Estudo da compreensão leitora de futuros professores: análise de resumos produzidos por estudantes de graduação no projeto OBEDUC "Ler & Educar"
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/756 |
Resumo: | No Brasil, o tema em torno da leitura e compreensão tem ganhado relevância nos últimos anos, sobretudo porque as avaliações nacionais (SAEB/Prova Brasil e o INAF) e internacionais (PISA) têm revelado o baixo rendimento por parte dos estudantes brasileiros. Em geral, os dados mostram que a competência leitora da maioria dos estudantes avaliados não vai além da capacidade de localizar informações explícitas em textos curtos e familiares. Esses dados levam a questionar muitas das práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola e denominadas de “atividades de leitura”, mas que na verdade, não proporcionam elementos palpáveis para verificar o grau de entendimento do leitor frente ao material lido. A partir dessa preocupação, o presente estudo lançou um olhar para as atividades de sumarização, prática pedagógica comum tanto na escola quanto no ambiente acadêmico. Considerando essa realidade, a presente pesquisa busca avaliar o nível de compreensão leitora de estudantes de graduação de dois cursos de licenciatura, expressa por meio de resumos produzidos durante a participação do projeto OBEDUC “Ler & Educar”, com objetivo de contribuir com a formação dos futuros professores, relacionando aspectos que podem influenciar no desempenho desses sujeitos como leitores e apontando as habilidades em leitura que eles demonstram utilizar (ou não) nas atividades de sumarização. O suporte teórico para a análise é o modelo de compreensão denominado, construction-integration (CI) model (KINTSCH,1998; KINTSCH; VAN DIJK,1978) que fornece uma explicação ampla de como o conhecimento é usado na compreensão e dos processos mentais implicados no processamento da leitura, além de contemplar em suas formulações as atividades de sumarização como forma de avaliar a capacidade de compreensão leitora. Com base nos pressupostos do modelo, acessamos a macroestrutura dos textos-fonte, alvo dos resumos, determinamos as ideias principais e as comparamos com as resgatadas nos resumos dos graduandos. No intuito de explicarmos a performance dos participantes, relacionamos seu desempenho com fatores como o conhecimento prévio sobre a temática dos textos resumidos e o uso das macrorregras. Para apontar as habilidades leitoras relacionamos o desempenho dos participantes com os domínios “Localização e Recuperação da Informação” e “Integração e Interpretação” apresentados na escala de proficiência PISA 2012. Os resultados demonstram que as atividades de formação continuada do projeto OBEDUC “Ler & Educar”, que envolvem a sumarização, influenciam no conhecimento prévio e melhoram a compreensão leitora dos graduandos. Contudo, há evidências de que o desempenho dos participantes também é influenciado por variáveis (condições de produção dos resumos) não controladas pela pesquisa. Os graduandos utilizam a macrorregra de apagamento/seleção para perceber aspectos inerentes à ideia principal e, a partir disso, selecionam e recuperam (por meio de diferentes construções) informações mais proeminentes da superfície textual. Contudo, à medida que a quantidade de informação aumenta e diminui a presença de sentenças tópicas, cabendo ao leitor inferi-las e criá-las, demonstram dificuldades de determinar os aspectos inerentes à ideia principal e, por conseguinte, falham em utilizar a macrorregra de generalização e de construção/integração. Em relação aos textos sumarizados, a maioria dos participantes da pesquisa demonstra fragilidades no uso de habilidades leitoras situadas a partir do Nível 4 da escala de proficiência do PISA 2012. |
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O suporte teórico para a análise é o modelo de compreensão denominado, construction-integration (CI) model (KINTSCH,1998; KINTSCH; VAN DIJK,1978) que fornece uma explicação ampla de como o conhecimento é usado na compreensão e dos processos mentais implicados no processamento da leitura, além de contemplar em suas formulações as atividades de sumarização como forma de avaliar a capacidade de compreensão leitora. Com base nos pressupostos do modelo, acessamos a macroestrutura dos textos-fonte, alvo dos resumos, determinamos as ideias principais e as comparamos com as resgatadas nos resumos dos graduandos. No intuito de explicarmos a performance dos participantes, relacionamos seu desempenho com fatores como o conhecimento prévio sobre a temática dos textos resumidos e o uso das macrorregras. 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Contudo, à medida que a quantidade de informação aumenta e diminui a presença de sentenças tópicas, cabendo ao leitor inferi-las e criá-las, demonstram dificuldades de determinar os aspectos inerentes à ideia principal e, por conseguinte, falham em utilizar a macrorregra de generalização e de construção/integração. Em relação aos textos sumarizados, a maioria dos participantes da pesquisa demonstra fragilidades no uso de habilidades leitoras situadas a partir do Nível 4 da escala de proficiência do PISA 2012.In Brazil, the theme concerning reading and understanding has gained importance in recent years, especially since the national assessments (SAEB/Prova Brasil and INAF) and the international ones (PISA) have revealed the low performance of Brazilian students. In general, data has shown that the reading competence of most students assessed does not go beyond the ability to find explicit information in short and familiar texts. Such data lead us to question many of the practices developed by schools and known as "reading activities", which, actually, do not provide reasonable elements to verify the degree of understanding by the reader in face of the material to be read. From this concern, this study tried to shed some light on the activities of summarization, common pedagogical practice, both at school and in the academic environment. Given the scenario described, this study aims to assess the level of reading comprehension by graduate students from undergraduate courses, expressed through summaries produced during their participation in the project OBEDUC “Ler & Educar”, aiming at contributing to the training of future teachers, relating features that might influence the performance of the subjects as readers and pointing the reading skills they demonstrate to use (or not) in the summarization activities. Theoretical foundation for this analysis is the comprehension model named construction-integration (CI) model (KINTSCH,1998; KINTSCH; VAN DIJK,1978) which provides wide explanation of how knowledge is used in comprehension and mental processes involved in the processing of reading, and contemplate in their summarization activities as a way to assess the ability of reading comprehension. Based on the presuppositions within the model, we have accessed the macro-structure of the basis texts, target of the summarization activities, determined the main ideas and compared them to the ones evoked in the summarizations by the undergrad students. In order to explain the performance of participants, we have related their performance to factors such as the previous knowledge about the theme inside the texts summarized and the use of macro-rules. As to pointing the reading skills we have related the performance by the participants to the domains “Location and Retrieval” and “Integration and Interpretation” presented by PISA 2012 proficiency index. The results demonstrate that the continuing education activities by the project OBEDUC “Ler & Educar”, which involve summarization, influence the previous knowledge and improve the reading comprehension by the undergrad students. However, there is evidence that the performance is also influenced by variables (summarization production conditions), which are not controlled by the survey. Undergrad students use the macro-rule of erasure/selection to perceive inherent aspects to the main idea and, thus, and evoke (through different structures) the most prominent pieces of information from the text surface. However, as the amount of information increases and the presence of topic sentences decreases, being the task for the reader to infer them and to create them, they demonstrate difficulties to determine the inherent aspects to the main idea, and, thus, they fail to use generalization and construction/integration. As for the summarized texts, most of the participants of the survey demonstrate fragilities using the reading skills from level 4 within PISA 2012 proficiency index.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-17T17:22:17Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 3807296 bytes, checksum: 0cf4e3b5fd76558ea9f27b3a4aae97a9 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-19T17:48:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 3807296 bytes, checksum: 0cf4e3b5fd76558ea9f27b3a4aae97a9 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-19T17:48:31Z (GMT). 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