O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976 |
Resumo: | Este relato de experiência (RE) analisa o desenvolvimento de uma atividade de intervenção pedagógica desenvolvida no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense (IFC); articulou o saber popular com o científico escolar por meio de uma sequência didática (SD) que abordou a temática “chás”, no 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, contemplando os três momentos pedagógicos e viabilizando a metodologia cooperativa Jigsaw. A questão problema orientadora do RE: Em que medida a temática “chás” pode ser usada para viabilizar o estudo da química orgânica, por meio da metodologia cooperativa Jigsaw? Metodologicamente o uso dos questionários como instrumento de coleta de dados evidenciou a análise de três categorias: as compreensões dos estudantes sobre o saber popular e a relação com o ensino de química; as concepções prévias a respeito da temática “Chás” e sua relação com a química estudada em sala de aula e as possibilidades de aprendizagem da química dos chás por meio da metodologia cooperativa Jigsaw. Avanços na aprendizagem foram proporcionados, considerando a metodologia e a escolha do tema que possibilitaram um intenso protagonismo dos estudantes: escolhendo o tema, participando das aulas efetivamente e valorizando os saberes populares. |
id |
UFFS-2_fddfc08e58268fdf2111dfcff6189eb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11976 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chásEste relato de experiência (RE) analisa o desenvolvimento de uma atividade de intervenção pedagógica desenvolvida no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense (IFC); articulou o saber popular com o científico escolar por meio de uma sequência didática (SD) que abordou a temática “chás”, no 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, contemplando os três momentos pedagógicos e viabilizando a metodologia cooperativa Jigsaw. A questão problema orientadora do RE: Em que medida a temática “chás” pode ser usada para viabilizar o estudo da química orgânica, por meio da metodologia cooperativa Jigsaw? Metodologicamente o uso dos questionários como instrumento de coleta de dados evidenciou a análise de três categorias: as compreensões dos estudantes sobre o saber popular e a relação com o ensino de química; as concepções prévias a respeito da temática “Chás” e sua relação com a química estudada em sala de aula e as possibilidades de aprendizagem da química dos chás por meio da metodologia cooperativa Jigsaw. Avanços na aprendizagem foram proporcionados, considerando a metodologia e a escolha do tema que possibilitaram um intenso protagonismo dos estudantes: escolhendo o tema, participando das aulas efetivamente e valorizando os saberes populares.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1197610.36661/2595-4520.2021v4i4.11976Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 309-3222595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976/7969Copyright (c) 2021 William Antonio Brito Santos, Anelise Grünfeld de Luca, Marilândes Mól Ribeiro de Melohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, William Antonio BritoGrünfeld de Luca, AneliseMelo, Marilândes Mól Ribeiro de2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11976Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás |
title |
O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás |
spellingShingle |
O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás Santos, William Antonio Brito |
title_short |
O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás |
title_full |
O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás |
title_fullStr |
O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás |
title_full_unstemmed |
O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás |
title_sort |
O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás |
author |
Santos, William Antonio Brito |
author_facet |
Santos, William Antonio Brito Grünfeld de Luca, Anelise Melo, Marilândes Mól Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Grünfeld de Luca, Anelise Melo, Marilândes Mól Ribeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, William Antonio Brito Grünfeld de Luca, Anelise Melo, Marilândes Mól Ribeiro de |
description |
Este relato de experiência (RE) analisa o desenvolvimento de uma atividade de intervenção pedagógica desenvolvida no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense (IFC); articulou o saber popular com o científico escolar por meio de uma sequência didática (SD) que abordou a temática “chás”, no 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, contemplando os três momentos pedagógicos e viabilizando a metodologia cooperativa Jigsaw. A questão problema orientadora do RE: Em que medida a temática “chás” pode ser usada para viabilizar o estudo da química orgânica, por meio da metodologia cooperativa Jigsaw? Metodologicamente o uso dos questionários como instrumento de coleta de dados evidenciou a análise de três categorias: as compreensões dos estudantes sobre o saber popular e a relação com o ensino de química; as concepções prévias a respeito da temática “Chás” e sua relação com a química estudada em sala de aula e as possibilidades de aprendizagem da química dos chás por meio da metodologia cooperativa Jigsaw. Avanços na aprendizagem foram proporcionados, considerando a metodologia e a escolha do tema que possibilitaram um intenso protagonismo dos estudantes: escolhendo o tema, participando das aulas efetivamente e valorizando os saberes populares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11976 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i4.11976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976/7969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 309-322 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612909494272 |