A formação inicial do professor frente os processos de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazarotto, Luana Aparecida Dezordi
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://localhost:443/handle/prefix/140
Resumo: As discussões referentes à inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas é um tema recorrente e polêmico. O conceito de inclusão tem sido discutido no Brasil, sob diferentes perspectivas e enfoques teóricos. Contudo, ao analisar mais intensamente essa temática tão pertinente, percebe-se a existência de um eixo comum em todas as perspectivas, de modo que as mesmas sinalizam que o processo de inclusão escolar tem como pressuposto a mobilização da sociedade para um novo olhar frente à diferença e a garantia de uma educação de qualidade para todos. Partindo desse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar se os cursos de formação de professores dos anos iniciais atendem as demandas das escolas do século XXI, especificamente quanto aos processos inclusivos das crianças com deficiências. Neste sentido, este estudo foi desenvolvido sob a ótica da pesquisa qualitativa, quanto à forma de abordagem e, com relação aos procedimentos de analise, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e em endereços eletrônicos das universidades públicas federais que ofertam o Curso de Pedagogia. Após a conclusão das leituras e análise dos dados obtidos, constatou-se que houve mudanças significativas na Educação Inclusiva mas, ainda necessita de uma série de inovações e responsabilidade tanto em relação ao poder público, quanto dos demais envolvidos, principalmente as escolas e instituições formadoras dos profissionais da educação, destacando maior relevância para as relações entre teoria e prática, ou seja, práxis pedagógica.
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Neste sentido, este estudo foi desenvolvido sob a ótica da pesquisa qualitativa, quanto à forma de abordagem e, com relação aos procedimentos de analise, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e em endereços eletrônicos das universidades públicas federais que ofertam o Curso de Pedagogia. Após a conclusão das leituras e análise dos dados obtidos, constatou-se que houve mudanças significativas na Educação Inclusiva mas, ainda necessita de uma série de inovações e responsabilidade tanto em relação ao poder público, quanto dos demais envolvidos, principalmente as escolas e instituições formadoras dos profissionais da educação, destacando maior relevância para as relações entre teoria e prática, ou seja, práxis pedagógica.The discussions regarding the inclusion of students with disabilities in public schools is a recurrent and controversial topic. The concept of inclusion has been discussed in Brazil, under different perspectives and theoretical approaches. However, by analyzing this relevant topic more intensively, we can see the existence of a common axis in all perspectives, so that they signalize that the process of school inclusion has as a presupposition the mobilization of society for a new look at the Quality education for all. From this context, the present study aimed to investigate whether the teacher training courses of the early years meet the demands of 21st century schools, specifically regarding the inclusive processes of children with disabilities. In this sense, this study was developed from the point of view of the qualitative research, regarding the form of approach and, with respect to the analysis procedures, bibliographical, documentary and electronic addresses of the federal public universities that offered the Pedagogy Course were carried out. After completing the readings and analyzing the data obtained, it was verified that there were significant changes in Inclusive Education, but it still needs a series of innovations and responsibility both in relation to the public power, and those involved, especially the schools and training institutions Of education professionals, emphasizing greater relevance for the relations between theory and practice, that is, pedagogical praxis.Submitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2017-05-16T15:04:21Z No. of bitstreams: 1 LAZAROTTO.pdf: 782537 bytes, checksum: 7364ba5ec1cc6892cfeb6f9cccea9367 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-16T16:22:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LAZAROTTO.pdf: 782537 bytes, checksum: 7364ba5ec1cc6892cfeb6f9cccea9367 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-16T16:22:37Z (GMT). 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