Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12285 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar os estudos relacionados à formação continuada de professores de Educação Física para inclusão escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, considerando o procedimento, por artigos científicos, utilizando como descritores os termos: formação continuada de professores de “educação física” “inclusão escolar”; formação dos professores de “educação física” educação especial e “educação física” inclusão escolar. A busca resultou na seleção e análise de dez artigos publicados no período de 2008 a 2019 que atenderam aos aspectos relacionados à temática em estudo – formação continuada do professor de Educação Física em educação inclusiva. Verificou-se que ainda são poucas as pesquisas que abordam a Educação Física inclusiva, apesar de decorridos mais de 11 anos da publicação da política de educação especial na perspectiva inclusiva. |
id |
VERACRUZ-0_aecfa54bd8c72d955607b15d28bd241d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12285 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusionFormação continuada de professores. Educação Física. Inclusão escolarEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar os estudos relacionados à formação continuada de professores de Educação Física para inclusão escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, considerando o procedimento, por artigos científicos, utilizando como descritores os termos: formação continuada de professores de “educação física” “inclusão escolar”; formação dos professores de “educação física” educação especial e “educação física” inclusão escolar. A busca resultou na seleção e análise de dez artigos publicados no período de 2008 a 2019 que atenderam aos aspectos relacionados à temática em estudo – formação continuada do professor de Educação Física em educação inclusiva. Verificou-se que ainda são poucas as pesquisas que abordam a Educação Física inclusiva, apesar de decorridos mais de 11 anos da publicação da política de educação especial na perspectiva inclusiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1228510.34117/bjdv6n6-594Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41108-41122Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41108-41122Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41108-411222525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12285/10306Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Francisca Sueli FariasFerreira, Heraldo SimõesSimões, Luiza Lúlia FeitosaRibeiro, Manoela de Castro MarquesCampos, Aline SoaresFalcão, Carla Samya NogueiraViana, Gardenia Coelho2020-07-21T19:01:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12285Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:34.222911Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion |
title |
Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion |
spellingShingle |
Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion Nunes, Francisca Sueli Farias Formação continuada de professores. Educação Física. Inclusão escolar |
title_short |
Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion |
title_full |
Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion |
title_fullStr |
Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion |
title_full_unstemmed |
Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion |
title_sort |
Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion |
author |
Nunes, Francisca Sueli Farias |
author_facet |
Nunes, Francisca Sueli Farias Ferreira, Heraldo Simões Simões, Luiza Lúlia Feitosa Ribeiro, Manoela de Castro Marques Campos, Aline Soares Falcão, Carla Samya Nogueira Viana, Gardenia Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Heraldo Simões Simões, Luiza Lúlia Feitosa Ribeiro, Manoela de Castro Marques Campos, Aline Soares Falcão, Carla Samya Nogueira Viana, Gardenia Coelho |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Francisca Sueli Farias Ferreira, Heraldo Simões Simões, Luiza Lúlia Feitosa Ribeiro, Manoela de Castro Marques Campos, Aline Soares Falcão, Carla Samya Nogueira Viana, Gardenia Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores. Educação Física. Inclusão escolar |
topic |
Formação continuada de professores. Educação Física. Inclusão escolar |
description |
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar os estudos relacionados à formação continuada de professores de Educação Física para inclusão escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, considerando o procedimento, por artigos científicos, utilizando como descritores os termos: formação continuada de professores de “educação física” “inclusão escolar”; formação dos professores de “educação física” educação especial e “educação física” inclusão escolar. A busca resultou na seleção e análise de dez artigos publicados no período de 2008 a 2019 que atenderam aos aspectos relacionados à temática em estudo – formação continuada do professor de Educação Física em educação inclusiva. Verificou-se que ainda são poucas as pesquisas que abordam a Educação Física inclusiva, apesar de decorridos mais de 11 anos da publicação da política de educação especial na perspectiva inclusiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12285 10.34117/bjdv6n6-594 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12285 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12285/10306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41108-41122 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41108-41122 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41108-41122 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645460622016512 |