Proposta de planejamento estratégico para a empresa RB Papelaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bigolin, Renan
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1083
Resumo: A partir da globalização dos mercados, da crise econômica atual, e da forte concorrência gerada pela difusão em massa do comércio eletrônico, torna-se necessário que as empresas se preparem para vencer os imprevistos do ambiente, e acompanhar as novas tendências de mercado, para sobreviver e prosperar. Desta forma, as organizações precisam arrumar meios de se prevenir de problemas futuros efetuando previsões que proporcionem uma possível segurança na tomada de decisão. Por este motivo, o presente trabalho se propõe a utilizar de uma excelente ferramenta de gestão, denominada de planejamento estratégico, para fazer o diagnóstico da atual situação da RB Papelaria e criar objetivos e estratégias que assegurem a continuidade desta empresa familiar. Como metodologia de pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso, e através de entrevistas aplicadas ao proprietário e aos clientes, e com o auxílio da observação participante, coletar os dados, percepções, e opiniões com o interesse de conhecer o ambiente interno e externo da organização. Com base no modelo proposto por Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001), e pelos dados coletados, completou-se as etapas do Planejamento Estratégico. Foram definidos para a RB Papelaria, o negócio, a missão, os princípios, e visão, assim como, o objetivo principal, as estratégias e planos de ação de forma estruturada para alcançar o objetivo determinado. Com a aplicação deste Plano, a RB Papelaria esta orientada a ampliar sua carteira de clientes, tornando-se mais competitiva, e por consequência, estruturada para sobreviver por mais tempo.
id UFFS_5085d1b573b96e9bf1c78f77364d490f
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1083
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Recktenvald, MarceloBigolin, Renan2017-07-142017-09-29T12:13:01Z2017-08-312017-09-29T12:13:01Z2017https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1083A partir da globalização dos mercados, da crise econômica atual, e da forte concorrência gerada pela difusão em massa do comércio eletrônico, torna-se necessário que as empresas se preparem para vencer os imprevistos do ambiente, e acompanhar as novas tendências de mercado, para sobreviver e prosperar. Desta forma, as organizações precisam arrumar meios de se prevenir de problemas futuros efetuando previsões que proporcionem uma possível segurança na tomada de decisão. Por este motivo, o presente trabalho se propõe a utilizar de uma excelente ferramenta de gestão, denominada de planejamento estratégico, para fazer o diagnóstico da atual situação da RB Papelaria e criar objetivos e estratégias que assegurem a continuidade desta empresa familiar. Como metodologia de pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso, e através de entrevistas aplicadas ao proprietário e aos clientes, e com o auxílio da observação participante, coletar os dados, percepções, e opiniões com o interesse de conhecer o ambiente interno e externo da organização. Com base no modelo proposto por Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001), e pelos dados coletados, completou-se as etapas do Planejamento Estratégico. Foram definidos para a RB Papelaria, o negócio, a missão, os princípios, e visão, assim como, o objetivo principal, as estratégias e planos de ação de forma estruturada para alcançar o objetivo determinado. Com a aplicação deste Plano, a RB Papelaria esta orientada a ampliar sua carteira de clientes, tornando-se mais competitiva, e por consequência, estruturada para sobreviver por mais tempo.With the globalization of markets, the current economic crisis and the strong market competition generated by the mass diffusion of e-commerce, it became necessary for companies to prepare themselves to overcome Environmental contingencies and to monitor the new market trends to survive and thrive. In this way, organizations need to find ways to prevent future problems making predictions that provide an achievable level of security in making decisions. For this reason, the present work proposes to use an excellent management tool, called strategic planning, to diagnose the current situation at RB Stationery Store and create objectives and strategies that ensure the continuity of this family business. In the research methodology was developed a case of study, that include interviews applied to the owner and the clients, and the researcher observation, to be possible to collect data, perceptions, and opinions, with the interest of the clients to know the internal and external environment of the organization. Based on the model proposed by Vasconcellos Filho and Pagnoncelli (2001), and through the collected data, the Strategic Planning stages were created. Was defined to RB Stationery Store: the business, mission, principles, and vision, as well as the main objective, strategies and action plans in a structured way to achieve the set goal. With the application of this Plan, RB Stationery Store is now focused on expanding its client portfolio, becoming more competitive, and therefore structured to survive longer.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-31T17:40:58Z No. of bitstreams: 1 BIGOLIN.pdf: 1726157 bytes, checksum: 70e62b33b2b100d59c179120ec99bb88 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T12:13:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BIGOLIN.pdf: 1726157 bytes, checksum: 70e62b33b2b100d59c179120ec99bb88 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-29T12:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BIGOLIN.pdf: 1726157 bytes, checksum: 70e62b33b2b100d59c179120ec99bb88 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilEstratégiasPlanejamento estratégicoVantagem competitivaProposta de planejamento estratégico para a empresa RB Papelariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1083/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALBIGOLIN.pdfBIGOLIN.pdfapplication/pdf1726157https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1083/1/BIGOLIN.pdf70e62b33b2b100d59c179120ec99bb88MD51prefix/10832019-06-27 10:52:08.731oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-06-27T13:52:08Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de planejamento estratégico para a empresa RB Papelaria
title Proposta de planejamento estratégico para a empresa RB Papelaria
spellingShingle Proposta de planejamento estratégico para a empresa RB Papelaria
Bigolin, Renan
Estratégias
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
title_short Proposta de planejamento estratégico para a empresa RB Papelaria
title_full Proposta de planejamento estratégico para a empresa RB Papelaria
title_fullStr Proposta de planejamento estratégico para a empresa RB Papelaria
title_full_unstemmed Proposta de planejamento estratégico para a empresa RB Papelaria
title_sort Proposta de planejamento estratégico para a empresa RB Papelaria
author Bigolin, Renan
author_facet Bigolin, Renan
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Recktenvald, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Bigolin, Renan
contributor_str_mv Recktenvald, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
topic Estratégias
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
description A partir da globalização dos mercados, da crise econômica atual, e da forte concorrência gerada pela difusão em massa do comércio eletrônico, torna-se necessário que as empresas se preparem para vencer os imprevistos do ambiente, e acompanhar as novas tendências de mercado, para sobreviver e prosperar. Desta forma, as organizações precisam arrumar meios de se prevenir de problemas futuros efetuando previsões que proporcionem uma possível segurança na tomada de decisão. Por este motivo, o presente trabalho se propõe a utilizar de uma excelente ferramenta de gestão, denominada de planejamento estratégico, para fazer o diagnóstico da atual situação da RB Papelaria e criar objetivos e estratégias que assegurem a continuidade desta empresa familiar. Como metodologia de pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso, e através de entrevistas aplicadas ao proprietário e aos clientes, e com o auxílio da observação participante, coletar os dados, percepções, e opiniões com o interesse de conhecer o ambiente interno e externo da organização. Com base no modelo proposto por Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001), e pelos dados coletados, completou-se as etapas do Planejamento Estratégico. Foram definidos para a RB Papelaria, o negócio, a missão, os princípios, e visão, assim como, o objetivo principal, as estratégias e planos de ação de forma estruturada para alcançar o objetivo determinado. Com a aplicação deste Plano, a RB Papelaria esta orientada a ampliar sua carteira de clientes, tornando-se mais competitiva, e por consequência, estruturada para sobreviver por mais tempo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-29T12:13:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-31
2017-09-29T12:13:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1083
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1083/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1083/1/BIGOLIN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
70e62b33b2b100d59c179120ec99bb88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799765381016977408