O ensino de ciências nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledesma, Micheli Dugato
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2435
Resumo: As redes sociais estão se expandindo nos mais diversos espaços e entre os mais diversos tipos de público, com notória influência no público jovem e assim, torna-se importante serem melhor investigadas como forma de ensino e de formação de novos professores. Esse trabalho visou identificar estratégias de ensino de Ciências com base em redes sociais. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo e constou de uma revisão da literatura e constituição do estado da arte acerca da temática: redes sociais na formação de professores e ensino de Ciências, através de revisão em diferentes repositórios, sendo eles: na Scientific Electronic Library Online (SciELO), busca ativa em revistas da área: Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) - RenBio, Revista Primus Vitam, Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Google Acadêmico. Foram selecionados 23 trabalhos referentes às redes sociais no ensino de Ciências, sendo que desses trabalhos apenas 12 se encaixaram em nossa principal categoria de pesquisa redes sociais e ensino de Ciências. Dentre estes trabalhos percebeu-se que Blogs, Facebook, Twiter e YouTube são as ferramentas e estratégias mais utilizadas no processo que envolve o ensino/formação de/em Ciências. Através desses trabalhos, pode-se perceber que em meio às tecnologias, as redes sociais vêm ganhando destaque, pois possibilitam que a aprendizagem possa ser no coletivo e não apenas individual. Mas para isso é preciso que haja planejamento e também conhecimento sobre essas redes, para que dessa maneira o professor tenha domínio do que está sendo utilizado em sala de aula. Além disso, todos os trabalhos selecionados foram publicados a partir do ano 2011, momento em que as redes sociais se encontravam em grande destaque no mundo. A partir disso, acredita-se que pesquisas nessa área sejam de extrema importância na possível melhoria das práticas pedagógicas de ensino e de formação de professores de Ciências.
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A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo e constou de uma revisão da literatura e constituição do estado da arte acerca da temática: redes sociais na formação de professores e ensino de Ciências, através de revisão em diferentes repositórios, sendo eles: na Scientific Electronic Library Online (SciELO), busca ativa em revistas da área: Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) - RenBio, Revista Primus Vitam, Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Google Acadêmico. Foram selecionados 23 trabalhos referentes às redes sociais no ensino de Ciências, sendo que desses trabalhos apenas 12 se encaixaram em nossa principal categoria de pesquisa redes sociais e ensino de Ciências. Dentre estes trabalhos percebeu-se que Blogs, Facebook, Twiter e YouTube são as ferramentas e estratégias mais utilizadas no processo que envolve o ensino/formação de/em Ciências. Através desses trabalhos, pode-se perceber que em meio às tecnologias, as redes sociais vêm ganhando destaque, pois possibilitam que a aprendizagem possa ser no coletivo e não apenas individual. Mas para isso é preciso que haja planejamento e também conhecimento sobre essas redes, para que dessa maneira o professor tenha domínio do que está sendo utilizado em sala de aula. Além disso, todos os trabalhos selecionados foram publicados a partir do ano 2011, momento em que as redes sociais se encontravam em grande destaque no mundo. A partir disso, acredita-se que pesquisas nessa área sejam de extrema importância na possível melhoria das práticas pedagógicas de ensino e de formação de professores de Ciências.Virtual social networks are spreading on the most diverse spaces and among various types of public, with notorious influence on young public thus, it is important that those media be better investigated as a manner of educating and formation of new teachers. This study aimed to identify Sciences education strategies based on virtual social networks. The research developed had a qualitative character and it was composed by a literature review and the state of art constitution on the thematic: virtual social networks in the formation of teachers and in Sciences education, through the inspection on different repositories, such as: in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), active searches on journals of the area: Brazilian Association Journal of Biology Education (SBEnBio) – RenBio, Primus Vitam Journal, New Technologies on Education Journal (RENOTE), Brazilian Institute of Sciences and Technology Information (IBICT), academic Google. It was selected 23 studies regarding to virtual social networks on Science education, from which only 12 studies fitted on the main category of search, virtual social networks in Science education. Among these studies, it was verified that Blogs, Facebook, Twitter and YouTube are the most utilized tools and strategies on the process that evolves teaching/formation of/in Sciences. Though these studies, it was verified that amidst technologies, virtual social networks have been gaining prominence, since it allows collective apprenticeship instead of individual. For this, planning and knowledge of this medias are needed, so the teacher may have domain of what is being utilized on classroom. Furthermore, all selected studies were published from the year of 2011, period where the virtual social networks were highlighted in the world. Thereby, it is believe that researches on this area are essential for possible improvements on pedagogical practices on the education and formation of Science teachers.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-11T18:43:58Z No. of bitstreams: 1 Ledesma.pdf: 606100 bytes, checksum: ce1c76125143e3f7328a6af53e482649 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T11:45:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ledesma.pdf: 606100 bytes, checksum: ce1c76125143e3f7328a6af53e482649 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-27T11:45:46Z (GMT). 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