Educação infantil em tempo integral: análise de pesquisas sobre o cuidado como ética no berçário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beck, Marilete Grams
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2818
Resumo: A pesquisa Educação Infantil em tempo integral: análise de pesquisas sobre o cuidado como ética no berçário foi desenvolvida metodologicamente a partir da análise textual de pesquisas de mestrado pertinentes ao tema. A investigação teve como objetivo a análise do cuidado como ética, enquanto dimensão educativa do trabalho no berçário de Escolas de Educação Infantil que funcionam em tempo integral. A pesquisa teve como mote as seguintes questões: Como tem sido abordado o cuidado em pesquisas com bebês no campo da Educação Infantil? De que forma a discussão a respeito do cuidado decorrente de pesquisas contribui para que seja pensada a prática pedagógica com bebês na Educação Infantil em tempo Integral? Como o cuidado enquanto ética contribui com o trabalho desenvolvido com bebês na Educação Infantil em tempo integral? A partir da análise das pesquisas que constituíram o corpus investigativo, foi possível perceber que o cuidado enquanto ação educativa no berçário tem relação intrínseca com a interação e comunicação entre a professora e os bebês e entre os bebês e seus pares, os espaços, tempos e materiais que são pensados para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e com as propostas desenvolvidas no fazer cotidiano nos ambientes de vida coletiva em que convivem diariamente as crianças.
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A partir da análise das pesquisas que constituíram o corpus investigativo, foi possível perceber que o cuidado enquanto ação educativa no berçário tem relação intrínseca com a interação e comunicação entre a professora e os bebês e entre os bebês e seus pares, os espaços, tempos e materiais que são pensados para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e com as propostas desenvolvidas no fazer cotidiano nos ambientes de vida coletiva em que convivem diariamente as crianças.The study ‘Full-time Childhood Education: analysis of research about the care as ethics in the nursery’ was methodologically developed from the textual analysis of master researches related to the theme. The study aimed to analyze care as ethics, while educational dimension of work in nursery of childhood education schools that work full time. The research was guided by the following enquiries: How has the care with babies in research in the field of early childhood education been addressed? How does the discussion on care, arising from researches, contributes to the designs of pedagogical practice with babies in full time childhood education? How does care as ethics contribute to the work with babies in full time childhood education? From the analysis of the research that formed the investigative corpus, it was noted that care while educational action in the nursery has an intrinsic relationship with the interaction and communication between the teacher and the infants and between infants and their peers, the spaces, the times and materials that are designed for the development of pedagogical work and with the proposals developed in the everyday routines of the collective life environments in which children live daily.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-04-26T16:37:00Z No. of bitstreams: 1 BECK.pdf: 597684 bytes, checksum: cf6e6c4d9256deac8410b4160606928a (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-05-03T12:52:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BECK.pdf: 597684 bytes, checksum: cf6e6c4d9256deac8410b4160606928a (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-03T12:52:09Z (GMT). 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