Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: diretrizes e implicações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2447 |
Resumo: | A presente pesquisa intitulada “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: diretrizes e implicações” tem como objetivo investigar a introdução do programa no contexto educativo, identificando elementos que influenciaram e auxiliaram na sua elaboração. Assim como também, buscar-se-á aprofundar o estudo sobre o documento que o instituiu. Dessa maneira, faz-se necessário compreender a sua implantação nas instituições escolares, o processo de formação continuada dos educadores, os materiais didáticos e pedagógicos proporcionados, a metodologia das avaliações, entre tantos outros aspectos. Sabe-se que as políticas criadas até então não solucionaram os grandes desafios impostos pelo contexto educacional brasileiro. Nesse sentido, algumas questões relacionadas à alfabetização, à apropriação do sistema de escrita alfabética, à inclusão e à interdisciplinaridade devem ser problematizadas. Acredita-se que o processo de implantação do Pacto exigirá comprometimento, desacomodação e seriedade por parte dos envolvidos e que a sua aplicabilidade dependerá da forma como será interpretado nos diferentes municípios brasileiros. O estudo realizado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e apóia-se na análise documental. Os dados foram coletados através do estudo de documentos oficiais, de reportagens de jornal, etc. Contudo, também terá aprofundamento bibliográfico, por meio de livros, artigos, periódicos, videoconferências e sites da internet. O referencial teórico para o desenvolvimento do tema encontra-se em autores que abordam as questões apresentadas de forma crítica, com base nas teorias pedagógicas com perspectivas crítico-emancipatórias, entre eles: Saviani (2001), Gadotti (2008), Soares (2003) e Freitas (2009). |
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Paim, Marilane Maria WolffGuisso, Tainam Gabriele Pereira2018-042019-02-27T12:07:40Z2019-02-27T12:07:40Z2018-04-26https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2447A presente pesquisa intitulada “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: diretrizes e implicações” tem como objetivo investigar a introdução do programa no contexto educativo, identificando elementos que influenciaram e auxiliaram na sua elaboração. Assim como também, buscar-se-á aprofundar o estudo sobre o documento que o instituiu. Dessa maneira, faz-se necessário compreender a sua implantação nas instituições escolares, o processo de formação continuada dos educadores, os materiais didáticos e pedagógicos proporcionados, a metodologia das avaliações, entre tantos outros aspectos. Sabe-se que as políticas criadas até então não solucionaram os grandes desafios impostos pelo contexto educacional brasileiro. Nesse sentido, algumas questões relacionadas à alfabetização, à apropriação do sistema de escrita alfabética, à inclusão e à interdisciplinaridade devem ser problematizadas. Acredita-se que o processo de implantação do Pacto exigirá comprometimento, desacomodação e seriedade por parte dos envolvidos e que a sua aplicabilidade dependerá da forma como será interpretado nos diferentes municípios brasileiros. O estudo realizado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e apóia-se na análise documental. Os dados foram coletados através do estudo de documentos oficiais, de reportagens de jornal, etc. Contudo, também terá aprofundamento bibliográfico, por meio de livros, artigos, periódicos, videoconferências e sites da internet. O referencial teórico para o desenvolvimento do tema encontra-se em autores que abordam as questões apresentadas de forma crítica, com base nas teorias pedagógicas com perspectivas crítico-emancipatórias, entre eles: Saviani (2001), Gadotti (2008), Soares (2003) e Freitas (2009).This research entitled "National Pact for Literacy in the Middle Right: guidelines and implications" aims to investigate the introduction of the program in an educational context, identifying elements that influenced and helped in its preparation. As well, it will seek to deepen the study of the document that instituted. Thus, it is necessary to understand its implementation in schools, the process of continuous training of teachers, teaching materials and teaching provided, the methodology of the evaluations, among many other aspects. It is known that the policies created so far have not solved the great challenges imposed by the Brazilian educational context. Thus, some issues related to literacy, ownership of the alphabetic writing system, inclusion, and interdisciplinarity must be problematized. It is believed that the process of implementation of the Pact will require commitment, disaccommodation and seriousness on the part of those involved and their applicability will depend on how it is interpreted in different municipalities. The study is characterized as a qualitative research relies on documentary analysis. Data were collected through the study of official documents, the newspaper reports, etc. However, you must also deepening literature through books, articles, journals, videoconferencing and internet sites. The theoretical development of the subject is in authors who address the issues presented in a critical way, based on pedagogical theories with critical-emancipatory perspectives, including: Saviani (2001), Gadotti (2008), Soares (2003) and Freitas (2009).Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-15T10:29:09Z No. of bitstreams: 1 GUISSO.pdf: 452311 bytes, checksum: 3533ca32521a72d050c0616a438d95a3 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T12:07:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GUISSO.pdf: 452311 bytes, checksum: 3533ca32521a72d050c0616a438d95a3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-27T12:07:40Z (GMT). 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