Embates ideológicos presentes em enunciados do espetáculo som e luz, realizado no sítio arqueólogico São Miguel Arcanjo - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Diana Jucieli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/327
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como se dão conflitos ideológicos construídos em enunciados do “Espetáculo Som e Luz”, realizado em São Miguel das Missões – RS. A atração, que tem a duração de aproximada de 1 hora, consiste em jogo de luzes que ilumina a Catedral e outros elementos que fazem parte do cenário do Sítio Arqueológico, como árvores e o próprio campo, por onde, no passado, caminharam índios e padres. Para a construção dos sentidos nesse Espetáculo, o integram, além das luzes, diálogos entre personagens que fizeram parte da história de São Miguel, como o índio Sepé Tiaraju, jesuítas e representantes de Portugal e Espanha, coroas que disputavam o território dos Sete Povos. Durante falas do Espetáculo, observamos que há uma tensão ideológica entre dois grupos: um, composto principalmente por índios e padres, e outro composto por portugueses e espanhóis que estavam articulando a troca do território dos Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento (propriedade portuguesa até então). Além desses dois grupos, Terra e Ruína, que são personificadas, conduzem o Espetáculo e mostram-se ao lado dos índios e dos padres, a quem a Ruína trata como “pais”, já que por eles foi edificada, e a Terra como filhos. Como os elementos ideológicos que são importantes para a construção de sentido no “Som e luz” são inúmeros, neste trabalho enfocamos, principalmente, nas diferenças ideológicas possíveis de serem identificadas com base em alguns enunciados dos personagens dos dois grupos acima citados. A partir de nossa leitura dos enunciados dos personagens, buscamos identificar ideologias que os constituem, além de apontar estratégias discursivas que nos levam a formular hipóteses a respeito de suas ideologias. Para a realização deste trabalho, tomamos como base os pressupostos teóricos e metodológicos formulados pelo Círculo de Bakhtin e por estudiosos que vêm desenvolvendo seus estudos no âmbito dos estudos bakhtinianos. Tendo o texto como objeto de nossa pesquisa, estudamos diálogos impregnados de ideologias, aspirando entender como acontecem os embates ideológicos. Ao analisar os enunciados, questões como contexto, seleção lexical e entonação foram fundamentais para nossa leitura e compreensão. Conceitos centrais como signo, ideologia, diálogo e dialogismo são discutidos e dão suporte para a análise. Como conclusão, entendemos que os embates ideológicos reconstruídos no Espetáculo, são fruto das realidades e das diferentes verdades que traziam consigo personagens do Espetáculo. Para missioneiros (índios e padres) e europeus colonizadores (portugueses e espanhóis), as visões sobre o mundo eram diferentes, o que se comprova pelos confrontos que estabelecem representantes desses segmentos. Exemplos das diferentes ideologias podem ser observadas nas relações que os grupos estabelecem com “trabalho”, com a “terra”, entre outros. Enquanto para os missioneiros, suas terras eram chamadas de “querência”, palavra que remete a certo sentimentalismo, para os colonizadores, é tratada como “território”, termo que sugere posse, domínio. Este e outros confrontos ideológicos podem ser percebidos em diálogos cheios de tensão, ou em simples comentários que revelam, por exemplo, como cada grupo enxergava o trabalho e o motivo da guerra travada entre missioneiros contra o exército luso-espanhol.
