Dimensões formativas nos tempos educativos da pedagogia da alternância: um estudo a partir do pensamento de Anton Makarenko

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fábio Silva de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4396
Resumo: A presente pesquisa investigou as dimensões formativas nos tempos educativos da Pedagogia da Alternância presentes no Projeto do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Avançado de Abelardo Luz, a partir do pensamento do pedagogo soviético Anton Semiónovitch Makarenko (1888-1939). Foram consideradas a metodologia desenvolvida, a práxis pedagógica e as grandezas conceituais que o pedagogo forjou em suas vivências nas colônias educacionais nas quais lecionou, como o conceito de disciplina, coletividade, auto-organização e socialização do homem pelo trabalho coletivo. O estudo tratou de problematizar discussões que se voltam para o campo do currículo, nesse caso, os tempos educativos na Pedagogia da Alternância - tema central do estudo. O cenário da pesquisa foi o ensino médio técnico integrado do IFC - Campus Avançado de Abelardo Luz e os instrumentos utilizados para os desdobramentos de análise foram o Projeto de Curso Técnico Integrado em Agropecuária e os documentos que fundam o instituto sede do curso técnico em pesquisa. A justificativa do presente trabalho se deu pela relevância social e acadêmica ao pensar nas especificidades que o curso oferece aos estudantes que vivem do e no campo, pois o ambiente de ensino principal da pesquisa localiza-se em área de assentamento rural. A referida análise teve cunho qualitativo e a metodologia de pesquisa utilizada foi a análise teórico conceitual, sob as categorias extraídas da pedagogia de Makarenko. As reflexões foram feitas apoiadas no referencial teórico de alguns autores expoentes no campo de estudo, como Pessoti (1978), Begnami (2003), Caldart (2010), Gimonet (2007), Silva (2012), Freire (1987), Gadotti (2003), Santos (2010), Ramos (2010), Ciavatta (2014). A análise teórico conceitual foi sustentada a partir do pensamento de Makarenko e, depois de compiladas as categorias de análise, voltada aos documentos que relacionados ao Curso de Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante em Agropecuária do IFC - Campus Avançado de Abelardo Luz para se compreender a estruturação das dimensões formativas por dentro dos tempos educativos de um currículo em alternância. A análise mostrou, em sua totalidade, a importância da fundação dos institutos federais para formação integrada entre ensino médio e educação profissional, sob uma perspectiva integrativa/humanizadora de ensino, feita para e pelo coletivo, buscando a autonomia dos estudantes. Olhando especificamente para o âmbito das comunidades que vivem do e no campo, viu-se urgir uma educação profissional alocada dentro do assentamento rural, garantindo-os os mesmos direitos formativos. Foi concluído que a Pedagogia da Alternância se fez uma realidade curricular para o Curso em estudo, pois nesse âmbito o aprender e o conhecer não são obtidos através da lógica formal de aquisição ou acumulação de conhecimentos, mas envolvem um processo dialógico, não hierárquico, pautado nas relações recíprocas entre educador, educando e realidade. O planejamento pedagógico dessa formação se mostrou como principal desafio pedagógico para o desenvolvimento dessa proposição formativa. A alternância dos tempos educativos organizados por temáticas vivenciadas e experenciadas na vida cotidiana dos estudantes apareceram como ponto de equilíbrio na promoção desse ensino integral.
