Programa Escola Sem Partido: tentativa de controle da ação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegas, Rômulo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4000
Resumo: A presente pesquisa aborda a construção de uma dissertação do curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, intitulado “Programa Escola sem Partido: tentativa de controle da ação dos professores”. Objetiva compreender o desenvolvimento crítico e reflexivo docente acerca das possíveis consequências e influências controladoras do Programa Escola sem Partido – Projeto de Lei que tramita em algumas Casas Legislativas desde 2014 e que ganhou força em um cenário atual de grandes contradições e disputas pelo poder, colocando-se como uma ameaça aos professores e como uma tentativa de controlar suas ações. O produto foi uma análise com intervenção, realizada por meio de Formação Continuada em Serviço. Os sujeitos pesquisados foram 15 professores de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, localizada no município de Paulo Bento, RS. O estudo embasa-se na abordagem qualitativa e contempla a perspectiva da Teoria Crítica. O método utilizado para desenvolver a investigação foi a pesquisa-ação e o procedimento técnico para coleta de dados foi o grupo focal. As entrevistas coletivas ocorreram em quatro encontros dialógicos, registradas em gravador. Na intervenção, foi identificado o conhecimento prévio dos professores em relação ao tema, apresentando-lhes os principais pontos do Programa Escola sem Partido e realizadas ações reflexivas com elementos para debate e discussões, as quais geraram um maior nível de consciência crítica sobre as consequências deste, uma vez que os professores pouco conheciam sobre o objeto em questão. A interpretação dos dados resultou em seis eixos categorizados: contradições e ideologia, autoritarismo, criticidade, função docente, vigilância e continuidade de ações. Cada um desses eixos se codificam em diversas categorias e todas foram analisadas. O estudo aponta que os professores, às vezes, aproximam-se do “Escola sem Partido” pelo seu conteúdo conservador e, às vezes, distanciam-se pela forma como afeta a função docente. Os sujeitos pesquisados afirmam não se aproveitar da presença dos estudantes em sala de aula para doutriná-los ideologicamente e julgam este Projeto não necessário à Educação brasileira. Deixam transparecer também que os meios de comunicação são grandes concorrentes à construção das subjetividades dos estudantes, acarretando impotência docente e enfraquecimento da escola. A tentativa de imposição da “mordaça” fez preparar os professores para o enfrentamento e resistir, com lucidez, frente à maximização da desvalorização profissional e aos ataques autoritários, vigilantes e controladores.
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Os sujeitos pesquisados foram 15 professores de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, localizada no município de Paulo Bento, RS. O estudo embasa-se na abordagem qualitativa e contempla a perspectiva da Teoria Crítica. O método utilizado para desenvolver a investigação foi a pesquisa-ação e o procedimento técnico para coleta de dados foi o grupo focal. As entrevistas coletivas ocorreram em quatro encontros dialógicos, registradas em gravador. Na intervenção, foi identificado o conhecimento prévio dos professores em relação ao tema, apresentando-lhes os principais pontos do Programa Escola sem Partido e realizadas ações reflexivas com elementos para debate e discussões, as quais geraram um maior nível de consciência crítica sobre as consequências deste, uma vez que os professores pouco conheciam sobre o objeto em questão. A interpretação dos dados resultou em seis eixos categorizados: contradições e ideologia, autoritarismo, criticidade, função docente, vigilância e continuidade de ações. Cada um desses eixos se codificam em diversas categorias e todas foram analisadas. O estudo aponta que os professores, às vezes, aproximam-se do “Escola sem Partido” pelo seu conteúdo conservador e, às vezes, distanciam-se pela forma como afeta a função docente. Os sujeitos pesquisados afirmam não se aproveitar da presença dos estudantes em sala de aula para doutriná-los ideologicamente e julgam este Projeto não necessário à Educação brasileira. Deixam transparecer também que os meios de comunicação são grandes concorrentes à construção das subjetividades dos estudantes, acarretando impotência docente e enfraquecimento da escola. A tentativa de imposição da “mordaça” fez preparar os professores para o enfrentamento e resistir, com lucidez, frente à maximização da desvalorização profissional e aos ataques autoritários, vigilantes e controladores.The present research approaches the construction of a dissertation of the course of Professional Masters in Education of Universidade Federal da Fronteira Sul, entitled “School without Party Program: attempt to control teachers actions.” It aims to comprehend the teachers‟ critic and reflexive development through possible consequences and influences controlled by the Program - a bill that has been carried out in some Legislative Houses since 2014 and that has gained strength in a current scenario of great contradictions and power disputes, placing itself as a threat to the teachers and as an attempt to control their actions. The product was an interventional analysis performed through in-service training. The subjects were 15 teachers from a state-owned school of Rio Grande do Sul, located in the municipality of Paulo Bento, RS. The study is based on the qualitative approach and contemplates the perspective of Critical Theory. The utilized method to develop the investigation was action research and the technical procedure to the data collection was the focus group. The collective interviews took place in four dialogical meetings, which were registered with a tape recorder. In the intervention, the teachers‟ prior knowledge about the theme was identified, presenting them the main topics from School Without Party Program and performed reflexive actions with elements for debate, through which a high level of critic consciousness was created about the consequences of the Program, since the teachers had little knowledge about the object in question. The interpretation of the data resulted from six categorized axes: contradictions and ideology; authoritarianism; criticality; teaching function; surveillance; and continuity of actions. Each one of this axes codify in several categories and all of them were analyzed. The study shows that teachers, sometimes, approach the Program because of its conservative content and, at times, they distance themselves from it in terms of its content, which affects the teaching function. The researched subjects affirm not to take advantage of the presence of students in the classroom to ideologically indoctrinate them and consider this Program as not necessary to the brazilian Education. They also imply that the media is a great competitor in the construction of students' subjectivities, leading to teacher impotence and weakening of the school. In this view, the endeavor to impose a “gag” made teachers ready to coping and to resist, lucidly, against the maximization of professional devaluation and authoritarian, vigilant and controlling attacks.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-15T01:29:19Z No. of bitstreams: 1 MENEGAS.pdf: 1621793 bytes, checksum: d1c873e39880e954270980387599075a (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-15T21:17:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENEGAS.pdf: 1621793 bytes, checksum: d1c873e39880e954270980387599075a (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-15T21:17:20Z (GMT). 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