Escola infantil em turno integral: uma pesquisa na rede municipal de Educação Infantil de Erechim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabot, Maiara Helena
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3670
Resumo: A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática da Educação Infantil em turno integral. O estudo emerge da problemática que investiga as possibilidades e significados educativos que a Pedagogia de Projetos propicia para o enfrentamento dos problemas educativos no Turno Integral da Educação Infantil da rede pública, historicamente caracterizado pelo assistencialismo e cunho compensatório. Desta forma, os objetivos específicos foram pautados por historicizar as práticas educativas na rede pública da Educação Infantil; periodizar as características educativas oriundas da história da estruturação do Turno Integral da Educação Infantil, a partir do período da Revolução Industrial, nos modelos educativos atuais para crianças, e; analisar sobre as possibilidades emergentes da proposta metodológica nomeada como pedagogia de projetos, frente as práticas realizadas nas escolas investigadas. Para tanto, a pesquisa foi caracterizada pela abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliada ao método de narrativas de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, com narrativas de cinco gestores de quatro escolas de Educação Infantil da rede pública do município de Erechim que atendem crianças em turno integral. Portanto, tem-se como considerações finais que as características constituídas historicamente da Educação Infantil de Turno Integral ainda encontram-se presentes no contexto das escolas investigadas da atualidade, e nessa perspectiva é preciso repensar sobre as possibilidades que a metodologia Pedagogia de Projetos possui, em vista de romper com essas características.
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O estudo emerge da problemática que investiga as possibilidades e significados educativos que a Pedagogia de Projetos propicia para o enfrentamento dos problemas educativos no Turno Integral da Educação Infantil da rede pública, historicamente caracterizado pelo assistencialismo e cunho compensatório. Desta forma, os objetivos específicos foram pautados por historicizar as práticas educativas na rede pública da Educação Infantil; periodizar as características educativas oriundas da história da estruturação do Turno Integral da Educação Infantil, a partir do período da Revolução Industrial, nos modelos educativos atuais para crianças, e; analisar sobre as possibilidades emergentes da proposta metodológica nomeada como pedagogia de projetos, frente as práticas realizadas nas escolas investigadas. Para tanto, a pesquisa foi caracterizada pela abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliada ao método de narrativas de formação. 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