Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheid, Liara Laís
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1730
Resumo: O uso das redes sociais como referência de divulgação de uma marca tornou-se um comportamento importante para os processos de marketing digital. O Facebook, enquanto ferramenta de disseminação da informação é um recurso que possibilita o monitoramento da interação entre os seus usuários e a replicação de audiência. O objetivo deste estudo foi analisar a interação da Fanpage do Facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, com seus seguidores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com dados secundários e de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através da Fanpage da IES, e foram obtidos através de um relatório gerado pela própria Fanpage. A análise considerou o período de abril à agosto de 2017; e para dar subsídio aos dados coletados referente as tipologias de publicações contemplou-se os principais acontecimentos da Universidade que ocorreram no período de análise. Como resultado, destaca-se, no perfil dos usuários, a predominância do gênero feminino, dos jovens de 18 a 24 anos e de, em sua maioria, residirem na cidade de Cerro Largo ou cidades próximas. Observa-se também o crescimento da interação dos usuários com a página, a qual pode ser visualizada no aumento do alcance e do envolvimento nas publicações; assim como também observa-se que as imagens, são a tipologia de postagem mais utilizado pela Fanpage. A interação da UFFS – Campus Cerro Largo, através do Facebook vem sendo realizada de forma planejada, organizada e com o intuito de divulgar informações de interesse do público universitário; além disso é notória a preocupação da Assessoria de Comunicação - ASCOM/CL em produzir um material na Fanpage que desperte interesse no público, como imagens diferenciadas e criativas, e gifs com conteúdos marcantes, os quais chamam atenção e conseguem transmitir a mensagem a qual se propõe.
id UFFS_aaa209831c338191958e2f13c85c68cb
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1730
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Visentini, Monize SâmaraDalcin, DionéiaFrota, Mariângela BrumScheid, Liara Laís2017-11-232018-02-28T13:49:18Z2018-02-232018-02-28T13:49:18Z2017-11-23https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1730O uso das redes sociais como referência de divulgação de uma marca tornou-se um comportamento importante para os processos de marketing digital. O Facebook, enquanto ferramenta de disseminação da informação é um recurso que possibilita o monitoramento da interação entre os seus usuários e a replicação de audiência. O objetivo deste estudo foi analisar a interação da Fanpage do Facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, com seus seguidores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com dados secundários e de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através da Fanpage da IES, e foram obtidos através de um relatório gerado pela própria Fanpage. A análise considerou o período de abril à agosto de 2017; e para dar subsídio aos dados coletados referente as tipologias de publicações contemplou-se os principais acontecimentos da Universidade que ocorreram no período de análise. Como resultado, destaca-se, no perfil dos usuários, a predominância do gênero feminino, dos jovens de 18 a 24 anos e de, em sua maioria, residirem na cidade de Cerro Largo ou cidades próximas. Observa-se também o crescimento da interação dos usuários com a página, a qual pode ser visualizada no aumento do alcance e do envolvimento nas publicações; assim como também observa-se que as imagens, são a tipologia de postagem mais utilizado pela Fanpage. A interação da UFFS – Campus Cerro Largo, através do Facebook vem sendo realizada de forma planejada, organizada e com o intuito de divulgar informações de interesse do público universitário; além disso é notória a preocupação da Assessoria de Comunicação - ASCOM/CL em produzir um material na Fanpage que desperte interesse no público, como imagens diferenciadas e criativas, e gifs com conteúdos marcantes, os quais chamam atenção e conseguem transmitir a mensagem a qual se propõe.The virtual social network usage as reference on a brand disclosure become an important behavior for digital marketing processes. Facebook, while a promulgation tool of information is a resource that enable the monitoring of interactions between its users and audience replication. The goal of this study was to analyze the interaction on Facebook fan pageUniversidade Federal da FronteiraSul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, and its followers. Towards this end, a descriptive survey was develop, with aid of secondary data and quantitative approach. The collected data was accomplish through the fan page of IES, and obtained through a report engendered by the fan page itself. The analysis considered the time from April to August 2017; and to assist the collected data regarding to the publications typologies it was contemplated the main happenings in the University that occurred during the analysis period. As results, it is notice, on the users’ profiles, the predominance of feminine gender, and young ones from 18 to 24 years old and, on its majority, Cerro Largo or nearby locations citizens. It is observe an increase of interactions from the users on the page, which can be visualize on the raise of reach and involvement on publications; as well as observed for the images, the most utilized typology of post on the fan page. The UFFS- campus Cerro Largo interactions on Facebookis planned, organized and in order to disclose information of university public interest; moreover, it is notice the concern of the Comunication Advisory –ASCOM/CL on producing content on the fan page that arouse the public interest, with different and creative images, gifs with outstanding elements, which calls attention and that transmit the massage proposed.