Avaliação do bem-estar no trabalho dos colaboradores da empresa ABC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Partichelli, Andreza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2768
Resumo: O mundo corporativo permanece em constantes mudanças e juntamente com ele, as pessoas buscam cada vez mais, empresas que ofereçam ambientes com melhores condições de trabalho, por meio da promoção de qualidade de vida, satisfação, motivação e bem-estar no trabalho. O setor que mais tem responsabilidade por auxiliar nesse processo de garantir que essas práticas sejam desenvolvidas e mantidas nas organizações, é o gestão de pessoas, que com a evolução desse cenário também adquiriu novas responsabilidades, sofrendo alteração também da sua nomenclatura, de administração de recursos humanos para gestão de pessoas, uma vez que as pessoas, passaram a ser vistas como ativos intangíveis, como uma das partes principais da organização para o seu sucesso, e não mais como um recurso necessário para a obtenção de outro. Foi a partir de então, que as pessoas começaram a ser valorizadas e a se valorizar nas organizações, e ao passo que esse novo movimento evolui, essa tendência tende a ser cada vez mais constante. O objetivo geral do estudo foi analisar de que forma o gerenciamento de pessoas pode promover o bem-estar dos colaboradores da empresa ABC. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas, sendo a primeira em pesquisa qualitativa e a segunda em pesquisa quantitativa. A pesquisa foi também, segundo os objetivos descritiva e aplicada e para levantamento das informações necessárias, caracterizada como pesquisa de campo e estudo de caso. A coleta de dados da etapa qualitativa foi por meio de entrevista semiestruturada contendo seis perguntas, realizada com as duas sócias proprietárias da empresa. E a etapa quantitativa foi realizada por meio da aplicação dos questionários aos nove colaboradores da empresa. No que tange a análise e interpretação dos resultados, verificou-se que os índices que melhor representam o bem-estar no trabalho dos colaboradores na empresa ABC, estão relacionados a satisfação com a chefia e com os colegas, destacando o bom relacionamento existente entre todos dentro da organização. Como índices de insatisfação, destacaram-se os fatores relacionados a satisfação com o salário e com as promoções. Nesta etapa, foram contrapostas as opiniões das partes, com o objetivo de avaliar o ponto de vista dos colaboradores e da chefia, por meio dos dados coletas nos instrumentos. Por fim, concluiu-se que a empresa estudada realiza ações pautadas no gerenciamento das pessoas, visando a promoção do bem-estar no trabalho dos seus colaboradores. Prezando principalmente pelo bom relacionamento entre todos dentro da organização, afim de haver clima organizacional favorável no ambiente de trabalho.
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Foi a partir de então, que as pessoas começaram a ser valorizadas e a se valorizar nas organizações, e ao passo que esse novo movimento evolui, essa tendência tende a ser cada vez mais constante. O objetivo geral do estudo foi analisar de que forma o gerenciamento de pessoas pode promover o bem-estar dos colaboradores da empresa ABC. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas, sendo a primeira em pesquisa qualitativa e a segunda em pesquisa quantitativa. A pesquisa foi também, segundo os objetivos descritiva e aplicada e para levantamento das informações necessárias, caracterizada como pesquisa de campo e estudo de caso. A coleta de dados da etapa qualitativa foi por meio de entrevista semiestruturada contendo seis perguntas, realizada com as duas sócias proprietárias da empresa. E a etapa quantitativa foi realizada por meio da aplicação dos questionários aos nove colaboradores da empresa. No que tange a análise e interpretação dos resultados, verificou-se que os índices que melhor representam o bem-estar no trabalho dos colaboradores na empresa ABC, estão relacionados a satisfação com a chefia e com os colegas, destacando o bom relacionamento existente entre todos dentro da organização. Como índices de insatisfação, destacaram-se os fatores relacionados a satisfação com o salário e com as promoções. Nesta etapa, foram contrapostas as opiniões das partes, com o objetivo de avaliar o ponto de vista dos colaboradores e da chefia, por meio dos dados coletas nos instrumentos. Por fim, concluiu-se que a empresa estudada realiza ações pautadas no gerenciamento das pessoas, visando a promoção do bem-estar no trabalho dos seus colaboradores. Prezando principalmente pelo bom relacionamento entre todos dentro da organização, afim de haver clima organizacional favorável no ambiente de trabalho.The corporate world remains in constant change and together with it, people are increasingly seeking companies that offer better working conditions by promoting quality of life, satisfaction, motivation and well-being at work. The sector that has more responsibility to help in this process of ensuring that these practices are developed and maintained in the organizations, is the management of people, who with the evolution of this scenario also acquired new responsibilities, undergoing a change in their nomenclature, resource management human resources for people management, since people have come to be seen as intangible assets as one of the main parts of the organization for their success, and no longer as a necessary resource for obtaining another. It was from then on that people began to be valued and valued in organizations, and as this new movement evolves, that tendency tends to become more and more constant. The overall objective of the study was to examine how the management of people can promote the well-being of ABC's employees. The methodology used was divided into two stages, the first one in qualitative research and the second in quantitative research. The research was also, according to the descriptive and applied objectives and for the collection of necessary information, characterized as field research and case study. The data collection of the qualitative stage was through a semistructured interview containing six questions, carried out with the two partners who own the company. And the quantitative stage was performed through the application of the questionnaires to the nine employees of the company. Regarding the analysis and interpretation of the results, it was verified that the indexes that best represent the well-being in the work of the employees in the company ABC, are related to satisfaction with the boss and with the coworkers, highlighting the good relationship existing between all within the organization. As indexes of dissatisfaction, the factors related to satisfaction with salary and promotions were highlighted. At this stage, the parties opinions were opposed, with the objective of evaluating the employees and managers point of view, through the data collected in the instruments. Finally, it was concluded that the company studied takes actions based on the management of people, aiming to promote the well-being in the work of its employees. Preoting mainly for the good relationship between all within the organization, in order to have favorable organizational climate in the work environment.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-04-15T17:37:53Z No. of bitstreams: 1 PARTICHELLI.pdf: 2085208 bytes, checksum: 8e260400071c5420e98c1bda056238ec (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-04-16T12:58:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PARTICHELLI.pdf: 2085208 bytes, checksum: 8e260400071c5420e98c1bda056238ec (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-16T12:58:26Z (GMT). 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