O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: contribuições e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Menezes, Bruna Pires dos Santos, Rodrigues, Giovana dos Santos, Conceição, Sheila Pedroso, Silva, Paula Pires da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6190
Resumo: Este trabalho tem como propósito problematizar as contribuições e os desafios do processo de implementação da proposta pedagógica presente na Política de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A investigação deu-se por meio da pesquisa qualitativa, através de entrevistas, realizadas com três professoras do ciclo de alfabetização que lecionam numa escola pública de Ensino Básico, situada no município do Rio Grande – RS, todas participantes do PNAIC. Ao analisar os resultados apresentados na pesquisa podemos ressaltar que o pacto contribuiu na medida em que oportunizou a cada professor o pensar sobre sua prática e ao mesmo tempo compartilhar saberes experienciais com seus pares nos encontros de formação. Contudo também nos debruçamos nos desafios sinalizados no que se refere a uma formação planejada de forma vertical sem pensar nas especificidades de cada instituição escolar desrespeitando a pluralidade cultural, a heterogeneidade dos estudantes e os saberes produzidos pelos professores.
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