O processo de avaliação das aprendizagens no curso de Administração UFFS – Campus Chapecó: um estudo com base nas percepções dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellé, Denise
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3280
Resumo: Os processos de avaliação das aprendizagens são relevantes no que concerne ao ensino, os quais devem ser contínuos e sistemáticos, buscando a qualidade e a compreensão dos alunos. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de avaliação adotado no curso de Administração UFFS – Campus Chapecó a partir da percepção dos discentes. Para alcançá-lo foram resgatados conceitos do ensino superior e de Administração no Brasil, processo de formação e avaliação, desempenho acadêmico e auto avaliação. A pesquisa classifica-se, quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica, documental e de campo, quanto a abordagem foi quanti-qualitativa, sendo um estudo descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram os acadêmicos da primeira a décima fase do curso. A coleta de dados secundários foi realizada a partir de documentos, já os dados primários foram obtidos por meio de questionário estruturado enviado via Google Docs a 404 discentes matriculados no curso, com retorno de 113 respostas para uma amostra estabelecida de 104 acadêmicos mediante amostra aleatória simples. Para a análise dos resultados foram utilizados procedimentos estatísticos. Os resultados evidenciam que a UFFS utiliza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a elaboração da matriz curricular e o Regulamento da Graduação que organiza o funcionamento dos cursos de graduação. No que diz respeito ao curso de Administração também faz uso do Projeto Pedagógico do Curso que contempla a sistematização e a organização do currículo. As avaliações de conteúdo, segundo os acadêmicos, são realizadas afim de verificar a compreensão dos conteúdos abordados nas disciplinas e também são importantes para a mensuração do próprio desempenho. Quanto as formas de avaliação, a prova escrita é a mais usual, mas em questão de preferência, os trabalhos (projetos e relatórios de pesquisa) apresentam maior favoritismo. Em relação a correção das provas, os docentes corrigem as avaliações, as devolvem, e se dispõem para esclarecimentos que possam surgir perante essa forma de avaliação. Na percepção dos discentes o curso de Administração, estudo desta pesquisa, é satisfatório quanto a sua estrutura e qualidade, por se tratar de um curso de graduação com nota máxima no ENADE. A avaliação é parte importante no processo de ensino aprendizagem, que necessita de metodologias adequadas para o fortalecimento do ensino e das competências dos discentes.
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A coleta de dados secundários foi realizada a partir de documentos, já os dados primários foram obtidos por meio de questionário estruturado enviado via Google Docs a 404 discentes matriculados no curso, com retorno de 113 respostas para uma amostra estabelecida de 104 acadêmicos mediante amostra aleatória simples. Para a análise dos resultados foram utilizados procedimentos estatísticos. Os resultados evidenciam que a UFFS utiliza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a elaboração da matriz curricular e o Regulamento da Graduação que organiza o funcionamento dos cursos de graduação. No que diz respeito ao curso de Administração também faz uso do Projeto Pedagógico do Curso que contempla a sistematização e a organização do currículo. As avaliações de conteúdo, segundo os acadêmicos, são realizadas afim de verificar a compreensão dos conteúdos abordados nas disciplinas e também são importantes para a mensuração do próprio desempenho. Quanto as formas de avaliação, a prova escrita é a mais usual, mas em questão de preferência, os trabalhos (projetos e relatórios de pesquisa) apresentam maior favoritismo. Em relação a correção das provas, os docentes corrigem as avaliações, as devolvem, e se dispõem para esclarecimentos que possam surgir perante essa forma de avaliação. Na percepção dos discentes o curso de Administração, estudo desta pesquisa, é satisfatório quanto a sua estrutura e qualidade, por se tratar de um curso de graduação com nota máxima no ENADE. A avaliação é parte importante no processo de ensino aprendizagem, que necessita de metodologias adequadas para o fortalecimento do ensino e das competências dos discentes.The learning evaluation processes are relevant for the teaching, which must be continuous and systematic, seeking the quality and understanding of the students.This study aims to analyze the evaluation process adopted in the course of Administration UFFS – Chapecó Campus from the students' perception. To achieve this, concepts from higher education and Administration in Brazil, process of training and evaluation, academic performance and self-assessment were rescued. As regards technical procedures such as bibliographic, documentary and field procedures, the study is classified as quanti-qualitative, and is a descriptive study. The subjects of the research were the academics of the first to the tenth stage of the course. The collection of secondary data was made from documents, since the primary data were obtained through a structured questionnaire sent via Google Docs to 404 students enrolled in the course, with 113 responses back to an established sample of 104 academics by simple random sampling. Statistical procedures were used for the analysis of the results. The results show that UFFS uses the National Curriculum Guidelines for the elaboration of the curriculum matrix and the Regulation of the Graduation that organizes the operation of the undergraduate courses. Regarding the Administration course also makes use of the pedagogical project of the Course that includes systematization and the organization of the curriculum. The content evaluations, according to the academics, are performed in order to verify the understanding of the contents covered in the disciplines and are also important for measuring the performance itself. As for the forms of evaluation, the written test is the most usual, but preferably, the works (projects and research reports) present greater favoritism. In relation to the correction of the evidence, teachers correct the evaluations, return them, and are available for clarifications that may arise before this form of evaluation. In the students' perception, the course of Administration, study of this research, is satisfactory in terms of its structure and quality, because it is a course of graduation with maximum grade in ENADE. Evaluation is an important part of the learning process, which requires appropriate methodologies to strengthen the education and skills of students.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-10-11T13:03:48Z No. of bitstreams: 1 BELLÉ.pdf: 1740615 bytes, checksum: 0e37c9a1c70cf4d82a7b2211c563c48e (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-11-08T13:30:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BELLÉ.pdf: 1740615 bytes, checksum: 0e37c9a1c70cf4d82a7b2211c563c48e (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-08T13:30:14Z (GMT). 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