id UFFS_8e10cf6438f7827928dfedbf9afcfdc1
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/327
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Dias, Ana Beatriz FerreiraSchneiders, Caroline MallmannSilva, Juliani Borchardt daRibeiro, Diana Jucieli2016-06-242017-06-13T12:57:42Z2017-06-092017-06-13T12:57:42Z2016-06-24https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/327O presente trabalho tem como objetivo compreender como se dão conflitos ideológicos construídos em enunciados do “Espetáculo Som e Luz”, realizado em São Miguel das Missões – RS. A atração, que tem a duração de aproximada de 1 hora, consiste em jogo de luzes que ilumina a Catedral e outros elementos que fazem parte do cenário do Sítio Arqueológico, como árvores e o próprio campo, por onde, no passado, caminharam índios e padres. Para a construção dos sentidos nesse Espetáculo, o integram, além das luzes, diálogos entre personagens que fizeram parte da história de São Miguel, como o índio Sepé Tiaraju, jesuítas e representantes de Portugal e Espanha, coroas que disputavam o território dos Sete Povos. Durante falas do Espetáculo, observamos que há uma tensão ideológica entre dois grupos: um, composto principalmente por índios e padres, e outro composto por portugueses e espanhóis que estavam articulando a troca do território dos Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento (propriedade portuguesa até então). Além desses dois grupos, Terra e Ruína, que são personificadas, conduzem o Espetáculo e mostram-se ao lado dos índios e dos padres, a quem a Ruína trata como “pais”, já que por eles foi edificada, e a Terra como filhos. Como os elementos ideológicos que são importantes para a construção de sentido no “Som e luz” são inúmeros, neste trabalho enfocamos, principalmente, nas diferenças ideológicas possíveis de serem identificadas com base em alguns enunciados dos personagens dos dois grupos acima citados. A partir de nossa leitura dos enunciados dos personagens, buscamos identificar ideologias que os constituem, além de apontar estratégias discursivas que nos levam a formular hipóteses a respeito de suas ideologias. Para a realização deste trabalho, tomamos como base os pressupostos teóricos e metodológicos formulados pelo Círculo de Bakhtin e por estudiosos que vêm desenvolvendo seus estudos no âmbito dos estudos bakhtinianos. Tendo o texto como objeto de nossa pesquisa, estudamos diálogos impregnados de ideologias, aspirando entender como acontecem os embates ideológicos. Ao analisar os enunciados, questões como contexto, seleção lexical e entonação foram fundamentais para nossa leitura e compreensão. Conceitos centrais como signo, ideologia, diálogo e dialogismo são discutidos e dão suporte para a análise. Como conclusão, entendemos que os embates ideológicos reconstruídos no Espetáculo, são fruto das realidades e das diferentes verdades que traziam consigo personagens do Espetáculo. Para missioneiros (índios e padres) e europeus colonizadores (portugueses e espanhóis), as visões sobre o mundo eram diferentes, o que se comprova pelos confrontos que estabelecem representantes desses segmentos. Exemplos das diferentes ideologias podem ser observadas nas relações que os grupos estabelecem com “trabalho”, com a “terra”, entre outros. Enquanto para os missioneiros, suas terras eram chamadas de “querência”, palavra que remete a certo sentimentalismo, para os colonizadores, é tratada como “território”, termo que sugere posse, domínio. Este e outros confrontos ideológicos podem ser percebidos em diálogos cheios de tensão, ou em simples comentários que revelam, por exemplo, como cada grupo enxergava o trabalho e o motivo da guerra travada entre missioneiros contra o exército luso-espanhol.El presente trabajo tiene como objetivo comprender como ocurren los conflictos ideológicos construidos en enunciados del “Espetáculo Som e Luz”, de São Miguel das Missões – RS. La atracción, que tiene la duración aproximada de 1 hora, consiste en juego de luces que iluminan la Catedral y otros elementos que hacen parte del escenario del Sítio Arqueológico, como arboles y el proprio campo, donde, en el pasado, caminaran indios y curas. Para la construcción de sentidos en Espectáculo, lo integran, además de luces, diálogos entre personajes que hicieron parte de la historia de São Miguel, como el indio Sepé Tiaraju, jesuitas y representantes de Portugal y España, reinos que disputaban el territorio de los Siete Pueblos. Durante las hablas del Espectáculo, observamos que existe una tensión ideológica entre dos grupos: un, compuesto principalmente por indios y curas, y otro, compuesto por portugueses y españoles que estaban articulando el cambio del territorio donde estaban los Siete Pueblos de las Misiones por la Colonia del Sacramento (propiedad