Nos braços da resistência: o espaço da educação popular nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Daiane Bornelli de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3949
Resumo: O presente estudo tem como tema de investigação a educação popular nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O objetivo que fundamenta essa pesquisa é identificar se os cursos de licenciatura da UFFS Campus Erechim/RS contemplam a dimensão “popular emancipadora” defendida em seus documentos oficiais, buscando compreender, na prática, como se constitui essa dimensão. A metodologia configura um estudo quanti-qualitativo de tipo exploratório e descritivo que tem por instrumentos de coleta de dados o questionário para levantamento do perfil do(a) acadêmico(a) das licenciaturas, análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade, bem como dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura. Também conta com e entrevista semiestruturada com representantes de entidades que fizeram parte do processo de instalação da UFFS na cidade de Erechim, licenciandos(as), egressos(as), coordenadores(as) das seis licenciaturas da instituição. A organização e análise dos dados ocorre a partir de três categorias analíticas, denominadas dimensões. A primeira categoria corresponde à “Dimensão mobilizadora dos(as) sujeitos(as): escolha, permanência e continuidade”. A segunda categoria de análise está relacionada à “Dimensão política: percalços e avanços da educação popular na UFFS Campus Erechim/RS”. Na terceira categoria examinam-se os currículos dos cursos de licenciatura e é denominada “Dimensão pedagógica: a educação popular nos currículos das licenciaturas”. Os dados coletados foram costurados com análises nos campos da educação popular: BRANDÃO (2002; 2008; 2014), CARRILLO (2007); FREIRE (1979; 1980; 1987; 2000a, 2002), entre outros(as). BOURDIEU; PASSERON (2010), BOURDIEU (1998), MÉSZARÓS (2008) MARTUCELLI (2007), entre outros(as), serviram como fonte de análise para as questões de caráter sociológico. Com relação ao currículo, a investigação tem como referência APPLE (1994), SACRISTÁN (2000), SILVA (2017), entre outros(as). A partir dessa pesquisa, tornou-se possível avaliar qual o espaço da educação popular nos cursos de licenciatura da UFFS Campus Erechim/RS, tanto no que se refere ao currículo oficial, quanto nos espaços e vivência dentro do ambiente universitário. Constatou-se, a partir desse estudo, que a educação popular se encontra presente na instituição na teoria proposta nos documentos oficiais, em seus espaços, nas atividades extracurriculares, nas vivências e debates promovidos(as) pela transversalidade dos temas debatidos em sala de aula. Entretanto, a temática não é contemplada de forma significativa nos currículos da maioria dos cursos da instituição. Por conseguinte, reitera-se o compromisso da pesquisadora com a exigência do curso de Mestrado Profissional em Educação, de socialização dos dados da pesquisa para a comunidade acadêmica e geral, uma vez que os resultados obtidos serão de grande valia para possíveis contribuições para os cursos de licenciatura da UFFS Campus Erechim/RS.
