Educação do campo: avanços e desafios da Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã no Município de Quedas do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcia Rosa Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3066
Resumo: A presente pesquisa aborda a possibilidade de ampliar o conhecimento em relação à Educação do Campo. Enfocando como objetivo refletir e sistematizar a conquista da Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã a partir de sua proposta Político Pedagógica, no contexto de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de afirmação da concepção da Educação do Campo. Como objetivos específicos destacam-se: Sistematizar a história de luta e conquista da Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã. Refletir sobre o debate acerca da Educação do Campo e a Educação no MST, em diálogo com a realidade da Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã. Identificar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, os elementos dos princípios da Educação do Campo. A pesquisa apresenta-se como metodologia de natureza qualitativa, e tem como instrumentos de produção de dados serão - bibliográficos e documentais. O primeiro capítulo apresenta uma conjuntura histórica da educação no MST e do Assentamento Celso Furtado, bem como a conquista da Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã, na qual explicita o processo de luta dos assentados. O segundo capítulo aborda a contextualização do processo histórico de constituição da Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã, no que diz respeito ao âmbito material e imaterial. O terceiro capítulo elenca os elementos do Projeto Político Pedagógico da escola estudada, dialogando com os princípios da Educação do Campo, apontando elementos do seu PPP que dialoguem com as Matrizes Formativas do MST e com a Educação do Campo. Ao analisarmos os Princípios da Proposta Educativa do MST e a Educação do Campo, comparando com o PPP da Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã, pudemos identificar suas semelhanças, seja no sentido de valorização do sujeito do campo, da compreensão da sua realidade, na busca do desenvolvimento do trabalho teórico e da prática, a busca da conscientização do educando em relação das responsabilidades sociais, da justiça, a valorização da cultura, portanto, de fortalecimento da Educação do Campo. Assim, construir um Projeto Político Pedagógico como um processo que poderá emancipar os sujeitos do campo, é uma tarefa específica da escola, da comunidade em geral e dos movimentos sociais, visto que estes têm sido os sujeitos coletivos que mais interrogaram as políticas governamentais.
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A pesquisa apresenta-se como metodologia de natureza qualitativa, e tem como instrumentos de produção de dados serão - bibliográficos e documentais. O primeiro capítulo apresenta uma conjuntura histórica da educação no MST e do Assentamento Celso Furtado, bem como a conquista da Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã, na qual explicita o processo de luta dos assentados. O segundo capítulo aborda a contextualização do processo histórico de constituição da Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã, no que diz respeito ao âmbito material e imaterial. O terceiro capítulo elenca os elementos do Projeto Político Pedagógico da escola estudada, dialogando com os princípios da Educação do Campo, apontando elementos do seu PPP que dialoguem com as Matrizes Formativas do MST e com a Educação do Campo. Ao analisarmos os Princípios da Proposta Educativa do MST e a Educação do Campo, comparando com o PPP da Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã, pudemos identificar suas semelhanças, seja no sentido de valorização do sujeito do campo, da compreensão da sua realidade, na busca do desenvolvimento do trabalho teórico e da prática, a busca da conscientização do educando em relação das responsabilidades sociais, da justiça, a valorização da cultura, portanto, de fortalecimento da Educação do Campo. Assim, construir um Projeto Político Pedagógico como um processo que poderá emancipar os sujeitos do campo, é uma tarefa específica da escola, da comunidade em geral e dos movimentos sociais, visto que estes têm sido os sujeitos coletivos que mais interrogaram as políticas governamentais.The present research addresses the possibility of broadening the knowledge in relation to the Field Education. Focusing as an objective to reflect and systematize the conquest of the Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã from its political pedagogical proposal, in the context of the struggle of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra(MST) and affirmation of the concept of Field Education. As specific objectives include: Systematize the history of struggle and conquest of the Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã. Reflect on the debate about the Field Education and the Education in the MST, in dialogue with the reality of Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã. Identify the Pedagogical Political Project (PPP) school, the elements of the principles of the Field Education. The research is presented as a methodology of a qualitative nature, and the instruments of data collection will be - bibliographic and documentary. In the first chapter presents a historical situation of education in the MST and the settlement Celso Furtado, as well as the conquest of Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã, in which explains the process of struggle of settlers. In the sec ond chapter we will address the contextualisation of the historical process of constitution of the Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã, with respect to the material and immaterial scope. In the third chapter we will list the elements of the pedagogical political project of the studied school, dialoguing with the principles of Field Education, pointing out elements of its PPP that dialogue with the Formative Matrices of the MST and with Field Education. When analyzing the Principles of the Educational Proposal of the MST and the Education of the Field, comparing with the PPP of the Escola Rural Municipal Sementes do Amanhã, we were able to identify their similarities, either in the sense of appreciation the subject of the field, of understanding their reality, in the search for the development of theoretical work and practice, the search of student awareness in relation to social responsibilities, justice, the appreciation of culture, and therefore fotification the education of the field. Thus, building a political pedagogical project as a process that can emancipate the subjects of the field is a specific assignment of the school, the community in general and social movements, since these have been the collective subjects that most question government policies.Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-06-07T00:12:43Z No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 1717403 bytes, checksum: e8e15f1cb6210adb06160f181a89cf7b (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-29T19:29:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 1717403 bytes, checksum: e8e15f1cb6210adb06160f181a89cf7b (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-29T19:29:11Z (GMT). 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