portuguesa hasta el momento). Además de los dos grupos, “Terra” e “Ruína”, que son personificadas, conducen el Espectáculo y expresan que están al lado de los indios y curas, a quienes, la “Ruína” trata como padres, ya que por ellos fue edificada, y la “Terra” como hijos. Como los elementos ideológicos que son importantes para la construcción de sentido en el “Som e Luz” son inúmeros, en este trabajo enfocamos, principalmente, en las diferencias ideológicas posibles de ser identificadas con base en enunciados de los personajes de los dos grupos citados arriba. A partir de nuestra lectura de los enunciados de personajes, buscamos identificar ideologías que los constituyen y apuntar estrategias discursivas que nos llevan a formular hipótesis al respecto de sus ideologías. Para la realización de este trabajo, tomamos como base los presupuestos teóricos y metodológicos formulados por el Círculo de Bakhtin y por estudiosos que están desarrollando sus estudios en el ámbito de los estudios bakhtinianos. Teniendo el texto como objeto de nuestra pesquisa, estudiamos diálogos impregnados de ideologías, aspirando entender como ocurren los embates ideológicos. Al analizar los enunciados, cuestiones como contexto, selección lexical y entonación fueran fundamentales para la lectura y comprensión. Conceptos centrales como signo, ideología, diálogo y dialogismo fueran discutidas y son suporte para las analices. Como conclusión, entendemos que los embates ideológicos reconstruidos en el “Espetáculo Som e Luz” son fruto de las realidades y de las distintas verdades que llevaban los personajes del Espectáculo. Para misioneros (indios y curas) y europeos colonizadores (portugueses y españoles), las miradas a respecto del mundo eran distintas, lo que se comprueba pelas peleas que establecen representantes de estos segmentos. Ejemplos de las distintas ideologías pueden ser observados en las relaciones que los grupos establecen con el trabajo, con la tierra, entre otros. Mientras para los misioneros, sus tierras eran llamadas de “querencia” palabra que remete a cierto sentimentalismo, para los colonizadores, es tratada como “territorio”, termo que sugiere pose, dominio. Esta y otras peleas ideológicas pueden ser percibidas en diálogos llenos de tensión, o en sencillos comentarios que revelan, por ejemplo, como cada grupo miraba el trabajo, el motivo de la guerra trabada entre misioneros contra el ejército luso-español.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-09T18:19:22Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 441643 bytes, checksum: 2ccbb6ad31c9af38cce0c1ae51498ab6 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T12:57:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 441643 bytes, checksum: 2ccbb6ad31c9af38cce0c1ae51498ab6 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-13T12:57:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 441643 bytes, checksum: 2ccbb6ad31c9af38cce0c1ae51498ab6 (MD5) Previous issue date: 2016-06-24porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoIdeologiasInterpratação de textoAnálise de narrativaSão Miguel das MissóesPeça teatralRegião MissioneiraEstudos bakhtinianosEmbates ideológicos presentes em enunciados do espetáculo som e luz, realizado no sítio arqueólogico São Miguel Arcanjo - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/327/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALRIBEIRO.pdfRIBEIRO.pdfapplication/pdf441643https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/327/1/RIBEIRO.pdf2ccbb6ad31c9af38cce0c1ae51498ab6MD51prefix/3272017-06-13 09:57:42.332oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242017-06-13T12:57:42Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Embates ideológicos presentes em enunciados do espetáculo som e luz, realizado no sítio arqueólogico São Miguel Arcanjo - RS
title Embates ideológicos presentes em enunciados do espetáculo som e luz, realizado no sítio arqueólogico São Miguel Arcanjo - RS
spellingShingle Embates ideológicos presentes em enunciados do espetáculo som e luz, realizado no sítio arqueólogico São Miguel Arcanjo - RS
Ribeiro, Diana Jucieli
Ideologias
Interpratação de texto
Análise de narrativa
São Miguel das Missóes
Peça teatral
Região Missioneira
Estudos bakhtinianos
title_short Embates ideológicos presentes em enunciados do espetáculo som e luz, realizado no sítio arqueólogico São Miguel Arcanjo - RS
title_full Embates ideológicos presentes em enunciados do espetáculo som e luz, realizado no sítio arqueólogico São Miguel Arcanjo - RS
title_fullStr Embates ideológicos presentes em enunciados do espetáculo som e luz, realizado no sítio arqueólogico São Miguel Arcanjo - RS
title_full_unstemmed Embates ideológicos presentes em enunciados do espetáculo som e luz, realizado no sítio arqueólogico São Miguel Arcanjo - RS
