021v4i6.12345Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 538-5512595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12345/8225Copyright (c) 2021 Brenno Ramy, Francisco Marconcio Targino de Moura, Ana Karine Portela Vasconcelos, Srahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamy Teodósio da Silva, BrennoPortela Vasconcelos, Ana KarineTargino de Moura, Francisco Marcôncio2021-10-09T06:00:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12345Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular
title A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular
spellingShingle A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular
Ramy Teodósio da Silva, Brenno
title_short A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular
title_full A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular
title_fullStr A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular
title_full_unstemmed A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular
title_sort A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular
author Ramy Teodósio da Silva, Brenno
author_facet Ramy Teodósio da Silva, Brenno
Portela Vasconcelos, Ana Karine
Targino de Moura, Francisco Marcôncio
author_role author
author2 Portela Vasconcelos, Ana Karine
Targino de Moura, Francisco Marcôncio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramy Teodósio da Silva, Brenno
Portela Vasconcelos, Ana Karine
Targino de Moura, Francisco Marcôncio
description Diante da necessidade de dinamizar o Ensino de Química, considerando a superação do ensino tradicional e passivo, urge se trabalhar com metodologias que envolvam os alunos e proporcionem uma efetiva aprendizagem. Assim, o objetivo desta pesquisa foi vivenciar o uso da metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI) no Ensino de Química com alunos da 1ª série do Ensino Médio, de maneira a observar a percepção dos alunos quanto às contribuições dessa metodologia para aprendizagem no Ensino de Química. A pesquisa foi do tipo Qualitativa, sendo o método – pesquisa participante, com adaptações à realidade, contudo, mantendo-se a base do método, que é interação direta do pesquisador com os participantes. A experiência adquirida com o método da Sala de Aula Invertida foi satisfatória, pois ocorreu um envolvimento por completo na contribuição do processo de ensino e aprendizagem. Como aspecto positivo do trabalho, ademais de relatar o que foi utilizado com os alunos em relação à experiência vivida com o método de ensino, destaca-se uma melhora no processo de percepção dos discentes, uma vez que esta metodologia vai muito além do que é lecionado em sala de aula, levando-os, consequentemente, a obter bom desempenho nas avaliações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12345
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12345
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12345
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12345/8225
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 538-551
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613295370240