O ensino de ciências naturais na educação do campo: contribuições dos espaços não formais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Margarete
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2958
Resumo: O presente trabalho consiste na construção de uma sequência didática, para a elaboração de planos de aulas interdisciplinares a partir de espaços localizados no campo. A construção deste trabalho se deu a partir das experiências vividas no Curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias acerca das concepções da Educação do Campo. Como fundamentos teóricos tem-se a Educação do Campo e suas concepções, Educação não formal, contribuições dos espaços não formais para a educação formal, a importância da interdisciplinaridade e o ensino por área do conhecimento e sequência didática e seu uso em espaços não formais. As propostas de elaboração dos planos de aulas foram construídas a partir de conteúdos selecionados das disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia. Estes conteúdos serão trabalhados integrados uns com os outros interdisciplinarmente. Primeiramente foram selecionados três espaços localizados no campo, sendo uma criação de porcos, rio rico em biodiversidade e cultura da época; os mesmos foram caracterizados a partir de um inventário. Neste inventário foi descrito de maneira sucinta todas as potencialidades presentes nos locais. Elaborou-se uma sequência didática de como seria elaborado os planos de aulas. A elaboração da sequência facilitou a realização dos planos de aula, pois, a partir da mesma, pode-se ter uma melhor visibilidade de como elaborá-los. Por fim foi realizado para cada espaço um plano de aula interdisciplinar. Como uma forma de relacionar os conteúdos selecionados sugeriu-se um tema integrador que possibilitasse a união e interrelação desses conteúdos. Os temas integradores utilizados neste trabalho foram a energia, a energia solar e o solo.
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Estes conteúdos serão trabalhados integrados uns com os outros interdisciplinarmente. Primeiramente foram selecionados três espaços localizados no campo, sendo uma criação de porcos, rio rico em biodiversidade e cultura da época; os mesmos foram caracterizados a partir de um inventário. Neste inventário foi descrito de maneira sucinta todas as potencialidades presentes nos locais. Elaborou-se uma sequência didática de como seria elaborado os planos de aulas. A elaboração da sequência facilitou a realização dos planos de aula, pois, a partir da mesma, pode-se ter uma melhor visibilidade de como elaborá-los. Por fim foi realizado para cada espaço um plano de aula interdisciplinar. Como uma forma de relacionar os conteúdos selecionados sugeriu-se um tema integrador que possibilitasse a união e interrelação desses conteúdos. Os temas integradores utilizados neste trabalho foram a energia, a energia solar e o solo.The present work consists in the construction of a didactic sequence, for the elaboration of plans of interdisciplinary lessons from spaces located in the field. The construction of this work was based on the experiences of the Interdisciplinary Course in Education for the countryside: Natural Sciences, Mathematics and Agricultural Sciences about the concepts of Education for the countryside. As theoretical foundations we have the field education and its conceptions, non-formal education, contributions from non-formal spaces to formal education, the importance of interdisciplinarity and teaching by area of knowledge and didactic sequence and its use in non-formal spaces. The proposals for the preparation of the lesson plans were based on selected contents of the disciplines of Chemistry, Physics, Mathematics and Biology. These contents will be worked integrated with each other interdisciplinarily. First, three spaces were selected, located in the countryside. A pig farm, a river rich in biodiversity and culture of the time, were characterized from an inventory. In this inventory it was briefly described all the potentialities present in the places. A didactic sequence of how the lesson plans were elaborated was elaborated. The preparation of the sequence facilitated the realization of the lesson plans, since, from the same one can have a better visibility of how to elaborate them. Finally, an interdisciplinary lesson plan was carried out for each space. As a way of relating the selected contents, it was suggested an integrative theme that allowed the union and interrelation of these contents. The integrative themes used in this work were energy, solar energy and soil.Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-05-30T18:48:52Z No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 1961053 bytes, checksum: 9c4cc62ac9e9157a153d614b32c803c9 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-02T13:47:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 1961053 bytes, checksum: 9c4cc62ac9e9157a153d614b32c803c9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-02T13:47:15Z (GMT). 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