Educação infantil : tempo integral ou educação integral?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Richter, Sandra Regina Simonis, Delgado, Ana Cristina Coll
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142504
Resumo: No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.
id UFRGS-2_1a402cdac89606362032ea1f6e9fa39c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142504
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, Maria Carmen SilveiraRichter, Sandra Regina SimonisDelgado, Ana Cristina Coll2016-06-10T02:09:43Z20150102-4698http://hdl.handle.net/10183/142504000992360No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 31, n. 4 (out./dez. 2015), p. 95-119Educação integralEducação infantilCrecheEducação infantil : tempo integral ou educação integral?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992360.pdf000992360.pdfTexto completoapplication/pdf676529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/1/000992360.pdf034f30fce8e6bbd7a5984e2d9a9430eeMD51TEXT000992360.pdf.txt000992360.pdf.txtExtracted Texttext/plain70111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/2/000992360.pdf.txtc9294a8f28e5a27a887450412fb20118MD52THUMBNAIL000992360.pdf.jpg000992360.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/3/000992360.pdf.jpg1bba5ab55aab216cae6a869067a0814cMD5310183/1425042021-12-06 05:34:54.887334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142504Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
title Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
spellingShingle Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
Barbosa, Maria Carmen Silveira
Educação integral
Educação infantil
Creche
title_short Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
title_full Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
title_fullStr Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
title_full_unstemmed Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
title_sort Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
author Barbosa, Maria Carmen Silveira
author_facet Barbosa, Maria Carmen Silveira
Richter, Sandra Regina Simonis
Delgado, Ana Cristina Coll
author_role author
author2 Richter, Sandra Regina Simonis
Delgado, Ana Cristina Coll
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
Richter, Sandra Regina Simonis
Delgado, Ana Cristina Coll
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Educação infantil
Creche
topic Educação integral
Educação infantil
Creche
description No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-10T02:09:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142504
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992360
identifier_str_mv 0102-4698
000992360
url http://hdl.handle.net/10183/142504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 31, n. 4 (out./dez. 2015), p. 95-119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/1/000992360.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/2/000992360.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142504/3/000992360.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 034f30fce8e6bbd7a5984e2d9a9430ee
c9294a8f28e5a27a887450412fb20118
1bba5ab55aab216cae6a869067a0814c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447617229815808