Interações discursivas nas leituras de textos de divulgação científica possibilitadas por uma estratégia de leitura
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1862 |
Resumo: | O presente trabalho consiste na análise das interações discursivas estabelecidas a partir da leitura de Textos de Divulgação Científica desenvolvidas no âmbito de um Grupo de Estudos. O objetivo consistiu em oportunizar, por meio de uma estratégia de leitura interações mais qualificadas entre o leitor e o texto e identificar as motivações e as dificuldades de leitura desencadeadas no processo. A metodologia da pesquisa contempla métodos mistos de análise e os dados foram construídos mediante uma revisão bibliográfica nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e na análise das respostas dadas para uma estratégia de leitura. Nessa fez-se uso de quatro perguntas relacionadas a um Texto de Divulgação Científica. Para a elaboração das perguntas a base referencial foram os tipos de perguntas propostas por Mazzitelli, Maturano e Macías, (2009), caracterizadas como: Tipo I: Perguntas textuais com respostas literais; Tipo II: Perguntas não textuais com respostas literais; Tipo III: Perguntas textuais com respostas inferenciais; Tipo IV: Perguntas não textuais com respostas inferenciais. Os resultados indicaram que a pergunta do Tipo III foi a que mais possibilitou interação do leitor com o texto, uma vez que promove a necessidade do leitor voltar ao texto e, ao mesmo tempo, requerem um diálogo mais amplo para além do texto e que contempla as vivências formativas. Pela prática vivenciada e, considerando os resultados construídos, destaque para o uso de estratégias de leitura em contexto de formação inicial como modo de proporcionar a interação do leitor com o texto, contemplando um indicativo da formação de um professor leitor, mediador e motivador de práticas de leitura em sala de aula. |
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Wenzel, Judite SchererUhmann, Rosangela Inês MatosLuca, Anelise Grünfeld deColpo, Camila Carolina2017-11-292018-03-26T18:07:20Z2018-03-262018-03-26T18:07:20Z2017-11-29https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1862O presente trabalho consiste na análise das interações discursivas estabelecidas a partir da leitura de Textos de Divulgação Científica desenvolvidas no âmbito de um Grupo de Estudos. O objetivo consistiu em oportunizar, por meio de uma estratégia de leitura interações mais qualificadas entre o leitor e o texto e identificar as motivações e as dificuldades de leitura desencadeadas no processo. A metodologia da pesquisa contempla métodos mistos de análise e os dados foram construídos mediante uma revisão bibliográfica nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e na análise das respostas dadas para uma estratégia de leitura. Nessa fez-se uso de quatro perguntas relacionadas a um Texto de Divulgação Científica. Para a elaboração das perguntas a base referencial foram os tipos de perguntas propostas por Mazzitelli, Maturano e Macías, (2009), caracterizadas como: Tipo I: Perguntas textuais com respostas literais; Tipo II: Perguntas não textuais com respostas literais; Tipo III: Perguntas textuais com respostas inferenciais; Tipo IV: Perguntas não textuais com respostas inferenciais. Os resultados indicaram que a pergunta do Tipo III foi a que mais possibilitou interação do leitor com o texto, uma vez que promove a necessidade do leitor voltar ao texto e, ao mesmo tempo, requerem um diálogo mais amplo para além do texto e que contempla as vivências formativas. Pela prática vivenciada e, considerando os resultados construídos, destaque para o uso de estratégias de leitura em contexto de formação inicial como modo de proporcionar a interação do leitor com o texto, contemplando um indicativo da formação de um professor leitor, mediador e motivador de práticas de leitura em sala de aula.The present work consists of the analysis of the discursive interactions established from the reading of Popular science texts developed in scope of a group of studies. The objective consisted in opportunize, through a strategy of reading more qualified interactions between the reader and the text and to identify the motivations of reading triggered in the process. The methodology research is characterized as mixed methods of analysis and the data were constructed through a bibliographical review in the Annals of the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) and the analysis of the answers given to a reading strategy. In this paper, four descriptive questions related to a Popular science texts were used. For the elaboration of the questions, the reference basis were the types of questions proposed by Mazzitelli, Maturano and Macías, (2009), characterized as: Type I: Textual questions with literal answers; Type II: Non-textual questions with literal answers; Type III: Textual questions with inferential answers; Type IV: Non-textual questions with inferential answers. The results indicated that the type III question was the one that most enabled the reader's interaction with the text, since it promotes the reader's need to return to the text and, at the same time, requires a broader dialogue beyond the text and that contemplates the formative experiences. By the lived experience and considering the constructed results, emphasis on the use of reading strategies in the context of initial formation as a way to provide the reader's interaction with the text, contemplating an indicative of the formation of a reading teacher, mediator and motivator of practices of reading in the classroom.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-03-26T16:35:36Z No. of bitstreams: 1 COLPO.pdf: 704493 bytes, checksum: 90b0261e7dfc4341dbfb8fd68b340a61 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-26T18:07:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COLPO.pdf: 704493 bytes, checksum: 90b0261e7dfc4341dbfb8fd68b340a61 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-26T18:07:20Z (GMT). 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