Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Francisca Sueli Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Heraldo Simões, Simões, Luiza Lúlia Feitosa, Ribeiro, Manoela de Castro Marques, Campos, Aline Soares, Falcão, Carla Samya Nogueira, Viana, Gardenia Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12285
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar os estudos relacionados à formação continuada de professores de Educação Física para inclusão escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, considerando o procedimento, por artigos científicos, utilizando como descritores os termos: formação continuada de professores de “educação física” “inclusão escolar”; formação dos professores de “educação física” educação especial e “educação física” inclusão escolar. A busca resultou na seleção e análise de dez artigos publicados no período de 2008 a 2019 que atenderam aos aspectos relacionados à temática em estudo – formação continuada do professor de Educação Física em educação inclusiva. Verificou-se que ainda são poucas as pesquisas que abordam a Educação Física inclusiva, apesar de decorridos mais de 11 anos da publicação da política de educação especial na perspectiva inclusiva.
id VERACRUZ-0_aecfa54bd8c72d955607b15d28bd241d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12285
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusionFormação continuada de professores. Educação Física. Inclusão escolarEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar os estudos relacionados à formação continuada de professores de Educação Física para inclusão escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, considerando o procedimento, por artigos científicos, utilizando como descritores os termos: formação continuada de professores de “educação física” “inclusão escolar”; formação dos professores de “educação física” educação especial e “educação física” inclusão escolar. A busca resultou na seleção e análise de dez artigos publicados no período de 2008 a 2019 que atenderam aos aspectos relacionados à temática em estudo – formação continuada do professor de Educação Física em educação inclusiva. Verificou-se que ainda são poucas as pesquisas que abordam a Educação Física inclusiva, apesar de decorridos mais de 11 anos da publicação da política de educação especial na perspectiva inclusiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1228510.34117/bjdv6n6-594Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41108-41122Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41108-41122Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41108-411222525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12285/10306Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Francisca Sueli FariasFerreira, Heraldo SimõesSimões, Luiza Lúlia FeitosaRibeiro, Manoela de Castro MarquesCampos, Aline SoaresFalcão, Carla Samya NogueiraViana, Gardenia Coelho2020-07-21T19:01:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12285Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:34.222911Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion
title Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion
spellingShingle Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion
Nunes, Francisca Sueli Farias
Formação continuada de professores. Educação Física. Inclusão escolar
title_short Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion
title_full Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion
title_fullStr Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion
title_full_unstemmed Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion
title_sort Estudos relacionados à formação continuada de professores de educação física para a inclusão escolar / Studies related to continuing training of physical education teachers for school inclusion
author Nunes, Francisca Sueli Farias
author_facet Nunes, Francisca Sueli Farias
Ferreira, Heraldo Simões
Simões, Luiza Lúlia Feitosa
Ribeiro, Manoela de Castro Marques
Campos, Aline Soares
Falcão, Carla Samya Nogueira
Viana, Gardenia Coelho
author_role author
author2 Ferreira, Heraldo Simões
Simões, Luiza Lúlia Feitosa
Ribeiro, Manoela de Castro Marques
Campos, Aline Soares
Falcão, Carla Samya Nogueira
Viana, Gardenia Coelho
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Francisca Sueli Farias
Ferreira, Heraldo Simões
Simões, Luiza Lúlia Feitosa
Ribeiro, Manoela de Castro Marques
Campos, Aline Soares
Falcão, Carla Samya Nogueira
Viana, Gardenia Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores. Educação Física. Inclusão escolar
topic Formação continuada de professores. Educação Física. Inclusão escolar
description Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar os estudos relacionados à formação continuada de professores de Educação Física para inclusão escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, considerando o procedimento, por artigos científicos, utilizando como descritores os termos: formação continuada de professores de “educação física” “inclusão escolar”; formação dos professores de “educação física” educação especial e “educação física” inclusão escolar. A busca resultou na seleção e análise de dez artigos publicados no período de 2008 a 2019 que atenderam aos aspectos relacionados à temática em estudo – formação continuada do professor de Educação Física em educação inclusiva. Verificou-se que ainda são poucas as pesquisas que abordam a Educação Física inclusiva, apesar de decorridos mais de 11 anos da publicação da política de educação especial na perspectiva inclusiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12285
10.34117/bjdv6n6-594
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12285
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12285/10306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41108-41122
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41108-41122
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41108-41122
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645460622016512