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O estudo tratou de problematizar discussões que se voltam para o campo do currículo, nesse caso, os tempos educativos na Pedagogia da Alternância - tema central do estudo. O cenário da pesquisa foi o ensino médio técnico integrado do IFC - Campus Avançado de Abelardo Luz e os instrumentos utilizados para os desdobramentos de análise foram o Projeto de Curso Técnico Integrado em Agropecuária e os documentos que fundam o instituto sede do curso técnico em pesquisa. A justificativa do presente trabalho se deu pela relevância social e acadêmica ao pensar nas especificidades que o curso oferece aos estudantes que vivem do e no campo, pois o ambiente de ensino principal da pesquisa localiza-se em área de assentamento rural. A referida análise teve cunho qualitativo e a metodologia de pesquisa utilizada foi a análise teórico conceitual, sob as categorias extraídas da pedagogia de Makarenko. As reflexões foram feitas apoiadas no referencial teórico de alguns autores expoentes no campo de estudo, como Pessoti (1978), Begnami (2003), Caldart (2010), Gimonet (2007), Silva (2012), Freire (1987), Gadotti (2003), Santos (2010), Ramos (2010), Ciavatta (2014). A análise teórico conceitual foi sustentada a partir do pensamento de Makarenko e, depois de compiladas as categorias de análise, voltada aos documentos que relacionados ao Curso de Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante em Agropecuária do IFC - Campus Avançado de Abelardo Luz para se compreender a estruturação das dimensões formativas por dentro dos tempos educativos de um currículo em alternância. A análise mostrou, em sua totalidade, a importância da fundação dos institutos federais para formação integrada entre ensino médio e educação profissional, sob uma perspectiva integrativa/humanizadora de ensino, feita para e pelo coletivo, buscando a autonomia dos estudantes. Olhando especificamente para o âmbito das comunidades que vivem do e no campo, viu-se urgir uma educação profissional alocada dentro do assentamento rural, garantindo-os os mesmos direitos formativos. Foi concluído que a Pedagogia da Alternância se fez uma realidade curricular para o Curso em estudo, pois nesse âmbito o aprender e o conhecer não são obtidos através da lógica formal de aquisição ou acumulação de conhecimentos, mas envolvem um processo dialógico, não hierárquico, pautado nas relações recíprocas entre educador, educando e realidade. O planejamento pedagógico dessa formação se mostrou como principal desafio pedagógico para o desenvolvimento dessa proposição formativa. A alternância dos tempos educativos organizados por temáticas vivenciadas e experenciadas na vida cotidiana dos estudantes apareceram como ponto de equilíbrio na promoção desse ensino integral.This research investigated the formative dimensions in the educational times of Pedagogy of Alternating present in the Project of the Projeto do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Avançado de Abelardo Luz, through the Soviet pedagogue Anton Semiónovitch Makarenko’s (1888-1939) thinking. The methodology, the pedagogical praxis and the conceptual dimensions that he forged during his experiences in the educational colonies where he taught were evaluated, such as the concept of discipline, collectivity, self-organization and socialization of man through collective work. The study problematized discussions turned to the field of the curriculum, in this case, the educational times in the Pedagogy of Alternating - central theme of the study. The research scenario was the integrated technical high school of the IFC - Campus Avançado de Abelardo Luz and the instruments used for the analysis unfolding were the Projeto de Curso Técnico Integrado em Agropecuária and the documents that found the technical course in research. The justification of the present work was given by the social and academic relevance when thinking about the specificities offered by the course to students who live in the countryside, as the main teaching environment of the research is located in a rural settlement area. This was a qualitative analysis and the methodology used was the conceptual theoretical analysis, under the categories extracted from Makarenko's pedagogy. The reflections were made based on the theoretical framework of some leading authors in the field of study, such as Pessoti (1978), Begnami (2003), Caldart (2010), Gimonet (2007), Silva (2012), Freire (1987), Gadotti (2003), Santos (2010), Ramos (2010), Ciavatta (2014). The conceptual theoretical analysis was based on the thought of Makarenko and, after compiling the categories of analysis, focused on documents related to the Curso de Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante em Agropecuária do IFC - Campus Avançado de Abelardo Luz to understand the structuring of the formative dimensions within the educational times of an alternating curriculum. The analysis showed, in its totality, the importance of the foundation of federal institutes for integrated training between high school and professional education, under an integrative humanizing teaching perspective, made for and by the collective, seeking the students' autonomy. Looking specifically at the scope of the communities living in and in the countryside, there was an urgent need for professional education allocated within the rural settlement, guaranteeing them the same education rights. It was concluded that Pedagogy of Alternating became a curricular reality for the Course hereby studied, because, in this scope, learning and knowing are not obtained through the formal logic of acquisition or accumulation of knowledge, but involve a dialogical, non-hierarchical process, based on reciprocal relationships between educator, student and their reality. The pedagogical planning of this education proved to be the main pedagogical challenge for the development of this proposition. The alternation of educational times organized by themes experienced in the students’ daily lives appeared as a point of balance in the promotion of this comprehensive education.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-08-16T17:54:57Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 1727902 bytes, checksum: f681e67160b16fe26bd0f5f784c07a02 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-08-17T12:17:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 1727902 bytes, checksum: f681e67160b16fe26bd0f5f784c07a02 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-17T12:17:56Z (GMT). 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