Papéis urbanos e transporte rodoviário interestadual de passageiros: interações e diferenças em Chapecó e São Miguel do Oeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, João Henrique Zöehler
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3145
Resumo: Partimos da compreensão de que a sociedade contemporânea se configura através de interrelações entre lugares, com fluxos progressivamente mais intensos nos dias de hoje. Esta condição é expressa principalmente pelas cidades, que são os nós da rede urbana, produtoprodução das relações de trabalho, consumo e movimento da população. A delimitação territorial deste trabalho inclui duas cidades: Chapecó – compreendida a partir da noção de cidade média – e São Miguel do Oeste – entendida como uma cidade pequena –, as quais estão inseridas na Região Geográfica Intermediária de Chapecó. A realização da pesquisa que deu origem a este trabalho teve, como objetivo principal, compreender os papéis e as centralidades expressas por essas duas cidades, inseridas num contexto de significativa divisão interurbana do trabalho, expressão, entre outros fatores, de sua formação socioespacial, alicerçada em uma densa rede de cidades. Diante disso, fazemos uso das operações do transporte rodoviário interestadual de passageiros (TRIP), modal coletivo de transporte de pessoas que possui importância central no caso brasileiro, dadas as condições socioespaciais que o modal rodoviário tem. Os eixos norteadores da discussão envolvem: os processos de urbanização recente em áreas de reapropriação territorial através de políticas governamentais; a relação entre cidades médias e pequenas; a justaposição das redes urbana e rodoviária; e, principalmente, a compreensão de que o TRIP é um modal de transporte que expressa os papéis da formação socioespacial de determinada região. Neste caso, o modo como se engendraram os fluxos de pessoas e configuraram o atual território em análise se expressam até o presente nos serviços operados nesse meio de transporte. Além disso, a justaposição das redes rodoviária e urbana também se constitui como elementos importantes para o entendimento dos fluxos do TRIP. Dessa forma, os deslocamentos populacionais de caráter interestadual, tendo o ônibus como meio de transporte, foram utilizados como dimensão para a compreensão dos papéis das cidades pesquisadas.
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A realização da pesquisa que deu origem a este trabalho teve, como objetivo principal, compreender os papéis e as centralidades expressas por essas duas cidades, inseridas num contexto de significativa divisão interurbana do trabalho, expressão, entre outros fatores, de sua formação socioespacial, alicerçada em uma densa rede de cidades. Diante disso, fazemos uso das operações do transporte rodoviário interestadual de passageiros (TRIP), modal coletivo de transporte de pessoas que possui importância central no caso brasileiro, dadas as condições socioespaciais que o modal rodoviário tem. Os eixos norteadores da discussão envolvem: os processos de urbanização recente em áreas de reapropriação territorial através de políticas governamentais; a relação entre cidades médias e pequenas; a justaposição das redes urbana e rodoviária; e, principalmente, a compreensão de que o TRIP é um modal de transporte que expressa os papéis da formação socioespacial de determinada região. Neste caso, o modo como se engendraram os fluxos de pessoas e configuraram o atual território em análise se expressam até o presente nos serviços operados nesse meio de transporte. Além disso, a justaposição das redes rodoviária e urbana também se constitui como elementos importantes para o entendimento dos fluxos do TRIP. Dessa forma, os deslocamentos populacionais de caráter interestadual, tendo o ônibus como meio de transporte, foram utilizados como dimensão para a compreensão dos papéis das cidades pesquisadas.Partimos de la comprensión de que la sociedad contemporánea se configura a través de interrelaciones entre lugares, con flujos progresivamente más intensos en los días de hoy. Esa condición es expresa principalmente por las ciudades, que son los puntos nodales de la red urbana, producto – producción de las relaciones de trabajo, consumo y movimiento da populación. La delimitación territorial de este trabajo incluí dos ciudades: Chapecó – comprendida desde la noción de ciudad media – y São Miguel do Oeste – entendida como una ciudad pequeña –, las cuales están inseridas en la Región Geográfica Intermediaria de Chapecó. La realización de la pesquisa que originó este trabajo, tuve, como objetivo principal, comprender los papeles y las centralidades expresas por esas dos ciudades, inseridas en un contexto de significativa división interurbana del trabajo, expresión, entre otros factores, de su formación socioespacial, basada en una densa red de ciudades. Ante eso, hacemos uso de las operaciones del transporte por carretera interestatal de pasajeros, medio de transporte colectivo de personas que posee importancia central en el caso brasileño, dadas las condiciones socioespaciales que el modal de la carretera tener. Los ejes directores de la discusión envuelven: los procesos de urbanización reciente en áreas de reapropiación territorial a través de políticas gubernamentales; la relación entre ciudades medias y pequeñas; la yuxtaposición de las redes urbanas y por carretera; y, principalmente, la comprensión de que el transporte por carretera interestatal de pasajeros es un modal de trasporte que expresa los papeles de la formación socioespacial de determinada región. En ese caso, el modo como se criaran los flujos de personas y configuraran el actual territorio en análisis se expresan hasta el presente en los servicios operados en ese medio de transporte. Además de eso, la yuxtaposición de las redes por carretera y urbana también se constituye como elementos importantes para la comprensión de los flujos de este medio de transporte.. De esa forma, los desplazamientos de la población de carácter interestatal, tiendo el autobús como medio de transporte, fueran utilizados como dimensión para la comprensión de los papeles de las ciudades pesquisadas.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-09-04T14:23:16Z No. of bitstreams: 1 LEMOS.pdf: 9686474 bytes, checksum: 76df42852b26c298b2a23b5f984253d8 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-09-04T18:33:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LEMOS.pdf: 9686474 bytes, checksum: 76df42852b26c298b2a23b5f984253d8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-04T18:33:00Z (GMT). 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