Impactos da pandemia de covid-19 sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos em Chapecó-SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4915 |
Resumo: | A produção de orgânicos pela agricultura familiar cresce gradativamente ao longo dos anos. O estado de Santa Catarina é um dos maiores produtores de orgânicos, sendo considerado um grande distribuidor e consumidor desses produtos. Na cidade de Chapecó-SC, a produção e comercialização de alimentos orgânicos têm evoluído, impulsionada pela procura da população por produtos mais nutritivos, saudáveis e livres de agrotóxicos. O principal meio de comercialização desses produtos são as feiras locais, as quais movimentam a economia e são uma alternativa de renda aos agricultores familiares. O objetivo deste trabalho é caracterizar e identificar os principais impactos da pandemia de Covid-19 sobre a produção de produtos orgânicos na cidade de Chapecó-SC. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a fevereiro de 2021, no município de Chapecó-SC. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas remotas com produtores orgânicos que atuam nas feiras livres do município (n=8). Os resultados indicam que os produtores orgânicos são caracterizados pela agricultura familiar e pela consciência socioambiental. A produção orgânica também é um alternativa para geração de renda e o fortalecimento da relação com os consumidores. O estudo também identificou tendência de aumento da demanda por produtos orgânicos, puxada pela procura por alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, particularmente durante a pandemia de Covid-19. A expansão do mercado de orgânicos, no entanto, depende de estratégias e políticas públicas para promover a produção, com foco na assistência técnica e eficiência produtiva. A pandemia de Covid-19 afetou diretamente os agricultores familiares, principalmente aqueles que comercializavam seus produtos em mercados locais e institucionais, com prejuízo às vendas e a renda familiar. Porém, alguns produtores se reinventaram através da adoção de novas formas de comercialização. |
id |
UFFS_8a3772535e4bc780801e896c538d578a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/4915 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Leite, João Guilherme Dal BeloSilva, Vanessa NeumannTironi, Siumar PedroAgnoletto, Jéssica Thaís2021-09-272022-01-05T12:05:22Z2021-11-112022-01-05T12:05:22Z2021-09-27https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4915A produção de orgânicos pela agricultura familiar cresce gradativamente ao longo dos anos. O estado de Santa Catarina é um dos maiores produtores de orgânicos, sendo considerado um grande distribuidor e consumidor desses produtos. Na cidade de Chapecó-SC, a produção e comercialização de alimentos orgânicos têm evoluído, impulsionada pela procura da população por produtos mais nutritivos, saudáveis e livres de agrotóxicos. O principal meio de comercialização desses produtos são as feiras locais, as quais movimentam a economia e são uma alternativa de renda aos agricultores familiares. O objetivo deste trabalho é caracterizar e identificar os principais impactos da pandemia de Covid-19 sobre a produção de produtos orgânicos na cidade de Chapecó-SC. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a fevereiro de 2021, no município de Chapecó-SC. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas remotas com produtores orgânicos que atuam nas feiras livres do município (n=8). Os resultados indicam que os produtores orgânicos são caracterizados pela agricultura familiar e pela consciência socioambiental. A produção orgânica também é um alternativa para geração de renda e o fortalecimento da relação com os consumidores. O estudo também identificou tendência de aumento da demanda por produtos orgânicos, puxada pela procura por alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, particularmente durante a pandemia de Covid-19. A expansão do mercado de orgânicos, no entanto, depende de estratégias e políticas públicas para promover a produção, com foco na assistência técnica e eficiência produtiva. A pandemia de Covid-19 afetou diretamente os agricultores familiares, principalmente aqueles que comercializavam seus produtos em mercados locais e institucionais, com prejuízo às vendas e a renda familiar. Porém, alguns produtores se reinventaram através da adoção de novas formas de comercialização.The production of organics by family farms gradually grows over the years. The state of Santa Catarina is one of the largest producers of organic products, being considered a major distributor and consumer of these products. In the city of Chapecó-SC, the production and sale of organic food has evolved, driven by the population's demand for more nutritious, healthy and pesticide-free products. The main means of marketing these products are through local agriculture markets, which move the economy and are an income alternative for family farmers. The objective of this work is to characterize and identify the main impacts of the Covid -19 pandemic on the production of organic products in the city of Chapecó-SC. The survey was conducted from January to February 2021, in the municipality of Chapecó-SC. Data collection was carried out through remote interviews with organic producers that sell their products in agricultural markets in the city (n=8). The results indicate that organic producers are characterized by family farming and socio-environmental awareness. Organic production is also an alternative for generating income and strengthening the relationship with consumers. The study also identified an increasing demand for organic products, driven by the demand for healthier and pesticide-free foods, particularly during the Covid-19 pandemic. The expansion of the organic market, however, depends on strategies and public policies to promote production, with a focus on technical assistance and production efficiency. The Covid-19 pandemic directly affected family farmers, especially those who sold their products in local and institutional markets, with loss of sales and family income. However, some farmers have reinvented themselves by adopting new forms of commercialization.