Relação comunidade e escola na construção da gestão democrática: um estudo de caso a partir do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Augusto Duarte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2947
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade destacar a relação entre as comunidades dos Assentamentos Ireno Alves dos Santos, Marcos Freire e 10 de Maio na constituição do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, observando o processo da construção de uma gestão democrática, e defendido nos princípios pedagógicos do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Primeiramente será feito um resgate histórico da constituição dos Assentamentos analisados aqui e da construção do CEISS dando ênfase ao papel da comunidade na consolidação da escola tendo em vista a importância deste momento. Posteriormente será analisado o Projeto Educativo do Colégio aqui pesquisado, destacando a importância da realidade/comunidade no diálogo com o conhecimento buscando compreender a identidade da escola do campo e os espaços de participação da comunidade dentro do colégio em questão, buscando assim consolidar uma gestão construída de forma democrática. Neste sentido é necessário também investigar alguns desafios que estão presentes no cotidiano do CEISS como a rotatividade professores; fechamento de escolas; falta de interesse; precarização das estradas; e como estes processos são assumidos pela escola e pela comunidade, num processo de construção de uma gestão coletiva dos problemas, tendo em vista que o ato da educação não é apenas destinado unicamente a escola. O procedimento metodológico escolhido para desenvolver esta pesquisa foi à pesquisa de campo, sendo realizadas entrevistas com professores, pedagogos e membros da comunidade, também foi utilizado a pesquisas documentais e referencias bibliográficas. O presente trabalho traz um raio x das questões inerentes ao processo de democratização dos espaços de gestão da escola, importante para a construção de outras bases educativas, mas condizentes com a necessidades das escolas e comunidades camponesas.
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Posteriormente será analisado o Projeto Educativo do Colégio aqui pesquisado, destacando a importância da realidade/comunidade no diálogo com o conhecimento buscando compreender a identidade da escola do campo e os espaços de participação da comunidade dentro do colégio em questão, buscando assim consolidar uma gestão construída de forma democrática. Neste sentido é necessário também investigar alguns desafios que estão presentes no cotidiano do CEISS como a rotatividade professores; fechamento de escolas; falta de interesse; precarização das estradas; e como estes processos são assumidos pela escola e pela comunidade, num processo de construção de uma gestão coletiva dos problemas, tendo em vista que o ato da educação não é apenas destinado unicamente a escola. O procedimento metodológico escolhido para desenvolver esta pesquisa foi à pesquisa de campo, sendo realizadas entrevistas com professores, pedagogos e membros da comunidade, também foi utilizado a pesquisas documentais e referencias bibliográficas. O presente trabalho traz um raio x das questões inerentes ao processo de democratização dos espaços de gestão da escola, importante para a construção de outras bases educativas, mas condizentes com a necessidades das escolas e comunidades camponesas.El presente trabajo tiene como finalidad destacar la relación entre las comunidades de los asentamientos Ireno Alves dos Santos, Marcos Freire y 10 de mayo en la constitución del Colegio Estadual del Campo Iraci Salete Strozak, observando el proceso de la construcción de una gestión democrática, y defendido en los principios pedagógicos del Movimiento de los trabajadores Rurales Sin Tierra (MST). Primero se hará un rescate histórico de la constitución de los Asentamientos analizados aquí y de la construcción del CEISS dando énfasis al papel de la comunidad en la consolidación de la escuela teniendo en vista la importancia de este momento. En este sentido, se analiza el Proyecto Educativo del Colegio aquí investigado, destacando la importancia de la realidad / comunidad en el diálogo con el conocimiento buscando comprender la identidad de la escuela del campo y los espacios de participación de la comunidad dentro del colegio en cuestión, buscando así consolidar una gestión construida de forma democrática. En este sentido es necesario también investigar algunos desafíos que están presentes en el cotidiano del CEISS como la rotatividad profesores; cierre de escuelas; falta de interés; precarización de las carreteras; y como estos procesos son asumidos por la escuela y la comunidad, en un proceso de construcción de una gestión colectiva de los problemas, teniendo en vista que el acto de la educación no sólo está destinado únicamente a la escuela. El procedimiento metodológico elegido para desarrollar esta investigación fue a la investigación de campo, siendo realizadas entrevistas con profesores, pedagogos y miembros de la comunidad, también fue utilizado a investigaciones documentales y referencias bibliográficas. El presente trabajo trae un rayo x de las cuestiones inherentes al proceso de democratización de los espacios de gestión de la escuela, importante para la construcción de otras bases educativas, pero que concuerdan con las necesidades de las escuelas y comunidades campesinas.Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-05-29T00:10:56Z No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 2162586 bytes, checksum: c60607c7e23b12709c5d046db72a5697 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-06-27T19:23:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 2162586 bytes, checksum: c60607c7e23b12709c5d046db72a5697 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-27T19:23:52Z (GMT). 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