Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Xênia Silva Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19845
Resumo: Este estudo surge no contexto de formação de professores de física e objetiva, a partir do discurso do professor formador, identificar possíveis modelos pedagógicos e caracterizar estilos de pensamento presentes no curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), utilizando a epistemologia de Ludwik Fleck. Caracterizamos a nossa pesquisa como qualitativa de natureza empírica e optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES, 2003). O lócus de nossa investigação foi o curso de licenciatura em física do IFRN, Campus Natal Central, e os sujeitos da pesquisa, um grupo de professores formadores dessa licenciatura. Foram entrevistados dez docentes, sendo seis do núcleo específico da física e quatro das disciplinas do núcleo didático-pedagógico. Mediante esse desenho, compusemos uma coleta de dados desenvolvida por: 1) entrevista semiestruturada; 2) análise documental. Nas análises dos dados, com o suporte das tendências pedagógicas que verificamos em nosso estudo a partir da percepção das semelhanças e diferenças entre as concepções apresentadas pelos professores sobre: educação e ensino; prática de ensino ideal; função do professor; concepções de aprendizagem; e função do aluno e do pensamento ideológico desses professores formadores sobre o perfil profissional do egresso, observamos subsídios para identificar indicativos da presença de três estilos de pensamento distintos e que se inter-relacionam entre si de forma mais ou menos intensa. A relevância do estudo se apresenta na compreensão dos estilos de pensamento que participam da dinâmica do curso de formação de professores em física e, por consequência disso, na elucidação de uma problemática apontada a priori como motivadora da pesquisa, qual seja: a dificuldade de interação comunicativa sobre as práticas educacionais entre os professores formadores. Trazemos a epistemologia de Fleck como uma possibilidade motivadora de diálogo e negociação, configurando-se, dessa forma, como um instrumento de mudança efetiva, tendo em vista a significação da formação de professores de física.
id UFRN_e06180a1d32841c97e343a88fe890ff6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19845
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Brandão, Xênia Silva Gomeshttp://lattes.cnpq.br/6616133407593190http://lattes.cnpq.br/2557880242678680Silva, Rosália de Fátima ehttp://lattes.cnpq.br/2560174506689869Valadares, Juarez Melgaçohttp://lattes.cnpq.br/5496035029896028Martins, André Ferrer Pinto2016-02-25T21:46:13Z2016-02-25T21:46:13Z2013-09-30BRANDÃO, Xênia Silva Gomes. Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. 2013. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19845Este estudo surge no contexto de formação de professores de física e objetiva, a partir do discurso do professor formador, identificar possíveis modelos pedagógicos e caracterizar estilos de pensamento presentes no curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), utilizando a epistemologia de Ludwik Fleck. Caracterizamos a nossa pesquisa como qualitativa de natureza empírica e optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES, 2003). O lócus de nossa investigação foi o curso de licenciatura em física do IFRN, Campus Natal Central, e os sujeitos da pesquisa, um grupo de professores formadores dessa licenciatura. Foram entrevistados dez docentes, sendo seis do núcleo específico da física e quatro das disciplinas do núcleo didático-pedagógico. Mediante esse desenho, compusemos uma coleta de dados desenvolvida por: 1) entrevista semiestruturada; 2) análise documental. Nas análises dos dados, com o suporte das tendências pedagógicas que verificamos em nosso estudo a partir da percepção das semelhanças e diferenças entre as concepções apresentadas pelos professores sobre: educação e ensino; prática de ensino ideal; função do professor; concepções de aprendizagem; e função do aluno e do pensamento ideológico desses professores formadores sobre o perfil profissional do egresso, observamos subsídios para identificar indicativos da presença de três estilos de pensamento distintos e que se inter-relacionam entre si de forma mais ou menos intensa. A relevância do estudo se apresenta na compreensão dos estilos de pensamento que participam da dinâmica do curso de formação de professores em física e, por consequência disso, na elucidação de uma problemática apontada a priori como motivadora da pesquisa, qual seja: a dificuldade de interação comunicativa sobre as práticas educacionais entre os professores formadores. Trazemos a epistemologia de Fleck como uma possibilidade motivadora de diálogo e negociação, configurando-se, dessa forma, como um instrumento de mudança efetiva, tendo em vista a significação da formação de professores de física.This study arises in the context of physics teacher training and aims, from the speech of the teacher trainer, identify possible pedagogical models and characterize thinking styles present in the course of licentiate in physics of IFRN using the epistemology of Ludwik Fleck. We classify our research as qualitative with an empirical nature, and for the analysis we chose the discursive textual analysis - DTA (MORAES, 2003). The locus of our research will be the licentiate in physics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN, Natal-Central Campus and the research subjects, a group of teacher trainers of this course. We interviewed ten teachers, being six from the group dedicated to physics and four from the group dedicated to didactics and pedagogy. From this design, we performed data acquisition consisted of: 1) semi-structured interview, 2) document analysis. On the data analysis, with the support of pedagogical trends that were observed in our study based on the perception of the similarities and differences between the ideas presented by teachers about: education and teaching; ideal teaching practice, teacher's role, learning conceptions, and according to the student and on the ideological thinking of these former teachers on the professional profile of graduates, we noted subsidies to identify evidences of the presence of three distinct thinking styles that interrelate with each other in a considerably intense way. The relevance of the study is presented in the understanding of thinking styles that participate in the dynamics of the course of teacher training in physics, and by consequence, elucidation of a problem pointed out a priori as motivating the research: the difficulty of communicative interaction on educational practices among teacher trainers. We bring Fleck's epistemology as a motivating possibility of dialogue and negotiation, setting thus an instrument of real change, towards the significance of teacher training in physics.