Ensino de música e tecnologias digitais: saberes desenvolvidos por professores dos anos iniciais a partir de uma atividade formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Adilson de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3049
Resumo: A legislação brasileira atual tornou obrigatório o ensino de música na escola; entretanto esta orientação tem trazido novos desafios à prática profissional do professor, sobretudo pelo fato de que a maioria dos professores de artes e pedagogos, que assumem o desafio de ensinar música nos anos iniciais de escolaridade, não têm formação adequada sobre essa temática. Mobilizados por estes aspectos e guiados pela problemática “Quais são os saberes docentes desenvolvidos por professores de artes e pedagogos a partir de uma atividade formativa centrada no uso das tecnologias digitais?”, nos dedicamos a evidenciar e discutir os saberes desenvolvidos por professores de artes e pedagogos por meio de recursos das tecnologias digitais. Apoiados na base conceitual relativa aos saberes docentes de Maurice Tardif e seguindo os pressupostos da abordagem qualitativa de pesquisa, realizamos a investigação no contexto de uma atividade formativa, permeada pelas tecnologias digitais, que envolveu oito professoras dos anos iniciais de escolaridade, com foco no desenvolvimento de saberes docentes necessários ao ensino de música na escola. O material empírico do estudo, seguindo os pressupostos da pesquisa ação de Michel Thiollent, foi constituído mediante a realização de entrevistas, gravações de áudio das sessões de trabalho com as professoras e notas de campo, bem como aplicação de questionários. O processo de análise dos dados, por sua vez, apoiou-se no trabalho de Robertt Bogdan e Sari Biklen. Os resultados apontam para o desenvolvimento de saberes disciplinares, na medida em que as professoras desenvolveram aspectos dos saberes relativos à história da música e da arte, à teoria musical, à história da educação musical, à prática instrumental, à música infantil e ao ensino de música mediado pelas tecnologias; saberes curriculares, relacionados especialmente à escrita musical (partitura), à escala musical, ao ritmo, à melodia e harmonia, à música folclórica, ao conceito de som, aos parâmetros do som e aos diferentes ritmos musicais, bem como ao conteúdo do ensino musical escolar e as orientações legais para o ensino de música na escola; saberes da formação profissional, particularmente aspectos relacionados à didática, isto é, às estratégias e aos recursos para desenvolver o ensino de música na escola e, ainda; saberes experienciais relacionados à percepção dos desafios da aprendizagem dos alunos. O estudo mostra, portanto, que as tecnologias digitais podem favorecer a formação de professores para o ensino de música na escola, por propiciar diferentes saberes, recursos e estratégias para a prática profissional em sala de aula.
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spelling Richit, AdrianaBorges, Adilson de Souza20192019-07-29T17:03:20Z20192019-07-29T17:03:20Z2019https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3049A legislação brasileira atual tornou obrigatório o ensino de música na escola; entretanto esta orientação tem trazido novos desafios à prática profissional do professor, sobretudo pelo fato de que a maioria dos professores de artes e pedagogos, que assumem o desafio de ensinar música nos anos iniciais de escolaridade, não têm formação adequada sobre essa temática. Mobilizados por estes aspectos e guiados pela problemática “Quais são os saberes docentes desenvolvidos por professores de artes e pedagogos a partir de uma atividade formativa centrada no uso das tecnologias digitais?”, nos dedicamos a evidenciar e discutir os saberes desenvolvidos por professores de artes e pedagogos por meio de recursos das tecnologias digitais. Apoiados na base conceitual relativa aos saberes docentes de Maurice Tardif e seguindo os pressupostos da abordagem qualitativa de pesquisa, realizamos a investigação no contexto de uma atividade formativa, permeada pelas tecnologias digitais, que envolveu oito professoras dos anos iniciais de escolaridade, com foco no desenvolvimento de saberes docentes necessários ao ensino de música na escola. O material empírico do estudo, seguindo os pressupostos da pesquisa ação de Michel Thiollent, foi constituído mediante a realização de entrevistas, gravações de áudio das sessões de trabalho com as professoras e notas de campo, bem como aplicação de questionários. O processo de análise dos dados, por sua vez, apoiou-se no trabalho de Robertt Bogdan e Sari Biklen. Os resultados apontam para o desenvolvimento de saberes disciplinares, na medida em que as professoras desenvolveram aspectos dos saberes relativos à história da música e da arte, à teoria musical, à história da educação musical, à prática instrumental, à música infantil e ao ensino de música mediado pelas tecnologias; saberes curriculares, relacionados especialmente à escrita musical (partitura), à escala musical, ao ritmo, à melodia e harmonia, à música folclórica, ao conceito de som, aos parâmetros do som e aos diferentes ritmos musicais, bem como ao conteúdo do ensino musical escolar e as orientações legais para o ensino de música na escola; saberes da formação profissional, particularmente aspectos relacionados à didática, isto é, às estratégias e aos recursos para desenvolver o ensino de música na escola e, ainda; saberes experienciais relacionados à percepção dos desafios da aprendizagem dos alunos. O estudo mostra, portanto, que as tecnologias digitais podem favorecer a formação de professores para o ensino de música na escola, por propiciar diferentes saberes, recursos e estratégias para a prática profissional em sala de aula.The current brazilian legislation became mandatory the teaching of music lessons at school, however this orientation has brought new challenges to the professional pratice of the teacher, because of the fact that the most of art teachers who take up the challenge to teach music at an early age, don’t have the right degree about it. Mobilized by these aspects and guided by the problematic "What are the teacher knowledge developed by arts teachers from a formative activity centered on the use of digital technologies?" we dedicated to discuss about it through digital Technologies resources. Supported on the relative conceptuall basis to the teacher’s knowledge of Maurice Tardif and following the suppositions of the qualitative research approach, we researched in the context of a formative activity, permeated by digital technologies, that involved eight school initial teachers, focused on the necessary teacher’s knowledge development of music at school. The empirical material, based on the researches of Michel Thiollent, was constituted by interviews, audio recordings of the work sessions with the teachers, descriptive records, and questionnaires. The analysis data process was supported by the Robertt Bogdan and Sari Biklen paperworks. The results show to the disciplinary knowledge development, as the teachers developed aspects related to music and art history, musical theory, musical education history, instrumental practice, nursery rhyme and to the music teaching through the technologies; curricular knowledge, specially related to the musical writing ( music score), musical scale, rhythm, melody and harmony, folk music, sound concept, the sound parameters and the different musical rhythms, as well as the content of the musical education school and the legal guidelines for the music teaching at school; vocational training knowledge, aspects related to the pedagogic, in other words, about the strategic and resources to develop the music teaching at school, and to finish, the experiential knowledge focused on the perception of the student’s learning challenges. Therefore, the study shows that the digital technologies can favour the teacher’s formation to the music teaching at school, because it can provide different knowledge, resources and strategies to the professional practice in the classroom.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-07-29T12:21:29Z No. of bitstreams: 1 BORGES.pdf: 3644363 bytes, checksum: 240387eda8d1888aff9264f201b05252 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-29T17:03:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORGES.pdf: 3644363 bytes, checksum: 240387eda8d1888aff9264f201b05252 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-29T17:03:20Z (GMT). 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