Análise da formação do pensamento de professores de química: um olhar a partir da epistemologia de Ludwik Fleck

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kroetz, Martinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2138
Resumo: A presente pesquisa desenvolvida é resultado da investigação de Estilos de Pensamento (EP) e Coletivos de Pensamento (CP) de professores egressos do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, configurando-se como um estudo qualitativo. O estudo é relevante para o processo de formação de professores na UFFS, tendo em vista que a universidade está em atividade, na região Macromissioneira – noroeste do estado do Rio Grande do Sul, desde 2010, sendo que nos três primeiros anos foram ofertadas vagas no curso de graduação em Ciências: Biologia, Física e Química, entre outros. No ano de 2013, foi criado o curso de Química Licenciatura e, decorridos mais de cinco anos de atividades formativas da Universidade no contexto regional, atualmente há egressos do referido curso já em atividade na educação básica regional, o que justifica a importância em analisar o desenvolvimento do pensamento dos egressos. Com isso, a pesquisa delineia-se no sentido de identificar a permanência ou transformação dos EP dos professores, após a conclusão, do licenciando no referido curso. O EP é uma categoria de Ludwik Fleck e corresponde a percepção do sujeito acerca do que lhe é compartilhado. Assim, o contexto de vivência formativa determina a forma de pensar e consequentemente o EP do sujeito. Em processo de formação inicial os sujeitos compartilham teorias e práticas que contribuem para a instauração do EP que pode ou não permanecer após a conclusão do curso. Parte-se da compreensão que o EP expressa marcas dos contextos em que o sujeito vivenciou/vivencia, e pode transformar-se ao surgirem complicações. As complicações decorrem de momentos em que surgem exceções à forma de pensar do sujeito e contribuem para o processo de instauração de um novo EP. Pautados na perspectiva da análise de conteúdo, identificou-se três categorias de EP, sendo elas: EP Químico, professores que buscam recrutar alunos da escola básica para adentrar em cursos da área tecnológica; EP Educador, sujeitos preocupados apenas com as questões da educação brasileira, buscando interagir com os alunos de maneira afetuosa, sem o cuidado devido com os conteúdos específicos da área de conhecimento na qual atua ou pretende atuar; e EP Químico-Educador, que buscam pela formação de alunos críticos e conscientes das questões do seu cotidiano relacionados aos conceitos químicos. A compreensão das categorias de EP de egressos contribui para qualificar o processo de formação inicial dos cursos da área de Ciências da Natureza da UFFS – Campus Cerro Largo/RS, especialmente do curso de Química Licenciatura e possibilita estudos em outros contextos formativos.
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No ano de 2013, foi criado o curso de Química Licenciatura e, decorridos mais de cinco anos de atividades formativas da Universidade no contexto regional, atualmente há egressos do referido curso já em atividade na educação básica regional, o que justifica a importância em analisar o desenvolvimento do pensamento dos egressos. Com isso, a pesquisa delineia-se no sentido de identificar a permanência ou transformação dos EP dos professores, após a conclusão, do licenciando no referido curso. O EP é uma categoria de Ludwik Fleck e corresponde a percepção do sujeito acerca do que lhe é compartilhado. Assim, o contexto de vivência formativa determina a forma de pensar e consequentemente o EP do sujeito. Em processo de formação inicial os sujeitos compartilham teorias e práticas que contribuem para a instauração do EP que pode ou não permanecer após a conclusão do curso. Parte-se da compreensão que o EP expressa marcas dos contextos em que o sujeito vivenciou/vivencia, e pode transformar-se ao surgirem complicações. As complicações decorrem de momentos em que surgem exceções à forma de pensar do sujeito e contribuem para o processo de instauração de um novo EP. Pautados na perspectiva da análise de conteúdo, identificou-se três categorias de EP, sendo elas: EP Químico, professores que buscam recrutar alunos da escola básica para adentrar em cursos da área tecnológica; EP Educador, sujeitos preocupados apenas com as questões da educação brasileira, buscando interagir com os alunos de maneira afetuosa, sem o cuidado devido com os conteúdos específicos da área de conhecimento na qual atua ou pretende atuar; e EP Químico-Educador, que buscam pela formação de alunos críticos e conscientes das questões do seu cotidiano relacionados aos conceitos químicos. A compreensão das categorias de EP de egressos contribui para qualificar o processo de formação inicial dos cursos da área de Ciências da Natureza da UFFS – Campus Cerro Largo/RS, especialmente do curso de Química Licenciatura e possibilita estudos em outros contextos formativos.The present research is a result of the investigation of styles of thought and collective thought of graduated teachers from the Chemistry Licentiate course of the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo / RS, as a qualitative study. The study is relevant to the process of teacher training at UFFS, considering that the university is active, in the Macromissioneira - northwest region of the state of Rio Grande do Sul, since 2010, and in the first three years were offered vacancies in the course in Sciences: Biology, Physics and Chemistry, among others. In the year 2013, was created the Chemistry Licentiate course and, after more than five years of University training activities in the regional context, there are currently graduates of the above-mentioned course already active in regional basic education, which justifies the importance of analyzing the development of the thinking of the graduates. With this, the research is designed to identify the permanence or transformation of the styles of thought of the teachers, after the conclusion, of the graduating in the referred course. The thinking style is a category of Ludwik Fleck and corresponds to the subject's perception of what is shared with him. Thus, the context of formative experience determines the way of thought and consequently the styles of thought of the subject. In the process of initial training the subjects share theories and practices that contribute to the establishment of the thinking style that may or may not remain after the course is completed. It is part of the understanding that the thinking style expresses marks of the contexts in which the subject lived/experiences, and can transform itself in the appearance of complications. Complications arise from moments when there are exceptions to the way of thinking of the subject and contribute to the process of instituting a new thinking style. Guided from the perspective of content analysis, three categories of thinking style were identified: EP Químico, teachers who seek to recruit students from the basic school to enter courses in the technological area; EP Educador, subjects concerned only with the issues of Brazilian education, seeking to interact with the students affectionately, without due care with the specific contents of the area of knowledge in which they act or intend to act; and EP Químico-Educador, who seek to train critical students who are aware of everyday issues related to chemical concepts. The understanding of the thinking style categories of graduates contributes to qualify the initial training process of the courses in the area of Natural Sciences of UFFS - Campus Cerro Largo / RS, especially the Chemistry Licentiate course and allows studies in other training contexts.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-09-26T19:08:17Z No. of bitstreams: 1 KROETZ.pdf: 635732 bytes, checksum: 0c0e177c949d7aaf2eacc70f61b15079 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-10-01T14:42:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KROETZ.pdf: 635732 bytes, checksum: 0c0e177c949d7aaf2eacc70f61b15079 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-01T14:42:22Z (GMT). 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