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-11-11T10:05:04Z No. of bitstreams: 1 AGNOLETTO.pdf: 1764793 bytes, checksum: 7171170626eac548ad722ffa0cc13124 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-05T12:05:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AGNOLETTO.pdf: 1764793 bytes, checksum: 7171170626eac548ad722ffa0cc13124 (MD5)Made available in DSpace on 2022-01-05T12:05:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGNOLETTO.pdf: 1764793 bytes, checksum: 7171170626eac548ad722ffa0cc13124 (MD5) Previous issue date: 2021-09-27porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóAgricultura familiarComércioPandemiaCovid-19Produtos agrícolas orgânicosDesenvolvimento ruralEconomia agrícolaImpactos da pandemia de covid-19 sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos em Chapecó-SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4915/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALAGNOLETTO.pdfAGNOLETTO.pdfapplication/pdf1764793https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4915/1/AGNOLETTO.pdf7171170626eac548ad722ffa0cc13124MD51prefix/49152022-01-05 10:05:22.573oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242022-01-05T12:05:22Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impactos da pandemia de covid-19 sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos em Chapecó-SC |
title |
Impactos da pandemia de covid-19 sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos em Chapecó-SC |
spellingShingle |
Impactos da pandemia de covid-19 sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos em Chapecó-SC Agnoletto, Jéssica Thaís Agricultura familiar Comércio Pandemia Covid-19 Produtos agrícolas orgânicos Desenvolvimento rural Economia agrícola |
title_short |
Impactos da pandemia de covid-19 sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos em Chapecó-SC |
title_full |
Impactos da pandemia de covid-19 sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos em Chapecó-SC |
title_fullStr |
Impactos da pandemia de covid-19 sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos em Chapecó-SC |
title_full_unstemmed |
Impactos da pandemia de covid-19 sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos em Chapecó-SC |
title_sort |
Impactos da pandemia de covid-19 sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos em Chapecó-SC |
author |
Agnoletto, Jéssica Thaís |
author_facet |
Agnoletto, Jéssica Thaís |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leite, João Guilherme Dal Belo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Vanessa Neumann |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Tironi, Siumar Pedro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agnoletto, Jéssica Thaís |
contributor_str_mv |
Leite, João Guilherme Dal Belo Silva, Vanessa Neumann Tironi, Siumar Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agricultura familiar Comércio Pandemia Covid-19 Produtos agrícolas orgânicos Desenvolvimento rural Economia agrícola |
topic |
Agricultura familiar Comércio Pandemia Covid-19 Produtos agrícolas orgânicos Desenvolvimento rural Economia agrícola |
description |
A produção de orgânicos pela agricultura familiar cresce gradativamente ao longo dos anos. O estado de Santa Catarina é um dos maiores produtores de orgânicos, sendo considerado um grande distribuidor e consumidor desses produtos. Na cidade de Chapecó-SC, a produção e comercialização de alimentos orgânicos têm evoluído, impulsionada pela procura da população por produtos mais nutritivos, saudáveis e livres de agrotóxicos. O principal meio de comercialização desses produtos são as feiras locais, as quais movimentam a economia e são uma alternativa de renda aos agricultores familiares. O objetivo deste trabalho é caracterizar e identificar os principais impactos da pandemia de Covid-19 sobre a produção de produtos orgânicos na cidade de Chapecó-SC. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a fevereiro de 2021, no município de Chapecó-SC. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas remotas com produtores orgânicos que atuam nas feiras livres do município (n=8). Os resultados indicam que os produtores orgânicos são caracterizados pela agricultura familiar e pela consciência socioambiental. A produção orgânica também é um alternativa para geração de renda e o fortalecimento da relação com os consumidores. O estudo também identificou tendência de aumento da demanda por produtos orgânicos, puxada pela procura por alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, particularmente durante a pandemia de Covid-19. A expansão do mercado de orgânicos, no entanto, depende de estratégias e políticas públicas para promover a produção, com foco na assistência técnica e eficiência produtiva. A pandemia de Covid-19 afetou diretamente os agricultores familiares, principalmente aqueles que comercializavam seus produtos em mercados locais e institucionais, com prejuízo às vendas e a renda familiar. Porém, alguns produtores se reinventaram através da adoção de novas formas de comercialização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-11 2022-01-05T12:05:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-05T12:05:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4915 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4915/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/4915/1/AGNOLETTO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 7171170626eac548ad722ffa0cc13124 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094625459175424 |