A transição para o Ensino Fundamental II: desafios da coordenação pedagógica e da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cozer, Tatiana Tais
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3996
Resumo: A presente dissertação intitulada como “A Transição para o Ensino Fundamental II: Desafios da Coordenação Pedagógica e da Docência” teve, como foco, a reflexão sobre o processo de transição dos anos iniciais aos anos finais do ensino fundamental. O objetivo principal do estudo foi investigar os processos que acontecem no momento da transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental e de que maneira a formação continuada de professores proposta pela coordenação pedagógica contribui para a compreensão desse movimento. A pesquisa caracteriza-se pelo viés do caráter qualitativo, classificada como pesquisa-ação, com enfoque descritivo-interpretativo e com apoio teórico em estudo bibliográfico, considerando as contribuições de autores como: Barreto (2011, 2015), Domingues (2015), Freitas (2014), Fusari (1992), Gatti (1996, 2016), Libâneo (2001), Nóvoa (1992, 1999, 2000, 2003), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida tendo como sujeitos investigados os estudantes do 5º, 6º e 7º ano e os professores da EEEM Professora Helvética Rotta Magnabosco. A geração de dados para o estudo deu-se por meio de rodas de conversa com as referidas turmas e com os professores por intermédio do conselho de classe e das formações continuadas com o coletivo de docentes. Em relação à transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, foi possível observar pela ótica dos estudantes sete categorias que representam os principais processos que ocorrem durante a transição: migração para a pluridocência, processo de ensino e aprendizagem, orientação familiar, indisciplina, desempenho escolar, turno da aula e perfil docente. Na perspectiva dos professores, evidenciaram-se cinco categorias que registram as fragilidades relacionadas à dinâmica do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em situação de transição: imaturidade, dependência e falta de limites, perfil profissional, pluridocência, afetividade e conselho de classe. Durante o processo de observação e escuta dos envolvidos na pesquisa, tornou-se plausível construir possibilidades de mediação, tanto para os estudantes quanto para professores, coordenação pedagógica e pais. Tais possibilidades resultaram no produto final desta dissertação, que serão entregues à direção da EEEM. Professora Helvética Rotta Magnabosco e à 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
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A pesquisa caracteriza-se pelo viés do caráter qualitativo, classificada como pesquisa-ação, com enfoque descritivo-interpretativo e com apoio teórico em estudo bibliográfico, considerando as contribuições de autores como: Barreto (2011, 2015), Domingues (2015), Freitas (2014), Fusari (1992), Gatti (1996, 2016), Libâneo (2001), Nóvoa (1992, 1999, 2000, 2003), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida tendo como sujeitos investigados os estudantes do 5º, 6º e 7º ano e os professores da EEEM Professora Helvética Rotta Magnabosco. A geração de dados para o estudo deu-se por meio de rodas de conversa com as referidas turmas e com os professores por intermédio do conselho de classe e das formações continuadas com o coletivo de docentes. Em relação à transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, foi possível observar pela ótica dos estudantes sete categorias que representam os principais processos que ocorrem durante a transição: migração para a pluridocência, processo de ensino e aprendizagem, orientação familiar, indisciplina, desempenho escolar, turno da aula e perfil docente. Na perspectiva dos professores, evidenciaram-se cinco categorias que registram as fragilidades relacionadas à dinâmica do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em situação de transição: imaturidade, dependência e falta de limites, perfil profissional, pluridocência, afetividade e conselho de classe. Durante o processo de observação e escuta dos envolvidos na pesquisa, tornou-se plausível construir possibilidades de mediação, tanto para os estudantes quanto para professores, coordenação pedagógica e pais. Tais possibilidades resultaram no produto final desta dissertação, que serão entregues à direção da EEEM. Professora Helvética Rotta Magnabosco e à 15ª Coordenadoria Regional de Educação.The present dissertation entitled “A Transição para o Ensino Fundamental II: Desafios da Coordenação Pedagógica e da Docência” focused on reflecting on the transition process from the initial years to the final years of elementary education. The main objective of the study was to investigate the processes that take place at the moment of the transition from the 5th to the 6th year of elementary education and how the continuing education of teachers proposed by the pedagogical coordination contributes to the understanding of this movement. The research is characterized by the qualitative bias, classified as action research, with a descriptive-interpretative focus and with theoretical support in a bibliographic study, considering the contributions of authors such as: Barreto (2011, 2015), Domingues (2015), Freitas (2014), Fusari (1992), Gatti (1996, 2016), Libâneo (2001), Nóvoa (1992, 1999, 2000, 2003), among others. The research was developed with 5th, 6th and 7th year students and teachers from EEEM Professora Helvética Rotta Magnabosco. The generation of data for the study took place through conversation circles with the respective classes and with teachers through the class council and continuing formation with the collective of teachers. Regarding the transition from the 5th to the 6th year of elementary school, it was possible to observe, from the students' point of view, seven categories that represent the main processes that occur during the transition: migration to pluridocence, teaching and learning process, family orientation, indiscipline, school performance, class shift and teaching profile. From the perspective of the teachers, five categories were evidenced that registered the weaknesses related to the dynamics of the teaching and learning process of students in a transition situation: immaturity, dependence and lack of limits, professional profile, multidisciplinary, affectivity and class advice. During the process of observation and listening of those involved in the research, it became possible to build mediation possibilities, both for students and for teachers, pedagogical coordination and parents. Such possibilities resulted in the final product of this dissertation, which will be delivered to the EEEM. Professora Helvética Rotta Magnabosco and for the 15th Regional Education Coordination.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-15T02:12:36Z No. of bitstreams: 1 COZER.pdf: 1686336 bytes, checksum: eddcdd741783dcf5dce9dcfbb2efe3a5 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-15T20:59:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COZER.pdf: 1686336 bytes, checksum: eddcdd741783dcf5dce9dcfbb2efe3a5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-15T20:59:35Z (GMT). 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