Utilização didática de imagens por formadores de futuros professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Talita Eloá Mansano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10042014-200424/
Resumo: As imagens são ferramentas comunicativas amplamente utilizadas na sociedade atual. Elas assumem importantes funções no meio educacional, sendo muitas vezes imprescindíveis na explicação de determinados conceitos. No entanto, elas não são autossuficientes. Existe a necessidade de serem exploradas, cabendo ao professor direcionar o olhar dos alunos, os auxiliando a atribuírem significado ao que estão observando e estabelecerem a relação da imagem com o conceito. É importante que o futuro professor do ensino básico, já durante seu processo de formação acadêmica, tome consciência dessa sua função como auxiliar na interpretação de imagens por parte de seus estudantes. Nessa perspectiva, é importante que docentes de cursos de formação de professores tenham especial atenção à maneira como utilizam as imagens em suas próprias aulas. O presente trabalho teve a intenção de ampliar o conhecimento sobre o uso de imagens na formação inicial de professores de Ciências, focando-se especificadamente a temática Biodiversidade. Para tanto, realizamos uma análise descritiva das imagens de materiais apresentados nas aulas de duas disciplinas ministradas durante o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza que abordam essa temática: \"Diversidade Zoológica\" e \"Diversidade Botânica\". Os objetivos específicos foram: (1) quantificar as imagens utilizadas nas aulas; (2) realizar a análise morfológica das imagens, enfocando tipo, coloração, presença de escala e tamanho; (3) realizar a análise funcional das imagens, utilizando classificação própria, criada a partir de Duchashel e Waller (1979) e de Kress e Van Leeuwen (1996). Foi analisado um total de 1727 imagens. Verificamos que a existência de um padrão de utilização em todos os materiais investigados, sendo as imagens preferencialmente do tipo fotográfico, colorido e com função ilustrativa. O uso de escalas nas imagens foi praticamente nulo e não foi apresentada nenhuma legenda no material que lembre ao aluno que as imagens são apenas representações e que nem sempre correspondem a realidade, tendo tamanhos e cores aleatórias. Houve um número considerável de imagens com mais de uma função. Finalmente, percebemos a utilização de uma quantidade elevada de imagens em cada aula e muitas imagens por slide, sendo apresentadas cerca de 1,69 imagens por slide/página. Esses resultados evidenciam um perfil de utilização de imagens em aulas de Biologia voltadas à temática biodiversidade e fornecem subsídios para futuras investigações mais profunda, por exemplo, com base em observações sistemáticas das aulas e entrevistas individualizadas com os docentes.
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Nessa perspectiva, é importante que docentes de cursos de formação de professores tenham especial atenção à maneira como utilizam as imagens em suas próprias aulas. O presente trabalho teve a intenção de ampliar o conhecimento sobre o uso de imagens na formação inicial de professores de Ciências, focando-se especificadamente a temática Biodiversidade. Para tanto, realizamos uma análise descritiva das imagens de materiais apresentados nas aulas de duas disciplinas ministradas durante o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza que abordam essa temática: \"Diversidade Zoológica\" e \"Diversidade Botânica\". Os objetivos específicos foram: (1) quantificar as imagens utilizadas nas aulas; (2) realizar a análise morfológica das imagens, enfocando tipo, coloração, presença de escala e tamanho; (3) realizar a análise funcional das imagens, utilizando classificação própria, criada a partir de Duchashel e Waller (1979) e de Kress e Van Leeuwen (1996). Foi analisado um total de 1727 imagens. Verificamos que a existência de um padrão de utilização em todos os materiais investigados, sendo as imagens preferencialmente do tipo fotográfico, colorido e com função ilustrativa. O uso de escalas nas imagens foi praticamente nulo e não foi apresentada nenhuma legenda no material que lembre ao aluno que as imagens são apenas representações e que nem sempre correspondem a realidade, tendo tamanhos e cores aleatórias. Houve um número considerável de imagens com mais de uma função. Finalmente, percebemos a utilização de uma quantidade elevada de imagens em cada aula e muitas imagens por slide, sendo apresentadas cerca de 1,69 imagens por slide/página. Esses resultados evidenciam um perfil de utilização de imagens em aulas de Biologia voltadas à temática biodiversidade e fornecem subsídios para futuras investigações mais profunda, por exemplo, com base em observações sistemáticas das aulas e entrevistas individualizadas com os docentes.Images are communication tool amply used in today\'s society. Also assume important functions in the educational and are often indispensable in explaining certain concepts. However, they are not self-sufficient. There is a need to be explored, and the teacher\'s responsibility to direct the gaze of students, helping to attach meaning to what they are watching and establish the relationship of the image with the concept. It is therefore important that future elementary school teacher, already during their academic learning process, be aware that its function as an auxiliary in image interpretation by their students. In this perspective, it is important that teachers training courses for teachers to have special attention to the way how they use the images in their own classes. This work was intended to expand the knowledge about the use of images in the initial training of Science teachers, focusing specifically the theme Biodiversity. Therefore, we performed a descriptive analysis of the images of materials presented in class two subjects taught during the Graduation Degree in Natural Sciences that address this theme: \"Zoological Diversity\" and \"Diversity Botany\". The specific objectives were: (1) quantify the images used in the classroom, (2) perform morphological analysis of images, focusing on type, color, presence of scale and size, (3) conduct a functional analysis of the images using our own classification, created from Duchashel and Waller (1979) and Kress and Van Leeuwen (1996). We analyzed a total of 1,727 images. We verified that the existence of a pattern of use in all materials investigated, and the images of the type preferably photographic, colorful and illustrative function. The use of scales in the images was practically nil and not has been any legend in material that the student remember that images are nothing more than representations and do not always correspond to reality, with random sizes and colors. There was a considerable number of images with more than one function. Finally, we see the use of a high amount of images in each class and many images per slide, being presented about 1.69 images per slide / page. These results show a profile of the use of images in biology classes focused on thematic biodiversity and provide subsidies for future investigations deeper, for example, based on systematic observations of classes and individual interviews with teachers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPUrsi, SuzanaNavarro, Talita Eloá Mansano2013-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10042014-200424/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:48Zoai:teses.usp.br:tde-10042014-200424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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