Perspectivas de formação pedagógica na educação profissional: uma análise a partir de dissertações e teses defendidas entre 2005-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hupalo, Leandro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/700
Resumo: A dissertação apresenta e discute as principais perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional, evidenciadas a partir de uma análise de dissertações e teses defendidas entre os anos de 2005-2015 em programas de pós-graduação brasileiros. A pesquisa baseou-se em um estudo do tipo bibliográfico, que consistiu na análise de um conjunto de dissertações e teses, com foco na educação profissional, a partir da qual buscou-se responder a seguinte interrogação: quais são as principais perspectivas de formação pedagógica de professores subjacentes às pesquisas com foco na educação profissional, desenvolvidas no Brasil entre os anos de 2005 e 2015? O estudo tomou por contexto a educação profissional, focando a história desta modalidade de educação, o ordenamento legal referente à formação de professores da educação profissional e um conjunto de dissertações e teses que abordam a formação de professores neste campo. A análise de natureza qualitativa e interpretativa baseou-se em uma análise de conteúdo, por meio da qual evidenciamos diferentes perspectivas de formação pedagógica de professores, perspectivas estas que têm permeado debates e fundamentado práticas formativas no âmbito da educação profissional no Brasil. A aproximação entre estas perspectivas convergiu para quatro eixos principais, cujos elementos expõem a contradição entre aquilo que predomina em nível de discurso acadêmico e aquilo que de fato se concretiza em termos de formação profissional docente. São eles: formação pedagógica assentada em bases teóricas, promovida em contextos formativos diversos, e voltada à formação de um professor reflexivo, crítico e transformador; formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas; formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica e; formação profissional generalista, desprovida de bases pedagógicas e reflexivas, que valoriza os conhecimentos instrumentais, fragilizando a prática pedagógica e contribuindo para manter o sistema econômico vigente. Por fim, há evidências da falta de literatura específica sobre o tema, o que expõe também uma ausência de interesse do meio acadêmico na pesquisa desta natureza e reforça ainda mais a manutenção da precariedade da formação docente com bases pedagógicas dos professores de educação profissional.
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O estudo tomou por contexto a educação profissional, focando a história desta modalidade de educação, o ordenamento legal referente à formação de professores da educação profissional e um conjunto de dissertações e teses que abordam a formação de professores neste campo. A análise de natureza qualitativa e interpretativa baseou-se em uma análise de conteúdo, por meio da qual evidenciamos diferentes perspectivas de formação pedagógica de professores, perspectivas estas que têm permeado debates e fundamentado práticas formativas no âmbito da educação profissional no Brasil. A aproximação entre estas perspectivas convergiu para quatro eixos principais, cujos elementos expõem a contradição entre aquilo que predomina em nível de discurso acadêmico e aquilo que de fato se concretiza em termos de formação profissional docente. São eles: formação pedagógica assentada em bases teóricas, promovida em contextos formativos diversos, e voltada à formação de um professor reflexivo, crítico e transformador; formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas; formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica e; formação profissional generalista, desprovida de bases pedagógicas e reflexivas, que valoriza os conhecimentos instrumentais, fragilizando a prática pedagógica e contribuindo para manter o sistema econômico vigente. Por fim, há evidências da falta de literatura específica sobre o tema, o que expõe também uma ausência de interesse do meio acadêmico na pesquisa desta natureza e reforça ainda mais a manutenção da precariedade da formação docente com bases pedagógicas dos professores de educação profissional.The dissertation presents and discusses the main perspectives of pedagogical training of teachers, in the field of professional education, evidenced from an analysis of dissertations and thesis defended between the years 2005-2015 in Brazilian postgraduate programs. The research was based on a study of the bibliographic type, which consisted of the analysis of a set of dissertations and thesis, focusing on professional education, from which it was sought to answer the following question: What are the main perspectives of teacher training underlying the researches focused on professional education developed in Brazil between 2005 and 2015? The study took into account professional education, focusing on the history of this modality of education, the legal order regarding the training of teachers of professional education and a set of dissertations and thesis that address the teachers’ training in this field. The analysis of a qualitative and interpretative nature was based on a content analysis, through which different perspectives of teacher training were evidenced, which perspectives have permeated debates and grounded formative practices in the field of professional education in Brazil. The approximation between these perspectives converged to two main perspectives, whose elements expose the contradiction between what prevails at the level of academic discourse and what is actually materialized in terms of professional teacher training: a perspective on reflective and critical professional training, which values and promotes the formation of pedagogical knowledge articulated to the specific knowledge and purposes of professional education, aiming to promote classroom practices that are also reflexive and committed to the emancipation of students in relations with the world of work; Another perspective, centered in the valorization of the technical and specific knowledges and in the development of competences and abilities, from the perspective of the technical rationality, that end up reproducing a model of alienated school and forming a general technical workforce. Finally, there is evidence of a lack of specific literature on the subject, which also exposes an absence of interest of the academic environment in the research of this nature and reinforces even more the maintenance of the precariousness of the teacher training with pedagogical bases of the professors of professional education.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-07T17:09:23Z No. of bitstreams: 1 HUPALO.pdf: 1914321 bytes, checksum: 04e7cc99efac7e5b594ddbc5b7f04400 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-07T19:14:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HUPALO.pdf: 1914321 bytes, checksum: 04e7cc99efac7e5b594ddbc5b7f04400 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-07T19:14:59Z (GMT). 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