title_sort Embates ideológicos presentes em enunciados do espetáculo som e luz, realizado no sítio arqueólogico São Miguel Arcanjo - RS
author Ribeiro, Diana Jucieli
author_facet Ribeiro, Diana Jucieli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Ana Beatriz Ferreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Schneiders, Caroline Mallmann
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Juliani Borchardt da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Diana Jucieli
contributor_str_mv Dias, Ana Beatriz Ferreira
Schneiders, Caroline Mallmann
Silva, Juliani Borchardt da
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologias
Interpratação de texto
Análise de narrativa
São Miguel das Missóes
Peça teatral
Região Missioneira
Estudos bakhtinianos
topic Ideologias
Interpratação de texto
Análise de narrativa
São Miguel das Missóes
Peça teatral
Região Missioneira
Estudos bakhtinianos
description O presente trabalho tem como objetivo compreender como se dão conflitos ideológicos construídos em enunciados do “Espetáculo Som e Luz”, realizado em São Miguel das Missões – RS. A atração, que tem a duração de aproximada de 1 hora, consiste em jogo de luzes que ilumina a Catedral e outros elementos que fazem parte do cenário do Sítio Arqueológico, como árvores e o próprio campo, por onde, no passado, caminharam índios e padres. Para a construção dos sentidos nesse Espetáculo, o integram, além das luzes, diálogos entre personagens que fizeram parte da história de São Miguel, como o índio Sepé Tiaraju, jesuítas e representantes de Portugal e Espanha, coroas que disputavam o território dos Sete Povos. Durante falas do Espetáculo, observamos que há uma tensão ideológica entre dois grupos: um, composto principalmente por índios e padres, e outro composto por portugueses e espanhóis que estavam articulando a troca do território dos Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento (propriedade portuguesa até então). Além desses dois grupos, Terra e Ruína, que são personificadas, conduzem o Espetáculo e mostram-se ao lado dos índios e dos padres, a quem a Ruína trata como “pais”, já que por eles foi edificada, e a Terra como filhos. Como os elementos ideológicos que são importantes para a construção de sentido no “Som e luz” são inúmeros, neste trabalho enfocamos, principalmente, nas diferenças ideológicas possíveis de serem identificadas com base em alguns enunciados dos personagens dos dois grupos acima citados. A partir de nossa leitura dos enunciados dos personagens, buscamos identificar ideologias que os constituem, além de apontar estratégias discursivas que nos levam a formular hipóteses a respeito de suas ideologias. Para a realização deste trabalho, tomamos como base os pressupostos teóricos e metodológicos formulados pelo Círculo de Bakhtin e por estudiosos que vêm desenvolvendo seus estudos no âmbito dos estudos bakhtinianos. Tendo o texto como objeto de nossa pesquisa, estudamos diálogos impregnados de ideologias, aspirando entender como acontecem os embates ideológicos. Ao analisar os enunciados, questões como contexto, seleção lexical e entonação foram fundamentais para nossa leitura e compreensão. Conceitos centrais como signo, ideologia, diálogo e dialogismo são discutidos e dão suporte para a análise. Como conclusão, entendemos que os embates ideológicos reconstruídos no Espetáculo, são fruto das realidades e das diferentes verdades que traziam consigo personagens do Espetáculo. Para missioneiros (índios e padres) e europeus colonizadores (portugueses e espanhóis), as visões sobre o mundo eram diferentes, o que se comprova pelos confrontos que estabelecem representantes desses segmentos. Exemplos das diferentes ideologias podem ser observadas nas relações que os grupos estabelecem com “trabalho”, com a “terra”, entre outros. Enquanto para os missioneiros, suas terras eram chamadas de “querência”, palavra que remete a certo sentimentalismo, para os colonizadores, é tratada como “território”, termo que sugere posse, domínio. Este e outros confrontos ideológicos podem ser percebidos em diálogos cheios de tensão, ou em simples comentários que revelam, por exemplo, como cada grupo enxergava o trabalho e o motivo da guerra travada entre missioneiros contra o exército luso-espanhol.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-13T12:57:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-09
2017-06-13T12:57:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/327
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/327/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/327/1/RIBEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
2ccbb6ad31c9af38cce0c1ae51498ab6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799765375096717312