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Também conta com e entrevista semiestruturada com representantes de entidades que fizeram parte do processo de instalação da UFFS na cidade de Erechim, licenciandos(as), egressos(as), coordenadores(as) das seis licenciaturas da instituição. A organização e análise dos dados ocorre a partir de três categorias analíticas, denominadas dimensões. A primeira categoria corresponde à “Dimensão mobilizadora dos(as) sujeitos(as): escolha, permanência e continuidade”. A segunda categoria de análise está relacionada à “Dimensão política: percalços e avanços da educação popular na UFFS Campus Erechim/RS”. Na terceira categoria examinam-se os currículos dos cursos de licenciatura e é denominada “Dimensão pedagógica: a educação popular nos currículos das licenciaturas”. Os dados coletados foram costurados com análises nos campos da educação popular: BRANDÃO (2002; 2008; 2014), CARRILLO (2007); FREIRE (1979; 1980; 1987; 2000a, 2002), entre outros(as). BOURDIEU; PASSERON (2010), BOURDIEU (1998), MÉSZARÓS (2008) MARTUCELLI (2007), entre outros(as), serviram como fonte de análise para as questões de caráter sociológico. Com relação ao currículo, a investigação tem como referência APPLE (1994), SACRISTÁN (2000), SILVA (2017), entre outros(as). A partir dessa pesquisa, tornou-se possível avaliar qual o espaço da educação popular nos cursos de licenciatura da UFFS Campus Erechim/RS, tanto no que se refere ao currículo oficial, quanto nos espaços e vivência dentro do ambiente universitário. Constatou-se, a partir desse estudo, que a educação popular se encontra presente na instituição na teoria proposta nos documentos oficiais, em seus espaços, nas atividades extracurriculares, nas vivências e debates promovidos(as) pela transversalidade dos temas debatidos em sala de aula. Entretanto, a temática não é contemplada de forma significativa nos currículos da maioria dos cursos da instituição. Por conseguinte, reitera-se o compromisso da pesquisadora com a exigência do curso de Mestrado Profissional em Educação, de socialização dos dados da pesquisa para a comunidade acadêmica e geral, uma vez que os resultados obtidos serão de grande valia para possíveis contribuições para os cursos de licenciatura da UFFS Campus Erechim/RS.This study has as its research theme popular education in undergraduate courses at the Federal University of Fronteira Sul - Campus Erechim. The objective on which this research is based is to identify whether the undergraduate courses at UFFS Campus Erechim / RS include the “popular emancipatory” dimension defended in its official documents, seeking to understand, in practice, how this dimension is constituted. The methodology configures a quantitative-qualitative study of exploratory and descriptive type that has as instruments of data collection the questionnaire to survey the profile of the undergraduate academic, documentary analysis of the Institutional Development Plan of the university, as well as the Pedagogical Projects of the Licentiate Courses. It also has a semi-structured interview with representatives of entities that were part of the UFFS installation process in the city of Erechim, graduates, graduates, coordinators of the institution's six degrees. The organization and analysis of data occurs from three analytical categories, called dimensions. The first category corresponds to the “Mobilizing dimension of the subjects: choice, permanence and continuity”. The second category of analysis is related to the “Political dimension: mishaps and advances in popular education at UFFS Campus Erechim / RS”. The third category examines the curricula of undergraduate courses and is called “Pedagogical dimension: popular education in undergraduate curricula”. The collected data were sewn with analyzes in the fields of popular education: BRANDÃO (2002; 2008; 2014), CARRILLO (2007); FREIRE (1979; 1980; 1987; 2000a, 2002), among others. BOURDIEU; PASSERON (2010), BOURDIEU (1998), MÉSZARÓS (2008) MARTUCELLI (2007), among others, served as a source of analysis for questions of a sociological nature. Regarding the curriculum, the investigation is based on APPLE (1994), SACRISTÁN (2000), SILVA (2017), among others. Based on this research, it became possible to assess the scope of popular education in the undergraduate courses at UFFS Campus Erechim / RS, both with regard to the official curriculum, as well as in the spaces and experience within the university environment. It was found, from this study, that popular education is present in the institution in the theory proposed in the official documents, in its spaces, in extracurricular activities, in the experiences and debates promoted by the transversality of the themes discussed in the classroom . However, the theme is not considered significantly in the curricula of most courses at the institution. Therefore, the researcher's commitment to the requirement of the Professional Master's Degree in Education, of socializing research data for the academic and general community, is reiterated, since the results obtained will be of great value for possible contributions to the undergraduate courses at UFFS Campus Erechim / RS.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-06T17:58:33Z No. of bitstreams: 1 ANDRADE.pdf: 2257589 bytes, checksum: ad381c1ac9aa734033aa98ba4dbae62a (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-07T17:09:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANDRADE.pdf: 2257589 bytes, checksum: ad381c1ac9aa734033aa98ba4dbae62a (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T17:09:53Z (GMT). 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