Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Celina Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/106
Resumo: Todo o processo de ensino e aprendizagem, independentemente do nível de ensino, passa pela leitura de textos escritos curtos ou extensos de livros ou revistas, jornais ou internet. Nos últimos anos, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Associação Brasileira de Leitura (COLE) e o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) têm documentado a urgência de conhecimentos na formação de leitores autônomos nas universidades. O que pensar a respeito da formação da autonomia de leitura dos futuros professores? Leitores proficientes utilizam diferentes estratégias para a compreensão e interpretação de textos. Nos cursos de formação de professores, a leitura é trabalhada não somente como ferramenta profissional, mas também como pessoal e social. Por meio de um “Levantamento” (GIL, 2002) realizado em uma instituição particular confessional, responsável pela formação e atualização de educadores na cidade de São Paulo, objetivamos conhecer e estudar, por meio do depoimento de alunos iniciantes de Graduação/Licenciatura, as estratégias de leitura de textos escritos utilizadas e reconhecidas por eles no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados foram analisados sob a perspectiva sócio-cognitivo-interacional.
id EDUL-1_55fd76e5be3bda360d7ca31a4d9ae6bc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/106
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitoraleituratexto escritoformação de professoresestratégias de compreensão leitoraTodo o processo de ensino e aprendizagem, independentemente do nível de ensino, passa pela leitura de textos escritos curtos ou extensos de livros ou revistas, jornais ou internet. Nos últimos anos, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Associação Brasileira de Leitura (COLE) e o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) têm documentado a urgência de conhecimentos na formação de leitores autônomos nas universidades. O que pensar a respeito da formação da autonomia de leitura dos futuros professores? Leitores proficientes utilizam diferentes estratégias para a compreensão e interpretação de textos. Nos cursos de formação de professores, a leitura é trabalhada não somente como ferramenta profissional, mas também como pessoal e social. Por meio de um “Levantamento” (GIL, 2002) realizado em uma instituição particular confessional, responsável pela formação e atualização de educadores na cidade de São Paulo, objetivamos conhecer e estudar, por meio do depoimento de alunos iniciantes de Graduação/Licenciatura, as estratégias de leitura de textos escritos utilizadas e reconhecidas por eles no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados foram analisados sob a perspectiva sócio-cognitivo-interacional.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/106REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 209-2302177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/106/pdfVieira, Maria Celina Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:28Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/106Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:28Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora
title Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora
spellingShingle Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora
Vieira, Maria Celina Teixeira
leitura
texto escrito
formação de professores
estratégias de compreensão leitora
title_short Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora
title_full Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora
title_fullStr Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora
title_full_unstemmed Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora
title_sort Os futuros professores e as estratégias de compreensão leitora
author Vieira, Maria Celina Teixeira
author_facet Vieira, Maria Celina Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Celina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
texto escrito
formação de professores
estratégias de compreensão leitora
topic leitura
texto escrito
formação de professores
estratégias de compreensão leitora
description Todo o processo de ensino e aprendizagem, independentemente do nível de ensino, passa pela leitura de textos escritos curtos ou extensos de livros ou revistas, jornais ou internet. Nos últimos anos, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Associação Brasileira de Leitura (COLE) e o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) têm documentado a urgência de conhecimentos na formação de leitores autônomos nas universidades. O que pensar a respeito da formação da autonomia de leitura dos futuros professores? Leitores proficientes utilizam diferentes estratégias para a compreensão e interpretação de textos. Nos cursos de formação de professores, a leitura é trabalhada não somente como ferramenta profissional, mas também como pessoal e social. Por meio de um “Levantamento” (GIL, 2002) realizado em uma instituição particular confessional, responsável pela formação e atualização de educadores na cidade de São Paulo, objetivamos conhecer e estudar, por meio do depoimento de alunos iniciantes de Graduação/Licenciatura, as estratégias de leitura de textos escritos utilizadas e reconhecidas por eles no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados foram analisados sob a perspectiva sócio-cognitivo-interacional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/106
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/106/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 209-230
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351231008768