O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, William Antonio Brito
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Grünfeld de Luca, Anelise, Melo, Marilândes Mól Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976
Resumo: Este relato de experiência (RE) analisa o desenvolvimento de uma atividade de intervenção pedagógica desenvolvida no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense (IFC); articulou o saber popular com o científico escolar por meio de uma sequência didática (SD) que abordou a temática “chás”, no 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, contemplando os três momentos pedagógicos e viabilizando a metodologia cooperativa Jigsaw. A questão problema orientadora do RE: Em que medida a temática “chás” pode ser usada para viabilizar o estudo da química orgânica, por meio da metodologia cooperativa Jigsaw? Metodologicamente o uso dos questionários como instrumento de coleta de dados evidenciou a análise de três categorias: as compreensões dos estudantes sobre o saber popular e a relação com o ensino de química; as concepções prévias a respeito da temática “Chás” e sua relação com a química estudada em sala de aula e as possibilidades de aprendizagem da química dos chás por meio da metodologia cooperativa Jigsaw. Avanços na aprendizagem foram proporcionados, considerando a metodologia e a escolha do tema que possibilitaram um intenso protagonismo dos estudantes: escolhendo o tema, participando das aulas efetivamente e valorizando os saberes populares.
id UFFS-2_fddfc08e58268fdf2111dfcff6189eb4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11976
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chásEste relato de experiência (RE) analisa o desenvolvimento de uma atividade de intervenção pedagógica desenvolvida no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense (IFC); articulou o saber popular com o científico escolar por meio de uma sequência didática (SD) que abordou a temática “chás”, no 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, contemplando os três momentos pedagógicos e viabilizando a metodologia cooperativa Jigsaw. A questão problema orientadora do RE: Em que medida a temática “chás” pode ser usada para viabilizar o estudo da química orgânica, por meio da metodologia cooperativa Jigsaw? Metodologicamente o uso dos questionários como instrumento de coleta de dados evidenciou a análise de três categorias: as compreensões dos estudantes sobre o saber popular e a relação com o ensino de química; as concepções prévias a respeito da temática “Chás” e sua relação com a química estudada em sala de aula e as possibilidades de aprendizagem da química dos chás por meio da metodologia cooperativa Jigsaw. Avanços na aprendizagem foram proporcionados, considerando a metodologia e a escolha do tema que possibilitaram um intenso protagonismo dos estudantes: escolhendo o tema, participando das aulas efetivamente e valorizando os saberes populares.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1197610.36661/2595-4520.2021v4i4.11976Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 309-3222595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976/7969Copyright (c) 2021 William Antonio Brito Santos, Anelise Grünfeld de Luca, Marilândes Mól Ribeiro de Melohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, William Antonio BritoGrünfeld de Luca, AneliseMelo, Marilândes Mól Ribeiro de2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11976Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás
title O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás
spellingShingle O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás
Santos, William Antonio Brito
title_short O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás
title_full O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás
title_fullStr O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás
title_full_unstemmed O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás
title_sort O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás
author Santos, William Antonio Brito
author_facet Santos, William Antonio Brito
Grünfeld de Luca, Anelise
Melo, Marilândes Mól Ribeiro de
author_role author
author2 Grünfeld de Luca, Anelise
Melo, Marilândes Mól Ribeiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, William Antonio Brito
Grünfeld de Luca, Anelise
Melo, Marilândes Mól Ribeiro de
description Este relato de experiência (RE) analisa o desenvolvimento de uma atividade de intervenção pedagógica desenvolvida no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense (IFC); articulou o saber popular com o científico escolar por meio de uma sequência didática (SD) que abordou a temática “chás”, no 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, contemplando os três momentos pedagógicos e viabilizando a metodologia cooperativa Jigsaw. A questão problema orientadora do RE: Em que medida a temática “chás” pode ser usada para viabilizar o estudo da química orgânica, por meio da metodologia cooperativa Jigsaw? Metodologicamente o uso dos questionários como instrumento de coleta de dados evidenciou a análise de três categorias: as compreensões dos estudantes sobre o saber popular e a relação com o ensino de química; as concepções prévias a respeito da temática “Chás” e sua relação com a química estudada em sala de aula e as possibilidades de aprendizagem da química dos chás por meio da metodologia cooperativa Jigsaw. Avanços na aprendizagem foram proporcionados, considerando a metodologia e a escolha do tema que possibilitaram um intenso protagonismo dos estudantes: escolhendo o tema, participando das aulas efetivamente e valorizando os saberes populares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976
10.36661/2595-4520.2021v4i4.11976
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976/7969
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 309-322
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612909494272