Interfaces e contradições entre o plano municipal de educação e a perspectiva da educação do campo: um estudo de caso no município de Rio Bonito do Iguaçu/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorin, Fatima Gomes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3873
Resumo: Esse trabalho visa aprofundar a compreensão acerca das interfaces e contradições existentes entre o Plano Municipal de Educação e a proposta pedagógica da educação do campo. O foco de estudo ampara-se na experiência do Plano Municipal de Educação do município de Rio Bonito do Iguaçu, Estado do Paraná. A temática da educação do campo aparece com força nessa pesquisa uma vez que reflete a partir de sujeitos e seus modos de vida, bem como sua inserção na realidade social com fins transformadores. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com a realização de uma entrevista semiestruturada. Foi realizada em espaços do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, com lideranças para entender a relação da escola com o MST e a educação do campo. A mesma também configura-se em estudo de caso. Buscando-se aprofundar o entendimento da questão, num primeiro momento profundaremos a temática da educação do campo e a relação com os Planos de Educação, de modo a compreender sua origem e a relação com os movimentos sociais e a agricultura familiar. Em seguida, traremos elementos teóricos da pesquisa, tentando conceituar: movimentos sociais, território e identidade e a contextualização do lugar da pesquisa. Desse modo trazemos alguns interlocutores que nos auxiliarão no aprofundamento da temática. Por fim, aprofundar-se-á a reflexão acerca das interfaces e contradições entre o Plano Municipal de Educação e a proposta pedagógica da educação do campo trazendo a pesquisa empírica. Retoma-se aqui as principais questões propostas para o estudo, constituindo-se num ensaio que pretende fazer a relação da teoria com a prática.
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Buscando-se aprofundar o entendimento da questão, num primeiro momento profundaremos a temática da educação do campo e a relação com os Planos de Educação, de modo a compreender sua origem e a relação com os movimentos sociais e a agricultura familiar. Em seguida, traremos elementos teóricos da pesquisa, tentando conceituar: movimentos sociais, território e identidade e a contextualização do lugar da pesquisa. Desse modo trazemos alguns interlocutores que nos auxiliarão no aprofundamento da temática. Por fim, aprofundar-se-á a reflexão acerca das interfaces e contradições entre o Plano Municipal de Educação e a proposta pedagógica da educação do campo trazendo a pesquisa empírica. Retoma-se aqui as principais questões propostas para o estudo, constituindo-se num ensaio que pretende fazer a relação da teoria com a prática.This work aims to deepen the understanding about the interfaces and contradictions existing between the Municipal Education Plan and the pedagogical proposal of education in the field. The study focus is based on the experience of the Municipal Education Plan of the municipality of Rio Bonito do Iguaçu, State of Paraná. The theme of education in th efield appears strongly in this research since it reflects from subjects and their ways of life, as well as its insertion in social reality with transforming purposes. The methodology used was of a qualitative nature, with a semi-structured interview. It was carried out in the spaces of the Landless Rural Workers' Movement, with leaders to understand the relationship between school and the MST and education in the countryside. This is also confirmed in a case study. Seeking to deepen the understanding of the issue, at first we will deepen the theme of education in the field and the relationship with the Education Plans, in order to understand its origin and the relationship with social movements and family farming. Next, we will bring theoretical elements of research, trying to conceptualize: social movements, territory and identity and the contextualization of the place of research. In this way, we will bring some interlocutors who will help us in the deepening of the theme. Finally, we will deepen the reflection on the interfaces and contradictions between the Municipal Education Plan and the pedagogical proposal of education in the field bringing empirical research. The main questions proposed for the study are resumed here, constituting an essay that intends to make the relationship between theory and practice.Submitted by DANIELE ROHR (danielerohr0212@gmail.com) on 2020-11-20T12:42:49Z No. of bitstreams: 1 AMORIN.pdf: 1074811 bytes, checksum: 37cb5cbec6483c2dc792861f0b2b0c1f (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T15:03:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AMORIN.pdf: 1074811 bytes, checksum: 37cb5cbec6483c2dc792861f0b2b0c1f (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-02T15:03:45Z (GMT). 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