Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142504 |
Resumo: | No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum. |
id |
UFRGS-2_1a402cdac89606362032ea1f6e9fa39c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142504 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Maria Carmen SilveiraRichter, Sandra Regina SimonisDelgado, Ana Cristina Coll2016-06-10T02:09:43Z20150102-4698http://hdl.handle.net/10183/142504000992360No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 31, n. 4 (out./dez. 2015), p. 95-119Educação integralEducação infantilCrecheEducação infantil : tempo integral ou educação integral?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992360.pdf000992360.pdfTexto completoapplication/pdf676529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/1/000992360.pdf034f30fce8e6bbd7a5984e2d9a9430eeMD51TEXT000992360.pdf.txt000992360.pdf.txtExtracted Texttext/plain70111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/2/000992360.pdf.txtc9294a8f28e5a27a887450412fb20118MD52THUMBNAIL000992360.pdf.jpg000992360.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/3/000992360.pdf.jpg1bba5ab55aab216cae6a869067a0814cMD5310183/1425042021-12-06 05:34:54.887334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142504Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação infantil : tempo integral ou educação integral? |
title |
Educação infantil : tempo integral ou educação integral? |
spellingShingle |
Educação infantil : tempo integral ou educação integral? Barbosa, Maria Carmen Silveira Educação integral Educação infantil Creche |
title_short |
Educação infantil : tempo integral ou educação integral? |
title_full |
Educação infantil : tempo integral ou educação integral? |
title_fullStr |
Educação infantil : tempo integral ou educação integral? |
title_full_unstemmed |
Educação infantil : tempo integral ou educação integral? |
title_sort |
Educação infantil : tempo integral ou educação integral? |
author |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
author_facet |
Barbosa, Maria Carmen Silveira Richter, Sandra Regina Simonis Delgado, Ana Cristina Coll |
author_role |
author |
author2 |
Richter, Sandra Regina Simonis Delgado, Ana Cristina Coll |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira Richter, Sandra Regina Simonis Delgado, Ana Cristina Coll |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Educação infantil Creche |
topic |
Educação integral Educação infantil Creche |
description |
No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-10T02:09:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142504 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992360 |
identifier_str_mv |
0102-4698 000992360 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 31, n. 4 (out./dez. 2015), p. 95-119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/1/000992360.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/2/000992360.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/3/000992360.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
034f30fce8e6bbd7a5984e2d9a9430ee c9294a8f28e5a27a887450412fb20118 1bba5ab55aab216cae6a869067a0814c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447617229815808 |