O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oestreich, Laura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paim, Matheus Gutler, Breunig, Eduarda Tais, Goldschmidt, Andréa Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12119
Resumo: presente trabalho teve como objetivo investigar as concepções prévias sobre Ciência e as implicações do trabalho científico para a sociedade entre acadêmicos do terceiro semestre de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade localizada no interior do RS. O percurso metodológico se baseou numa abordagem qualitativa, onde 36 estudantes responderam à questão “O que é Ciência?” em uma folha de papel. Esse material foi recolhido e analisado conforme a análise de conteúdo. Posteriormente, dividimos os alunos em grupos com quatro integrantes e distribuímos um envelope com 20 imagens. Desta vez, os alunos deveriam organizar um cartaz classificando as imagens que julgavam ter alguma relação com a Ciência ou não. Este material foi recolhido e analisado de forma interpretativa. Os resultados evidenciam que a maioria dos futuros professores possuem uma concepção empirista da Ciência. Além disso, as implicações diretas da atividade científica, tanto benéficas, quanto nocivas para a sociedade são percebidas. Ainda assim, as consequências sociais, como a “Fome” e o “Trabalho infantil” não foram relacionados à Ciência pelos estudantes. Ao fim, sinalizamos a importância desse tema permear os processos formativos a fim de permitir ao futuro professor desconstruir, reconstruir e/ou ampliar suas concepções sobre a Ciência
id UFFS-2_e7ef05b16de37106ddd6105548d0639e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12119
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicialpresente trabalho teve como objetivo investigar as concepções prévias sobre Ciência e as implicações do trabalho científico para a sociedade entre acadêmicos do terceiro semestre de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade localizada no interior do RS. O percurso metodológico se baseou numa abordagem qualitativa, onde 36 estudantes responderam à questão “O que é Ciência?” em uma folha de papel. Esse material foi recolhido e analisado conforme a análise de conteúdo. Posteriormente, dividimos os alunos em grupos com quatro integrantes e distribuímos um envelope com 20 imagens. Desta vez, os alunos deveriam organizar um cartaz classificando as imagens que julgavam ter alguma relação com a Ciência ou não. Este material foi recolhido e analisado de forma interpretativa. Os resultados evidenciam que a maioria dos futuros professores possuem uma concepção empirista da Ciência. Além disso, as implicações diretas da atividade científica, tanto benéficas, quanto nocivas para a sociedade são percebidas. Ainda assim, as consequências sociais, como a “Fome” e o “Trabalho infantil” não foram relacionados à Ciência pelos estudantes. Ao fim, sinalizamos a importância desse tema permear os processos formativos a fim de permitir ao futuro professor desconstruir, reconstruir e/ou ampliar suas concepções sobre a CiênciaUniversidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1211910.36661/2595-4520.2021v4i3.12119Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 160-1782595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12119/7816Copyright (c) 2021 Laura Oestreich, Matheus Gutler Paim, Eduarda Tais Breunig, Andréa Inês Goldschmidthttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOestreich, LauraPaim, Matheus GutlerBreunig, Eduarda TaisGoldschmidt, Andréa Inês2021-07-13T05:20:51Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12119Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:51Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial
title O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial
spellingShingle O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial
Oestreich, Laura
title_short O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial
title_full O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial
title_fullStr O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial
title_full_unstemmed O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial
title_sort O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial
author Oestreich, Laura
author_facet Oestreich, Laura
Paim, Matheus Gutler
Breunig, Eduarda Tais
Goldschmidt, Andréa Inês
author_role author
author2 Paim, Matheus Gutler
Breunig, Eduarda Tais
Goldschmidt, Andréa Inês
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oestreich, Laura
Paim, Matheus Gutler
Breunig, Eduarda Tais
Goldschmidt, Andréa Inês
description presente trabalho teve como objetivo investigar as concepções prévias sobre Ciência e as implicações do trabalho científico para a sociedade entre acadêmicos do terceiro semestre de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade localizada no interior do RS. O percurso metodológico se baseou numa abordagem qualitativa, onde 36 estudantes responderam à questão “O que é Ciência?” em uma folha de papel. Esse material foi recolhido e analisado conforme a análise de conteúdo. Posteriormente, dividimos os alunos em grupos com quatro integrantes e distribuímos um envelope com 20 imagens. Desta vez, os alunos deveriam organizar um cartaz classificando as imagens que julgavam ter alguma relação com a Ciência ou não. Este material foi recolhido e analisado de forma interpretativa. Os resultados evidenciam que a maioria dos futuros professores possuem uma concepção empirista da Ciência. Além disso, as implicações diretas da atividade científica, tanto benéficas, quanto nocivas para a sociedade são percebidas. Ainda assim, as consequências sociais, como a “Fome” e o “Trabalho infantil” não foram relacionados à Ciência pelos estudantes. Ao fim, sinalizamos a importância desse tema permear os processos formativos a fim de permitir ao futuro professor desconstruir, reconstruir e/ou ampliar suas concepções sobre a Ciência
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12119
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12119
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12119
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12119/7816
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 160-178
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613224067072