Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144026 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869844.pdf |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo o estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com base em seus quatro eixos norteadores (formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização e controle social). O programa foi instituído em 2013 se embasando nos estudos de Alfabetização - Língua Portuguesa em interface com os demais conteúdos escolares, por meio dos Direitos de Aprendizagem. Em 2014, o material focou a Alfabetização Matemática com aprofundamento em Língua Portuguesa. O procedimento metodológico adotado, foi o da análise documental, sendo utilizado as publicações oficiais do Ministério da Educação. No estudo foram utilizados os cadernos de formação, de alfabetização e os de alfabetização matemática, bem como documentos orientadores das ações de formação continuada de professores alfabetizadores em 2015. A pesquisa avançou, no sentido de apresentar as publicações realizadas pelas universidades parceiras, com publicações e estudos oficiais, como a revista Educação em foco. Não se deve negar que no programa de formação analisado, há uma defesa da maior abrangência das discussões, com vistas a ideia de que a alfabetização também é um processo em que as crianças aprendem a ler, a escrever, a falar, a escutar, mas se apropriam, por meio da leitura, da escrita, da fala, da escuta, de conhecimentos relevantes para a vida, em uma perspectiva de ampliação cultural e de ação sobre o mundo. Portanto, esse estudo contribuiu para um conhecimento mais aprofundado sobre o PNAIC e os eixos que o constituem |
id |
UNSP_7330ad1d3c4b37604403dcba9d49f954 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144026 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadoresAlfabetizaçãoPolíticas públicasDireito à educaçãoAprendizagemMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoAnálise documentáriaPublicações oficiais - 2015Este trabalho teve como objetivo o estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com base em seus quatro eixos norteadores (formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização e controle social). O programa foi instituído em 2013 se embasando nos estudos de Alfabetização - Língua Portuguesa em interface com os demais conteúdos escolares, por meio dos Direitos de Aprendizagem. Em 2014, o material focou a Alfabetização Matemática com aprofundamento em Língua Portuguesa. O procedimento metodológico adotado, foi o da análise documental, sendo utilizado as publicações oficiais do Ministério da Educação. No estudo foram utilizados os cadernos de formação, de alfabetização e os de alfabetização matemática, bem como documentos orientadores das ações de formação continuada de professores alfabetizadores em 2015. A pesquisa avançou, no sentido de apresentar as publicações realizadas pelas universidades parceiras, com publicações e estudos oficiais, como a revista Educação em foco. Não se deve negar que no programa de formação analisado, há uma defesa da maior abrangência das discussões, com vistas a ideia de que a alfabetização também é um processo em que as crianças aprendem a ler, a escrever, a falar, a escutar, mas se apropriam, por meio da leitura, da escrita, da fala, da escuta, de conhecimentos relevantes para a vida, em uma perspectiva de ampliação cultural e de ação sobre o mundo. Portanto, esse estudo contribuiu para um conhecimento mais aprofundado sobre o PNAIC e os eixos que o constituemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menegueti, Rafaelle Aparecida [UNESP]2016-09-27T13:39:00Z2016-09-27T13:39:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfMENEGUETI, Rafaelle Aparecida. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores. 2016. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/144026000869844http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869844.pdf5060520291120371Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-20T06:31:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144026Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-20T06:31:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores |
title |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores |
spellingShingle |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores Menegueti, Rafaelle Aparecida [UNESP] Alfabetização Políticas públicas Direito à educação Aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Análise documentária Publicações oficiais - 2015 |
title_short |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores |
title_full |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores |
title_fullStr |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores |
title_full_unstemmed |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores |
title_sort |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores |
author |
Menegueti, Rafaelle Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Menegueti, Rafaelle Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osti, Andreia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegueti, Rafaelle Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Políticas públicas Direito à educação Aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Análise documentária Publicações oficiais - 2015 |
topic |
Alfabetização Políticas públicas Direito à educação Aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Análise documentária Publicações oficiais - 2015 |
description |
Este trabalho teve como objetivo o estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com base em seus quatro eixos norteadores (formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização e controle social). O programa foi instituído em 2013 se embasando nos estudos de Alfabetização - Língua Portuguesa em interface com os demais conteúdos escolares, por meio dos Direitos de Aprendizagem. Em 2014, o material focou a Alfabetização Matemática com aprofundamento em Língua Portuguesa. O procedimento metodológico adotado, foi o da análise documental, sendo utilizado as publicações oficiais do Ministério da Educação. No estudo foram utilizados os cadernos de formação, de alfabetização e os de alfabetização matemática, bem como documentos orientadores das ações de formação continuada de professores alfabetizadores em 2015. A pesquisa avançou, no sentido de apresentar as publicações realizadas pelas universidades parceiras, com publicações e estudos oficiais, como a revista Educação em foco. Não se deve negar que no programa de formação analisado, há uma defesa da maior abrangência das discussões, com vistas a ideia de que a alfabetização também é um processo em que as crianças aprendem a ler, a escrever, a falar, a escutar, mas se apropriam, por meio da leitura, da escrita, da fala, da escuta, de conhecimentos relevantes para a vida, em uma perspectiva de ampliação cultural e de ação sobre o mundo. Portanto, esse estudo contribuiu para um conhecimento mais aprofundado sobre o PNAIC e os eixos que o constituem |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27T13:39:00Z 2016-09-27T13:39:00Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENEGUETI, Rafaelle Aparecida. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores. 2016. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/144026 000869844 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869844.pdf 5060520291120371 |
identifier_str_mv |
MENEGUETI, Rafaelle Aparecida. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores. 2016. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. 000869844 5060520291120371 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144026 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869844.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650308673372160 |