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professoresEpistemologia de Ludwik FleckLicenciatura em físicaEnsinoUma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleckinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALXeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdfXeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdfapplication/pdf1196340https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19845/1/XeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf33fc1013ab764c69e7c8ab92496f0a09MD51TEXTXeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf.txtXeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain352138https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19845/6/XeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf.txt9d5964fe3fcf2c3cf57c62d5f9b0233dMD56THUMBNAILXeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf.jpgXeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2406https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19845/7/XeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf.jpgb7b2d3614f61e91f0453579c389b4c0dMD57123456789/198452017-11-02 16:38:49.299oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19845Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T19:38:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
title Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
spellingShingle Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
Brandão, Xênia Silva Gomes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de professores
Epistemologia de Ludwik Fleck
Licenciatura em física
Ensino
title_short Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
title_full Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
title_fullStr Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
title_full_unstemmed Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
title_sort Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
author Brandão, Xênia Silva Gomes
author_facet Brandão, Xênia Silva Gomes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6616133407593190
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2557880242678680
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Rosália de Fátima e
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2560174506689869
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Valadares, Juarez Melgaço
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5496035029896028
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Xênia Silva Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, André Ferrer Pinto
contributor_str_mv Martins, André Ferrer Pinto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de professores
Epistemologia de Ludwik Fleck
Licenciatura em física
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Epistemologia de Ludwik Fleck
Licenciatura em física
Ensino
description Este estudo surge no contexto de formação de professores de física e objetiva, a partir do discurso do professor formador, identificar possíveis modelos pedagógicos e caracterizar estilos de pensamento presentes no curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), utilizando a epistemologia de Ludwik Fleck. Caracterizamos a nossa pesquisa como qualitativa de natureza empírica e optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES, 2003). O lócus de nossa investigação foi o curso de licenciatura em física do IFRN, Campus Natal Central, e os sujeitos da pesquisa, um grupo de professores formadores dessa licenciatura. Foram entrevistados dez docentes, sendo seis do núcleo específico da física e quatro das disciplinas do núcleo didático-pedagógico. Mediante esse desenho, compusemos uma coleta de dados desenvolvida por: 1) entrevista semiestruturada; 2) análise documental. Nas análises dos dados, com o suporte das tendências pedagógicas que verificamos em nosso estudo a partir da percepção das semelhanças e diferenças entre as concepções apresentadas pelos professores sobre: educação e ensino; prática de ensino ideal; função do professor; concepções de aprendizagem; e função do aluno e do pensamento ideológico desses professores formadores sobre o perfil profissional do egresso, observamos subsídios para identificar indicativos da presença de três estilos de pensamento distintos e que se inter-relacionam entre si de forma mais ou menos intensa. A relevância do estudo se apresenta na compreensão dos estilos de pensamento que participam da dinâmica do curso de formação de professores em física e, por consequência disso, na elucidação de uma problemática apontada a priori como motivadora da pesquisa, qual seja: a dificuldade de interação comunicativa sobre as práticas educacionais entre os professores formadores. Trazemos a epistemologia de Fleck como uma possibilidade motivadora de diálogo e negociação, configurando-se, dessa forma, como um instrumento de mudança efetiva, tendo em vista a significação da formação de professores de física.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-25T21:46:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-25T21:46:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRANDÃO, Xênia Silva Gomes. Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. 2013. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19845
identifier_str_mv BRANDÃO, Xênia Silva Gomes. Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. 2013. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19845/1/XeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19845/6/XeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19845/7/XeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 33fc1013ab764c69e7c8ab92496f0a09
9d5964fe3fcf2c3cf57c62d5f9b0233d
b7b2d3614f61e91f0453579c389b4c0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832931990929408