A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12345 |
Resumo: | Diante da necessidade de dinamizar o Ensino de Química, considerando a superação do ensino tradicional e passivo, urge se trabalhar com metodologias que envolvam os alunos e proporcionem uma efetiva aprendizagem. Assim, o objetivo desta pesquisa foi vivenciar o uso da metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI) no Ensino de Química com alunos da 1ª série do Ensino Médio, de maneira a observar a percepção dos alunos quanto às contribuições dessa metodologia para aprendizagem no Ensino de Química. A pesquisa foi do tipo Qualitativa, sendo o método – pesquisa participante, com adaptações à realidade, contudo, mantendo-se a base do método, que é interação direta do pesquisador com os participantes. A experiência adquirida com o método da Sala de Aula Invertida foi satisfatória, pois ocorreu um envolvimento por completo na contribuição do processo de ensino e aprendizagem. Como aspecto positivo do trabalho, ademais de relatar o que foi utilizado com os alunos em relação à experiência vivida com o método de ensino, destaca-se uma melhora no processo de percepção dos discentes, uma vez que esta metodologia vai muito além do que é lecionado em sala de aula, levando-os, consequentemente, a obter bom desempenho nas avaliações. |
id |
UFFS-2_e5aec7136b318dd897c8e6ddcf8c7c2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12345 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particularDiante da necessidade de dinamizar o Ensino de Química, considerando a superação do ensino tradicional e passivo, urge se trabalhar com metodologias que envolvam os alunos e proporcionem uma efetiva aprendizagem. Assim, o objetivo desta pesquisa foi vivenciar o uso da metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI) no Ensino de Química com alunos da 1ª série do Ensino Médio, de maneira a observar a percepção dos alunos quanto às contribuições dessa metodologia para aprendizagem no Ensino de Química. A pesquisa foi do tipo Qualitativa, sendo o método – pesquisa participante, com adaptações à realidade, contudo, mantendo-se a base do método, que é interação direta do pesquisador com os participantes. A experiência adquirida com o método da Sala de Aula Invertida foi satisfatória, pois ocorreu um envolvimento por completo na contribuição do processo de ensino e aprendizagem. Como aspecto positivo do trabalho, ademais de relatar o que foi utilizado com os alunos em relação à experiência vivida com o método de ensino, destaca-se uma melhora no processo de percepção dos discentes, uma vez que esta metodologia vai muito além do que é lecionado em sala de aula, levando-os, consequentemente, a obter bom desempenho nas avaliações.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1234510.36661/2595-4520.2021v4i6.12345Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 538-5512595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12345/8225Copyright (c) 2021 Brenno Ramy, Francisco Marconcio Targino de Moura, Ana Karine Portela Vasconcelos, Srahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamy Teodósio da Silva, BrennoPortela Vasconcelos, Ana KarineTargino de Moura, Francisco Marcôncio2021-10-09T06:00:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12345Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular |
title |
A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular |
spellingShingle |
A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular Ramy Teodósio da Silva, Brenno |
title_short |
A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular |
title_full |
A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular |
title_fullStr |
A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular |
title_full_unstemmed |
A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular |
title_sort |
A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular |
author |
Ramy Teodósio da Silva, Brenno |
author_facet |
Ramy Teodósio da Silva, Brenno Portela Vasconcelos, Ana Karine Targino de Moura, Francisco Marcôncio |
author_role |
author |
author2 |
Portela Vasconcelos, Ana Karine Targino de Moura, Francisco Marcôncio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramy Teodósio da Silva, Brenno Portela Vasconcelos, Ana Karine Targino de Moura, Francisco Marcôncio |
description |
Diante da necessidade de dinamizar o Ensino de Química, considerando a superação do ensino tradicional e passivo, urge se trabalhar com metodologias que envolvam os alunos e proporcionem uma efetiva aprendizagem. Assim, o objetivo desta pesquisa foi vivenciar o uso da metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI) no Ensino de Química com alunos da 1ª série do Ensino Médio, de maneira a observar a percepção dos alunos quanto às contribuições dessa metodologia para aprendizagem no Ensino de Química. A pesquisa foi do tipo Qualitativa, sendo o método – pesquisa participante, com adaptações à realidade, contudo, mantendo-se a base do método, que é interação direta do pesquisador com os participantes. A experiência adquirida com o método da Sala de Aula Invertida foi satisfatória, pois ocorreu um envolvimento por completo na contribuição do processo de ensino e aprendizagem. Como aspecto positivo do trabalho, ademais de relatar o que foi utilizado com os alunos em relação à experiência vivida com o método de ensino, destaca-se uma melhora no processo de percepção dos discentes, uma vez que esta metodologia vai muito além do que é lecionado em sala de aula, levando-os, consequentemente, a obter bom desempenho nas avaliações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12345 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12345 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12345 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12345/8225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 538-551 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613295370240 |