Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aigner, Elisane Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1852
Resumo: As mudanças sociais, científicas e econômicas experienciadas no cenário nacional tornaram os consumidores mais exigentes e o mercado mais competitivo. As organizações com ou sem fins lucrativos, devem igualmente se desenvolver para adaptarem-se e equilibrarem-se a este cenário. O processo de planejamento estratégico surge como uma ferramenta organizacional de apoio à tomada de decisão que oportuniza uma gestão mais eficiente, de modo que a organização escolha, com maior probabilidade de êxito, a melhor estratégia. O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de Planejamento Estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina – SC. Em relação a sua abordagem, esta é uma pesquisa qualiquantitativa. Quanto aos seus fins, pode ser classificada como descritiva, em sua subdivisão é um estudo de caso. No que diz respeito aos meios de investigação, classifica-se como uma pesquisa científica de campo, bibliográfica e documental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa de campo foram entrevista semiestruturada com a presidente da organização, e a aplicação de questionário com as empresas associadas a CDL Xavantina. As informações obtidas foram analisadas por meio de gráficos e tabelas no que se refere aos itens quantitativos e análise de conteúdo dos elementos qualitativos. A análise dos resultados possibilitou formular uma proposta de planejamento estratégico conforme o modelo definido por Pereira (2010), constando declaração de valores, missão, visão e fatores críticos do sucesso para a CDL Xavantina. Ademais, a análise ambiental interna e externa, possibilitou a montagem da Matriz SWOT, verificando-se lacunas a serem aprimoradas, mediante a identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. A partir da constatação que a organização deve adotar uma estratégia ofensiva, propôs-se estratégias, ações estratégicas e sugestões de acompanhamento, para a implantação e controle do planejamento estratégico na organização.
id UFFS_67e256d73b9642444adc583c77272751
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1852
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Recktenvald, MarceloAigner, Elisane Maria2017-11-282018-03-23T19:58:49Z2018-03-232018-03-23T19:58:49Z2017https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1852As mudanças sociais, científicas e econômicas experienciadas no cenário nacional tornaram os consumidores mais exigentes e o mercado mais competitivo. As organizações com ou sem fins lucrativos, devem igualmente se desenvolver para adaptarem-se e equilibrarem-se a este cenário. O processo de planejamento estratégico surge como uma ferramenta organizacional de apoio à tomada de decisão que oportuniza uma gestão mais eficiente, de modo que a organização escolha, com maior probabilidade de êxito, a melhor estratégia. O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de Planejamento Estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina – SC. Em relação a sua abordagem, esta é uma pesquisa qualiquantitativa. Quanto aos seus fins, pode ser classificada como descritiva, em sua subdivisão é um estudo de caso. No que diz respeito aos meios de investigação, classifica-se como uma pesquisa científica de campo, bibliográfica e documental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa de campo foram entrevista semiestruturada com a presidente da organização, e a aplicação de questionário com as empresas associadas a CDL Xavantina. As informações obtidas foram analisadas por meio de gráficos e tabelas no que se refere aos itens quantitativos e análise de conteúdo dos elementos qualitativos. A análise dos resultados possibilitou formular uma proposta de planejamento estratégico conforme o modelo definido por Pereira (2010), constando declaração de valores, missão, visão e fatores críticos do sucesso para a CDL Xavantina. Ademais, a análise ambiental interna e externa, possibilitou a montagem da Matriz SWOT, verificando-se lacunas a serem aprimoradas, mediante a identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. A partir da constatação que a organização deve adotar uma estratégia ofensiva, propôs-se estratégias, ações estratégicas e sugestões de acompanhamento, para a implantação e controle do planejamento estratégico na organização.The social, scientific and economic changes experienced on the national scene have made consumers more demanding and the market more competitive. For-profit and not-for-profit organizations must also develop to adapt to and balance this scenario. The strategic planning process emerges as an organizational tool to support decision making that allows for more efficient management so that the organization is more likely to choose the best strategy. The objective of this work is to elaborate a proposal of Strategic Planning for the Shopkeepers Leaders Chamber in Xavantina - SC. In relation to its approach, this is a qualitative-quantitative research. As for its purposes, it can be classified as descriptive, in its subdivision is a case study. With regard to the means of investigation, it is classified as a field scientific, bibliographical and documentary research. The data collection instruments used in the field research were a