Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1718 |
Resumo: | O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre satisfação no trabalho dos funcionários da empresa Mecautor Cerro Largo – RS, onde buscou analisar a satisfação dos colaboradores frente as cinco dimensões, sendo elas: colegas de trabalho, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. Para responder o problema de pesquisa: Qual é o nível de satisfação no trabalho dos colaboradores da empresa Mecautor Cerro Largo-RS? Tem-se como objetivo geral, verificar a satisfação no trabalho dos colaboradores da Mecautor Cerro Largo–RS. Portanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário elaborado a partir da Escala de Satisfação no Trabalho – EST, validada por Siqueira (2008). Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a escala multidimensional elaborada por Siqueira (2008), onde valores entre 5 e 7 tendem a indicar satisfação, por outro lado, valores entre 1 e 3,9 tendem a sinalizar insatisfação, enquanto valores entre 4 e 4,9 informam um estado de indiferença, ou seja, nem satisfeito, nem insatisfeito. Os resultados da pesquisa demonstraram satisfação em relação a três dimensões, sendo estas, na seguinte ordem: colegas de trabalho, apresentando média 5,92, natureza do trabalho, indicando média 5,66 e chefia, representando média 5,54. Por sua vez, a dimensão salário resultou em indiferença, sendo que o resultado da média foi 4,88 e a dimensão satisfação com as promoções também apresentou estado de indiferença, com média 4,36. |
id |
UFFS_626254a70e60b59a7c2a59e7fd98f339 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1718 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Reis, Denize IveteScherer, LucianaBattisti, Iara Denise EndruweitMattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos2017-11-232018-02-27T18:40:39Z2018-02-232018-02-27T18:40:39Z2017-11-23https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1718O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre satisfação no trabalho dos funcionários da empresa Mecautor Cerro Largo – RS, onde buscou analisar a satisfação dos colaboradores frente as cinco dimensões, sendo elas: colegas de trabalho, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. Para responder o problema de pesquisa: Qual é o nível de satisfação no trabalho dos colaboradores da empresa Mecautor Cerro Largo-RS? Tem-se como objetivo geral, verificar a satisfação no trabalho dos colaboradores da Mecautor Cerro Largo–RS. Portanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário elaborado a partir da Escala de Satisfação no Trabalho – EST, validada por Siqueira (2008). Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a escala multidimensional elaborada por Siqueira (2008), onde valores entre 5 e 7 tendem a indicar satisfação, por outro lado, valores entre 1 e 3,9 tendem a sinalizar insatisfação, enquanto valores entre 4 e 4,9 informam um estado de indiferença, ou seja, nem satisfeito, nem insatisfeito. Os resultados da pesquisa demonstraram satisfação em relação a três dimensões, sendo estas, na seguinte ordem: colegas de trabalho, apresentando média 5,92, natureza do trabalho, indicando média 5,66 e chefia, representando média 5,54. Por sua vez, a dimensão salário resultou em indiferença, sendo que o resultado da média foi 4,88 e a dimensão satisfação com as promoções também apresentou estado de indiferença, com média 4,36.The present study refers to a survey on employed satisfaction at Mecautor Cerro Largo, RS, Brazil, where it sought to analyze the employee's satisfaction against the five dimensions, namely: co-workers, salary, management, nature of work and promotions. To answer the research question: What is the level of job satisfaction of the employees of Mecautor Cerro Largo-RS? We have as general objective, to check the satisfaction in the work of the employees of Mecautor Cerro Largo-RS. Therefore, a descriptive research, with a quantitative approach, was carried out through the application of a questions elaborated from the Occupational Satisfaction Scale (EST), validated by Siqueira (2008). For the analisys and interpretation of the data, the multidimensional scale elaborated by Siqueira (2008) was used, where values between 5 and 7 tend to indicate satisfaction; on the other side, values between 1 and 3.9 tend to indicate dissatisfaction, while values between 4 and 4.9 inform a state of indifference, that is, neither satisfied nor dissatisfied. The results of the research showed satisfaction with three dimensions, in the following order: co-workers, presenting a mean of 5.92, nature of the work, indicating a mean of 5.66 and head, representing an average of 5.54. In turn, the salary dimension resulted in indifference, and the result of the average was 4.88 and the satisfaction dimension with the promotions also showed a state of indifference, with an average of 4.36.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-02-23T14:50:33Z No. of bitstreams: 1 MATTIAZZI.pdf: 1274309 bytes, checksum: 85e212c8abd46c98e0dcc73303c1af0b (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-02-27T18:40:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATTIAZZI.pdf: 1274309 bytes, checksum: 85e212c8abd46c98e0dcc73303c1af0b (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-27T18:40:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATTIAZZI.pdf: 1274309 bytes, checksum: 85e212c8abd46c98e0dcc73303c1af0b (MD5) Previous issue date: 2017-11-23porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoPesquisa de satisifaçãoAnálise de trabalhoCerro Largo (RS)Empresa automobilísticaSatisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1718/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALMATTIAZZI.pdfMATTIAZZI.pdfapplication/pdf1274309https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1718/1/MATTIAZZI.pdf85e212c8abd46c98e0dcc73303c1af0bMD51prefix/17182021-11-19 15:45:35.209oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242021-11-19T17:45:35Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS |
title |
Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS |
spellingShingle |
Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS Mattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos Pesquisa de satisifação Análise de trabalho Cerro Largo (RS) Empresa automobilística |
title_short |
Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS |
title_full |
Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS |
title_fullStr |
Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS |
title_full_unstemmed |
Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS |
title_sort |
Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS |
author |
Mattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos |
author_facet |
Mattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis, Denize Ivete |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Scherer, Luciana |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Battisti, Iara Denise Endruweit |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos |
contributor_str_mv |
Reis, Denize Ivete Scherer, Luciana Battisti, Iara Denise Endruweit |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa de satisifação Análise de trabalho Cerro Largo (RS) Empresa automobilística |
topic |
Pesquisa de satisifação Análise de trabalho Cerro Largo (RS) Empresa automobilística |
description |
O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre satisfação no trabalho dos funcionários da empresa Mecautor Cerro Largo – RS, onde buscou analisar a satisfação dos colaboradores frente as cinco dimensões, sendo elas: colegas de trabalho, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. Para responder o problema de pesquisa: Qual é o nível de satisfação no trabalho dos colaboradores da empresa Mecautor Cerro Largo-RS? Tem-se como objetivo geral, verificar a satisfação no trabalho dos colaboradores da Mecautor Cerro Largo–RS. Portanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário elaborado a partir da Escala de Satisfação no Trabalho – EST, validada por Siqueira (2008). Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a escala multidimensional elaborada por Siqueira (2008), onde valores entre 5 e 7 tendem a indicar satisfação, por outro lado, valores entre 1 e 3,9 tendem a sinalizar insatisfação, enquanto valores entre 4 e 4,9 informam um estado de indiferença, ou seja, nem satisfeito, nem insatisfeito. Os resultados da pesquisa demonstraram satisfação em relação a três dimensões, sendo estas, na seguinte ordem: colegas de trabalho, apresentando média 5,92, natureza do trabalho, indicando média 5,66 e chefia, representando média 5,54. Por sua vez, a dimensão salário resultou em indiferença, sendo que o resultado da média foi 4,88 e a dimensão satisfação com as promoções também apresentou estado de indiferença, com média 4,36. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-27T18:40:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-23 2018-02-27T18:40:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1718 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Cerro Largo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1718/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1718/1/MATTIAZZI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 85e212c8abd46c98e0dcc73303c1af0b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094602039230464 |