Os movimentos sociais do campo em prol da educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexsandra Zaffari da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53059
Resumo: Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher
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spelling Silva, Alexsandra Zaffari daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaTiecher, Adilson Luiz2020-01-07T13:05:14Z2020-01-07T13:05:14Z2016https://hdl.handle.net/1884/53059Orientador : Professor Me. Adilson Luiz TiecherMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Esta reflexão se fundamenta nas discussões de caráter político dos trabalhadores do campo em busca da garantia de seus direitos sociais, como por exemplo, o direito a terra, à educação, se constituindo em um panorama de pretensões por compreensões teóricas inovadoras, ordenadas no cenário da luta política. Nesta produção textual, busca-se ressaltar a importância dos movimentos sociais na sociedade, uma vez que viabilizem que as categorias populares possam participar e transformar a sociedade vigente. Nessa concepção, merece destaque o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), como sendo um dos precursores se constituindo em um dos movimentos populares mais intensos e renomados no Brasil e que induziu a metodologia da educação no e do campo para a esfera da discussão, diálogo e prática uma vez que se tratava do principal objetivo de seus ativistas. Dessa forma, no presente artigo, será abordado de forma mais expressiva o parecer educacional advindo do MST. Para cumprir este propósito será discorrido a respeito do MST, a sua peleja pela educação no e do campo enquanto um embate igualmente do Movimento, assim como o parecer educacional do Movimento. O objetivo geral deste texto consiste em aprofundar os conhecimentos a respeito da luta pela educação do e no campo, assim como proporcionar uma reflexão acerca dos artifícios metodológicos adotados pelos professores pertencentes ao MST, na sua práxis de ensino habitual e seu parecer educacional, almejando compreender a forma como isto irá possibilitar aos educandos das extensões de reforma agrária uma civilização e, por conseguinte, a formação de cidadãos críticos, para que sejam capacitados a se tornarem agentes de transformação da sociedade.18 p.application/pdfEducação ruralMovimentos sociais ruraisOs movimentos sociais do campo em prol da educação do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ALEXSANDRA ZAFFARI DA SILVA.pdfapplication/pdf484676https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53059/1/R%20-%20E%20-%20ALEXSANDRA%20ZAFFARI%20DA%20SILVA.pdfb883c31b26925206c82f9a296a49cc22MD51open access1884/530592020-01-07 10:05:14.498open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53059Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T13:05:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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