A inclusão escolar e a formação de professores de ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2616 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar a compreensões sobre educação inclusiva dos professores de Ciências da Natureza. Os dados foram levantados por meio de uma pesquisa qualitativa nos trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências /ENPEC. Foram encontrados 39 trabalhos que se identificavam com a temática da inclusão, no entanto selecionamos 8 trabalhos que focavam a inclusão e a formação de professores no ensino da área de Ciências da Natureza. Foram propostas duas categorias para análise: a primeira, „compreensões dos professores sobre a inclusão escolar‟, e a segunda, „compreensões dos professores em relação ao ensino à pessoa com deficiência na área da Ciências da Natureza‟. Desta segunda categoria, criamos duas subcategorias que analisam as possibilidades e dificuldades para o ensino aos alunos com deficiências. Assim, este trabalho fez uma análise de como os professores compreendem a inclusão no momento de ensinar. Os resultados obtidos mostram que todos os professores que atuam na área de ensino precisam ampliar seus conhecimentos em educação especial para saber trabalhar com alunos que possuem deficiência. As conclusões deste estudo indicam que a inclusão é uma realidade, mas ainda há muitas dificuldades, entre elas, o despreparo do professor, poucos cursos de formação continuada, e cargas horárias cheias e pouco tempo para atender os alunos que necessitam de atendimento especial. Mas também encontramos algumas possibilidades de confecção de materiais didático-pedagógicos construídos pelos professores para incluir os alunos que necessitam de atividades especiais. |
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Desta segunda categoria, criamos duas subcategorias que analisam as possibilidades e dificuldades para o ensino aos alunos com deficiências. Assim, este trabalho fez uma análise de como os professores compreendem a inclusão no momento de ensinar. Os resultados obtidos mostram que todos os professores que atuam na área de ensino precisam ampliar seus conhecimentos em educação especial para saber trabalhar com alunos que possuem deficiência. As conclusões deste estudo indicam que a inclusão é uma realidade, mas ainda há muitas dificuldades, entre elas, o despreparo do professor, poucos cursos de formação continuada, e cargas horárias cheias e pouco tempo para atender os alunos que necessitam de atendimento especial. Mas também encontramos algumas possibilidades de confecção de materiais didático-pedagógicos construídos pelos professores para incluir os alunos que necessitam de atividades especiais.The present work had as objective to identify and to analyze the understandings on inclusive education of the professors of Natural Sciences. The data were collected through a research in the work of the National Meeting of Research in Science Education ENPEC. We identified 39 studies that identified with inclusion, however we selected 8 papers that focused on the inclusion and training of teachers in the area of Natural Sciences. The discussion of the data was based on content analysis (BARDIN, 2011). Two categories have been proposed, the first of which is 'teachers' understanding of school inclusion ', and the second is' teachers 'understanding of disability education in the field of natural sciences'. From this second category, we have created two subcategories that analyze the possibilities and difficulties for teaching students with disabilities. Thus, this work made an analysis of how teachers understand inclusion at the time of teaching. The results show that all teachers who work in the area of education need to increase their knowledge in special education, to know how to work with students with disabilities. Inclusion is a reality, but there are still many difficulties, among them, teacher unpreparedness, few continuing education courses, and full hours and little time to attend to those students who need special care. But we also found some possibilities of making didactic-pedagogical materials built by teachers to include students who need special activities.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-11T15:26:25Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 1028122 bytes, checksum: f0f13ee110521add81b7d00345839277 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T21:01:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 1028122 bytes, checksum: f0f13ee110521add81b7d00345839277 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-14T21:01:26Z (GMT). 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O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar a compreensões sobre educação inclusiva dos professores de Ciências da Natureza. Os dados foram levantados por meio de uma pesquisa qualitativa nos trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências /ENPEC. Foram encontrados 39 trabalhos que se identificavam com a temática da inclusão, no entanto selecionamos 8 trabalhos que focavam a inclusão e a formação de professores no ensino da área de Ciências da Natureza. Foram propostas duas categorias para análise: a primeira, „compreensões dos professores sobre a inclusão escolar‟, e a segunda, „compreensões dos professores em relação ao ensino à pessoa com deficiência na área da Ciências da Natureza‟. Desta segunda categoria, criamos duas subcategorias que analisam as possibilidades e dificuldades para o ensino aos alunos com deficiências. Assim, este trabalho fez uma análise de como os professores compreendem a inclusão no momento de ensinar. Os resultados obtidos mostram que todos os professores que atuam na área de ensino precisam ampliar seus conhecimentos em educação especial para saber trabalhar com alunos que possuem deficiência. As conclusões deste estudo indicam que a inclusão é uma realidade, mas ainda há muitas dificuldades, entre elas, o despreparo do professor, poucos cursos de formação continuada, e cargas horárias cheias e pouco tempo para atender os alunos que necessitam de atendimento especial. Mas também encontramos algumas possibilidades de confecção de materiais didático-pedagógicos construídos pelos professores para incluir os alunos que necessitam de atividades especiais. |
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