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-02-23T17:17:15Z No. of bitstreams: 1 SCHEID.pdf: 2840139 bytes, checksum: 51d5607f447f5d945c04329e05b27825 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-02-28T13:49:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHEID.pdf: 2840139 bytes, checksum: 51d5607f447f5d945c04329e05b27825 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-28T13:49:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHEID.pdf: 2840139 bytes, checksum: 51d5607f447f5d945c04329e05b27825 (MD5) Previous issue date: 2017-11-23porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoPlano de marketingRedes sociaisUniversidades públicas federaisCerro Largo (RS)Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)Marketing digitalEstudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1730/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALSCHEID.pdfSCHEID.pdfapplication/pdf2840139https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1730/1/SCHEID.pdf51d5607f447f5d945c04329e05b27825MD51prefix/17302021-11-16 17:30:37.791oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242021-11-16T19:30:37Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
title Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
spellingShingle Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
Scheid, Liara Laís
Plano de marketing
Redes sociais
Universidades públicas federais
Cerro Largo (RS)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Marketing digital
title_short Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
title_full Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
title_fullStr Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
title_full_unstemmed Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
title_sort Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
author Scheid, Liara Laís
author_facet Scheid, Liara Laís
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Visentini, Monize Sâmara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dalcin, Dionéia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Frota, Mariângela Brum
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheid, Liara Laís
contributor_str_mv Visentini, Monize Sâmara
Dalcin, Dionéia
Frota, Mariângela Brum
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Redes sociais
Universidades públicas federais
Cerro Largo (RS)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Marketing digital
topic Plano de marketing
Redes sociais
Universidades públicas federais
Cerro Largo (RS)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Marketing digital
description O uso das redes sociais como referência de divulgação de uma marca tornou-se um comportamento importante para os processos de marketing digital. O Facebook, enquanto ferramenta de disseminação da informação é um recurso que possibilita o monitoramento da interação entre os seus usuários e a replicação de audiência. O objetivo deste estudo foi analisar a interação da Fanpage do Facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, com seus seguidores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com dados secundários e de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através da Fanpage da IES, e foram obtidos através de um relatório gerado pela própria Fanpage. A análise considerou o período de abril à agosto de 2017; e para dar subsídio aos dados coletados referente as tipologias de publicações contemplou-se os principais acontecimentos da Universidade que ocorreram no período de análise. Como resultado, destaca-se, no perfil dos usuários, a predominância do gênero feminino, dos jovens de 18 a 24 anos e de, em sua maioria, residirem na cidade de Cerro Largo ou cidades próximas. Observa-se também o crescimento da interação dos usuários com a página, a qual pode ser visualizada no aumento do alcance e do envolvimento nas publicações; assim como também observa-se que as imagens, são a tipologia de postagem mais utilizado pela Fanpage. A interação da UFFS – Campus Cerro Largo, através do Facebook vem sendo realizada de forma planejada, organizada e com o intuito de divulgar informações de interesse do público universitário; além disso é notória a preocupação da Assessoria de Comunicação - ASCOM/CL em produzir um material na Fanpage que desperte interesse no público, como imagens diferenciadas e criativas, e gifs com conteúdos marcantes, os quais chamam atenção e conseguem transmitir a mensagem a qual se propõe.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-28T13:49:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-23
2018-02-28T13:49:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1730
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1730/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1730/1/SCHEID.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
51d5607f447f5d945c04329e05b27825
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094602524721152