Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1718
Resumo: O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre satisfação no trabalho dos funcionários da empresa Mecautor Cerro Largo – RS, onde buscou analisar a satisfação dos colaboradores frente as cinco dimensões, sendo elas: colegas de trabalho, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. Para responder o problema de pesquisa: Qual é o nível de satisfação no trabalho dos colaboradores da empresa Mecautor Cerro Largo-RS? Tem-se como objetivo geral, verificar a satisfação no trabalho dos colaboradores da Mecautor Cerro Largo–RS. Portanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário elaborado a partir da Escala de Satisfação no Trabalho – EST, validada por Siqueira (2008). Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a escala multidimensional elaborada por Siqueira (2008), onde valores entre 5 e 7 tendem a indicar satisfação, por outro lado, valores entre 1 e 3,9 tendem a sinalizar insatisfação, enquanto valores entre 4 e 4,9 informam um estado de indiferença, ou seja, nem satisfeito, nem insatisfeito. Os resultados da pesquisa demonstraram satisfação em relação a três dimensões, sendo estas, na seguinte ordem: colegas de trabalho, apresentando média 5,92, natureza do trabalho, indicando média 5,66 e chefia, representando média 5,54. Por sua vez, a dimensão salário resultou em indiferença, sendo que o resultado da média foi 4,88 e a dimensão satisfação com as promoções também apresentou estado de indiferença, com média 4,36.
id UFFS_626254a70e60b59a7c2a59e7fd98f339
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1718
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Reis, Denize IveteScherer, LucianaBattisti, Iara Denise EndruweitMattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos2017-11-232018-02-27T18:40:39Z2018-02-232018-02-27T18:40:39Z2017-11-23https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1718O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre satisfação no trabalho dos funcionários da empresa Mecautor Cerro Largo – RS, onde buscou analisar a satisfação dos colaboradores frente as cinco dimensões, sendo elas: colegas de trabalho, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. Para responder o problema de pesquisa: Qual é o nível de satisfação no trabalho dos colaboradores da empresa Mecautor Cerro Largo-RS? Tem-se como objetivo geral, verificar a satisfação no trabalho dos colaboradores da Mecautor Cerro Largo–RS. Portanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário elaborado a partir da Escala de Satisfação no Trabalho – EST, validada por Siqueira (2008). Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a escala multidimensional elaborada por Siqueira (2008), onde valores entre 5 e 7 tendem a indicar satisfação, por outro lado, valores entre 1 e 3,9 tendem a sinalizar insatisfação, enquanto valores entre 4 e 4,9 informam um estado de indiferença, ou seja, nem satisfeito, nem insatisfeito. Os resultados da pesquisa demonstraram satisfação em relação a três dimensões, sendo estas, na seguinte ordem: colegas de trabalho, apresentando média 5,92, natureza do trabalho, indicando média 5,66 e chefia, representando média 5,54. Por sua vez, a dimensão salário resultou em indiferença, sendo que o resultado da média foi 4,88 e a dimensão satisfação com as promoções também apresentou estado de indiferença, com média 4,36.The present study refers to a survey on employed satisfaction at Mecautor Cerro Largo, RS, Brazil, where it sought to analyze the employee's satisfaction against the five dimensions, namely: co-workers, salary, management, nature of work and promotions. To answer the research question: What is the level of job satisfaction of the employees of Mecautor Cerro Largo-RS? We have as general objective, to check the satisfaction in the work of the employees of Mecautor Cerro Largo-RS. Therefore, a descriptive research, with a quantitative approach, was carried out through the application of a questions elaborated from the Occupational Satisfaction Scale (EST), validated by Siqueira (2008). For the analisys and interpretation of the data, the multidimensional scale elaborated by Siqueira (2008) was used, where values between 5 and 7 tend to indicate satisfaction; on the other side, values between 1 and 3.9 tend to indicate dissatisfaction, while values between 4 and 4.9 inform a state of indifference, that is, neither satisfied nor dissatisfied. The results of the research showed satisfaction with three dimensions, in the following order: co-workers, presenting a mean of 5.92, nature of the work, indicating a mean of 5.66 and head, representing an average of 5.54. In turn, the salary dimension resulted in indifference, and the result of the average was 4.88 and the satisfaction dimension with the promotions also showed a state of indifference, with an average of 4.36.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-02-23T14:50:33Z No. of bitstreams: 1 MATTIAZZI.pdf: 1274309 bytes, checksum: 85e212c8abd46c98e0dcc73303c1af0b (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-02-27T18:40:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATTIAZZI.pdf: 1274309 bytes, checksum: 85e212c8abd46c98e0dcc73303c1af0b (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-27T18:40:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATTIAZZI.pdf: 1274309 bytes, checksum: 85e212c8abd46c98e0dcc73303c1af0b (MD5) Previous issue date: 2017-11-23porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoPesquisa de satisifaçãoAnálise de trabalhoCerro Largo (RS)Empresa automobilísticaSatisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1718/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALMATTIAZZI.pdfMATTIAZZI.pdfapplication/pdf1274309https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1718/1/MATTIAZZI.pdf85e212c8abd46c98e0dcc73303c1af0bMD51prefix/17182021-11-19 15:45:35.209oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242021-11-19T17:45:35Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS
title Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS
spellingShingle Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS
Mattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos
Pesquisa de satisifação
Análise de trabalho
Cerro Largo (RS)
Empresa automobilística
title_short Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS
title_full Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS
title_fullStr Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS
title_full_unstemmed Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS
title_sort Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS
author Mattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos
author_facet Mattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Denize Ivete
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Scherer, Luciana
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Battisti, Iara Denise Endruweit
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos
contributor_str_mv Reis, Denize Ivete
Scherer, Luciana
Battisti, Iara Denise Endruweit
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa de satisifação
Análise de trabalho
Cerro Largo (RS)
Empresa automobilística
topic Pesquisa de satisifação
Análise de trabalho
Cerro Largo (RS)
Empresa automobilística
description O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre satisfação no trabalho dos funcionários da empresa Mecautor Cerro Largo – RS, onde buscou analisar a satisfação dos colaboradores frente as cinco dimensões, sendo elas: colegas de trabalho, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. Para responder o problema de pesquisa: Qual é o nível de satisfação no trabalho dos colaboradores da empresa Mecautor Cerro Largo-RS? Tem-se como objetivo geral, verificar a satisfação no trabalho dos colaboradores da Mecautor Cerro Largo–RS. Portanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário elaborado a partir da Escala de Satisfação no Trabalho – EST, validada por Siqueira (2008). Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a escala multidimensional elaborada por Siqueira (2008), onde valores entre 5 e 7 tendem a indicar satisfação, por outro lado, valores entre 1 e 3,9 tendem a sinalizar insatisfação, enquanto valores entre 4 e 4,9 informam um estado de indiferença, ou seja, nem satisfeito, nem insatisfeito. Os resultados da pesquisa demonstraram satisfação em relação a três dimensões, sendo estas, na seguinte ordem: colegas de trabalho, apresentando média 5,92, natureza do trabalho, indicando média 5,66 e chefia, representando média 5,54. Por sua vez, a dimensão salário resultou em indiferença, sendo que o resultado da média foi 4,88 e a dimensão satisfação com as promoções também apresentou estado de indiferença, com média 4,36.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-27T18:40:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-23
2018-02-27T18:40:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1718
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1718/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1718/1/MATTIAZZI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
85e212c8abd46c98e0dcc73303c1af0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094602039230464