semi-structured interview with the president of the organization, and the application of a questionnaire with the companies associated with CDL Xavantina. The information obtained was analyzed through graphs and tables with regard to the quantitative items and content analysis of the qualitative elements. The analysis of the results made it possible to formulate a strategic planning proposal according to the model defined by Pereira (2010), with a statement of values, mission, vision and critical success factors for CDL Xavantina. In addition, the internal and external environmental analysis allowed the assembly of the SWOT Matrix, checking for gaps to be improved by identifying strengths and weaknesses, opportunities and threats. Based on the observation that the organization should adopt an offensive strategy, strategies, strategic actions and follow-up suggestions were proposed for the implementation and control of strategic planning in the organization.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:13:27Z No. of bitstreams: 1 AIGNER.pdf: 3261091 bytes, checksum: 4329b2f05e93d31d36d49b8f5af56025 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:58:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AIGNER.pdf: 3261091 bytes, checksum: 4329b2f05e93d31d36d49b8f5af56025 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-23T19:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AIGNER.pdf: 3261091 bytes, checksum: 4329b2f05e93d31d36d49b8f5af56025 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóPlanejamento estratégicoVantagem competitivaProposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1852/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALAIGNER.pdfAIGNER.pdfapplication/pdf3261091https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1852/1/AIGNER.pdf4329b2f05e93d31d36d49b8f5af56025MD51prefix/18522019-06-26 15:11:30.687oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-06-26T18:11:30Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC
title Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC
spellingShingle Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC
Aigner, Elisane Maria
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
title_short Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC
title_full Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC
title_fullStr Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC
title_full_unstemmed Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC
title_sort Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC
author Aigner, Elisane Maria
author_facet Aigner, Elisane Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Recktenvald, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Aigner, Elisane Maria
contributor_str_mv Recktenvald, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
topic Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
description As mudanças sociais, científicas e econômicas experienciadas no cenário nacional tornaram os consumidores mais exigentes e o mercado mais competitivo. As organizações com ou sem fins lucrativos, devem igualmente se desenvolver para adaptarem-se e equilibrarem-se a este cenário. O processo de planejamento estratégico surge como uma ferramenta organizacional de apoio à tomada de decisão que oportuniza uma gestão mais eficiente, de modo que a organização escolha, com maior probabilidade de êxito, a melhor estratégia. O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de Planejamento Estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina – SC. Em relação a sua abordagem, esta é uma pesquisa qualiquantitativa. Quanto aos seus fins, pode ser classificada como descritiva, em sua subdivisão é um estudo de caso. No que diz respeito aos meios de investigação, classifica-se como uma pesquisa científica de campo, bibliográfica e documental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa de campo foram entrevista semiestruturada com a presidente da organização, e a aplicação de questionário com as empresas associadas a CDL Xavantina. As informações obtidas foram analisadas por meio de gráficos e tabelas no que se refere aos itens quantitativos e análise de conteúdo dos elementos qualitativos. A análise dos resultados possibilitou formular uma proposta de planejamento estratégico conforme o modelo definido por Pereira (2010), constando declaração de valores, missão, visão e fatores críticos do sucesso para a CDL Xavantina. Ademais, a análise ambiental interna e externa, possibilitou a montagem da Matriz SWOT, verificando-se lacunas a serem aprimoradas, mediante a identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. A partir da constatação que a organização deve adotar uma estratégia ofensiva, propôs-se estratégias, ações estratégicas e sugestões de acompanhamento, para a implantação e controle do planejamento estratégico na organização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-23T19:58:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-23
2018-03-23T19:58:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1852
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1852/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1852/1/AIGNER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
4329b2f05e93d31d36d49b8f5af56025
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094602955685888