Softwares educativos e o ensino de astronomia na educação básica: possibilidades e limitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hansen, Taís Regina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3377
Resumo: A Astronomia, a mais antiga entre todas as ciências, surgiu a partir de necessidades reais do homem em conhecer o universo do qual faz parte, desta forma, a observação do cosmo foi e continua sendo motivo de fascínio entre várias civilizações ao longo da história. Na educação, o ensino de Astronomia assume papel de suma importância, uma vez que, permite integrar diferentes áreas do saber, além de se caracterizar como uma das esferas da ciência que mais despertam a curiosidade nos estudantes. Sendo assim, buscamos, através de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevista com questionário estruturado respondido por professores atuantes em Física e Ciências nas escolas públicas pertencentes à 14º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Rio Grande do Sul, compreender como o ensino dessa temática é desenvolvido na Educação Básica, tendo como foco a região missioneira. Uma vez que, esta temática se caracteriza como sendo de grande relevância, sendo prevista sua abordagem tanto pelos PCN’s quanto pela BNCC. Tendo em vista que a Astronomia se trata de um conhecimento de difícil compreensão e até mesmo observação, consideramos que seja relevante a utilização de recursos como softwares e simuladores, a fim de garantir o real aprendizado e o estímulo dos estudantes em nível básico. Nesse âmbito, situa-se o problema de pesquisa: Como o ensino de Astronomia vem sendo trabalhado em sala de aula na Educação Básica nas escolas da 14° CRE? Há a utilização de softwares educacionais? Como estes vêm sendo utilizados? A região destinada para a aplicação do questionário são os 11 municípios que abrangem essa coordenadoria. Quanto à coleta dos dados, se baseia no questionário do tipo Survey, como o caso das ferramentas da plataforma do Google Docs. Já, a análise consiste na Análise Textual Discursiva (ATD), dividida em Unitarização, Categorização e Comunicação. Assim, percebemos que o ensino de Astronomia vem sendo pouco difundido na rede básica e ainda são poucos os recursos utilizados para a abordagem, desta forma, os resultados foram explanados por meio de um blog, no qual serão destinados roteiros de atividades e manuais de operação de TICs. Esperamos, desta maneira, contribuir para ampliação e melhoria dos espaços destinados para diálogo de Astronomia na Educação Básica.
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Sendo assim, buscamos, através de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevista com questionário estruturado respondido por professores atuantes em Física e Ciências nas escolas públicas pertencentes à 14º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Rio Grande do Sul, compreender como o ensino dessa temática é desenvolvido na Educação Básica, tendo como foco a região missioneira. Uma vez que, esta temática se caracteriza como sendo de grande relevância, sendo prevista sua abordagem tanto pelos PCN’s quanto pela BNCC. Tendo em vista que a Astronomia se trata de um conhecimento de difícil compreensão e até mesmo observação, consideramos que seja relevante a utilização de recursos como softwares e simuladores, a fim de garantir o real aprendizado e o estímulo dos estudantes em nível básico. Nesse âmbito, situa-se o problema de pesquisa: Como o ensino de Astronomia vem sendo trabalhado em sala de aula na Educação Básica nas escolas da 14° CRE? Há a utilização de softwares educacionais? Como estes vêm sendo utilizados? A região destinada para a aplicação do questionário são os 11 municípios que abrangem essa coordenadoria. Quanto à coleta dos dados, se baseia no questionário do tipo Survey, como o caso das ferramentas da plataforma do Google Docs. Já, a análise consiste na Análise Textual Discursiva (ATD), dividida em Unitarização, Categorização e Comunicação. Assim, percebemos que o ensino de Astronomia vem sendo pouco difundido na rede básica e ainda são poucos os recursos utilizados para a abordagem, desta forma, os resultados foram explanados por meio de um blog, no qual serão destinados roteiros de atividades e manuais de operação de TICs. Esperamos, desta maneira, contribuir para ampliação e melhoria dos espaços destinados para diálogo de Astronomia na Educação Básica.Astronomy, the oldest of all sciences, has arisen from man's real needs in knowing the universe of which he is a part. In this way, the observation of the cosmos has been and continues to be the source of fascination among various civilizations throughout history. In education, the teaching of astronomy assumes the role of great importance, since it allows to integrate different areas of knowledge, besides being characterized as one of the spheres of science that most arouse curiosity in students. Thus, through a qualitative research, we conducted an interview with a structured questionnaire answered by teachers working in public schools belonging to the 14th Regional Education Coordination (CRE), in Rio Grande do Sul, to understand how the teaching of this subject is developed in Basic Education, focusing on our mission region. Since, this curricular component is characterized as being of great relevance, being foreseen its approach by both PCNs and BNCC. Given that astronomy is a knowledge difficult to understand and even observation, we consider that the use of resources such as softwares and simulators is relevant, in order to guarantee the real learning and stimulation of the students at the basic level. In this context, the research problem is: How has Astronomy teaching been worked in the classroom in Basic Education in the schools of the 14th CRE? Is there any use of educational software? How are these being used? The region destined to the application of the questionnaire are the 11 municipalities that cover this coordination. As for data collection, it is based on the Survey questionnaire, such as the case of the Google Docs platform tools. Already, the analysis consists of Discursive Textual Analysis (DTA), divided into Unitarization, Categorization and Communication. Finally, the results were explained through a blog, which will be used to guide activities and manuals for the operation of TICs. In this way, we hope to contribute to the expansion and improvement of spaces destined for Astronomy in Basic Education.Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-04T12:43:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 3937540 bytes, checksum: ada97b2fa98030a6e1b877d71e956946 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-04T12:43:38Z (GMT). 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