O discurso mêmico sobre o sujeito-professor em redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Cristina Oliveira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3889
Resumo: Ao acessarmos as redes sociais nos deparamos com muitos memes sobre variados assuntos e ligados a acontecimentos que ocorreram recentemente. Ao realizarmos o gesto de observar as atividades dos internautas no meio digital e também observar nossas atividades ao acessarmos as redes, compreendemos que os internautas utilizam dos memes de forma humorística para expressar opiniões. Dessa forma, utilizados como meio para expressar opinião, os memes configuram-se como um interessante objeto de análise para se compreender as representações simbólicas e os efeitos de sentido produzidos pelos discursos mêmicos. Esta dissertação objetiva compreender o discurso mêmico em redes sociais sobre o sujeito-professor. Traçamos como objetivos específicos (a) abordar noções basilares da Análise de Discurso (AD), na tentativa de interpretar a formulação, circulação e funcionamento do objeto de estudo e (b) analisar os possíveis efeitos de sentido e o funcionamento da memória em memes sobre o sujeito-professor. A base teórica que sustenta este trabalho é a Análise de Discurso de orientação franco-brasileira. Delimitamos como recorte de pesquisa onze memes que abordam a representação do sujeito-professor e que circularam nos meses de dezembro de 2018 a julho de 2019. A composição do corpus deu-se com a organização de um arquivo de memes, por meio do acesso às redes sociais no recorte temporal, descrito acima, e que representam a imagem do sujeitoprofessor, após a organização do corpus, pelo nosso gesto de leitura, os memes foram organizados metodologicamente de acordo com as regularidades discursivas que apresentaram. Para organização do corpus e análises, mobilizamos o movimento pendular entre teoria/análise, para compreender e analisar as representações imaginárias produzidas sobre o sujeito-professor, os efeitos de sentido e as relações de memória em funcionamento nos memes. Na tentativa de observar o movimento de paráfrase presente nos memes que retomam as representações imaginárias que constituem a imagem do sujeitoprofessor como um sujeito sofredor. Que a nosso ver a representação imaginária do professor como sofredor pode estar relacionada à historicidade da profissão docente no Brasil. Com as discussões e análises acerca das representações imaginárias nas redes sociais sobre o sujeito-professor, colaboramos para reflexões voltadas à profissão docente e seu principal protagonista, o sujeitoprofessor.
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Traçamos como objetivos específicos (a) abordar noções basilares da Análise de Discurso (AD), na tentativa de interpretar a formulação, circulação e funcionamento do objeto de estudo e (b) analisar os possíveis efeitos de sentido e o funcionamento da memória em memes sobre o sujeito-professor. A base teórica que sustenta este trabalho é a Análise de Discurso de orientação franco-brasileira. Delimitamos como recorte de pesquisa onze memes que abordam a representação do sujeito-professor e que circularam nos meses de dezembro de 2018 a julho de 2019. A composição do corpus deu-se com a organização de um arquivo de memes, por meio do acesso às redes sociais no recorte temporal, descrito acima, e que representam a imagem do sujeitoprofessor, após a organização do corpus, pelo nosso gesto de leitura, os memes foram organizados metodologicamente de acordo com as regularidades discursivas que apresentaram. Para organização do corpus e análises, mobilizamos o movimento pendular entre teoria/análise, para compreender e analisar as representações imaginárias produzidas sobre o sujeito-professor, os efeitos de sentido e as relações de memória em funcionamento nos memes. Na tentativa de observar o movimento de paráfrase presente nos memes que retomam as representações imaginárias que constituem a imagem do sujeitoprofessor como um sujeito sofredor. Que a nosso ver a representação imaginária do professor como sofredor pode estar relacionada à historicidade da profissão docente no Brasil. Com as discussões e análises acerca das representações imaginárias nas redes sociais sobre o sujeito-professor, colaboramos para reflexões voltadas à profissão docente e seu principal protagonista, o sujeitoprofessor.When accessing social networks we come across many memes on various subjects and linked to events that occurred recently. By making the gesture of observing the activities of Internet users in the digital environment and also observing our activities when accessing networks, we understand that Internet users use memes in a humorous way to express opinions. Thus, used as a means of expressing opinion, memes are configured as an interesting object of analysis to understand the symbolic representations and the effects of meaning produced by the memes speech. This dissertation aims to understand the memes speech on social networks about the teacher-subject. We set as specific objectives (a) to approach basic notions of Discourse Analysis (AD), in an attempt to interpret the formulation, circulation and functioning of the object of study and (b) to analyze the possible effects of meaning and the functioning of memory in memes about the teacher-subject. The theoretical basis that supports this work is the Discourse Analysis of Franco-Brazilian orientation. We have delimited eleven memes that approach the representation of the teacher-subject and that circulated in the months of December 2018 to July 2019 as a clipping of the research. The composition of the corpus took place with the organization of a meme file, through access to social networks in the time frame, described above, and which represent the image of the teacher-subject, after the organization of the corpus, by our reading gesture, the memes were organized methodologically according to the discursive regularities they presented. For the organization of the corpus and analyzes, we mobilized the pendular movement between theory/analysis, to understand and analyze the imaginary representations produced about the teacher-subject, the effects of meaning and the relations of memory at work in memes. In an attempt to observe the movement of paraphrase present in memes that retake the imaginary representations that constitute the image of the teachersubject as a suffering subject. That, in our view, the imaginary representation of the teacher as a sufferer may be related to the historicity of the teaching profession in Brazil. With discussions and analyzes about imaginary representations in social networks about the teacher-subject, we collaborate for reflections on the teaching profession and its main protagonist, the teacher-subject.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-12-10T01:31:17Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1575652 bytes, checksum: b6bc310a442e6d3d01fc55733edee353 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-18T19:01:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1575652 bytes, checksum: b6bc310a442e6d3d01fc55733edee353 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-18T19:01:30Z (GMT). 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