As redes sociais nos espaços escolares: mecanismos de socialização e construção do "self"
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1341 |
Resumo: | O estudo “As redes sociais nos espaços escolares: mecanismos de socialização e construção do self” busca entender a representação/ apresentação dos sujeitos e os processos de socialização dos estudantes nos espaços escolares aliados a construção de sentidos que eles atribuem ao uso das redes sociais. Para tanto, procurou-se verificar se o uso das redes sociais têm influenciado no distanciamento ou reformulações das relações face a face nos intervalos escolares, tendo em vista o crescente uso, por parte dos estudantes, de aparelhos celulares com acesso às redes sociais. Buscou-se também mapear os períodos em que os estudantes do Ensino Médio noturno usam o celular na escola Rua do Saber e quais implicações e alterações são percebidas na dinâmica das aulas e intervalos. Para tais explanações recorro a recortes históricos de como a modernidade modifica os espaços escolares em termos estéticos e comportamentais. Em específico, foi abordado a influência das tecnologias de informações voltadas às redes sociais e suas implicações nos ambientes escolares no que abrange a socialização, comunicação e expressão e a construção do self entre os estudantes. Os métodos utilizados foram: quantitativo abrangendo 60 estudantes, e qualitativo abrangendo 10 entrevistados. Embora, trate-se de um fenômeno em transição, ainda assim, é possível assinalar que entre os estudantes é consenso que: as redes sociais são mecanismos de socialização e contribuem para fazer, e reforçar os laços de amizades. A escola antes das redes sociais tinha mais brincadeiras, interação e socialização. O celular em sala de aula atrapalha o desenvolvimento escolar, mas, que boa parte dos estudantes insistem em utilizar, mesmo assinalando as consequências e impactos para a concentração e conhecimento. As situações de constrangimento e busca de popularidade são elementos comuns nas redes sociais entre os amigos ou conhecidos, e a família na rede social é entendida a partir de um movimento pendular em alguns momentos vista de forma positiva e outros momentos como inibidora, fiscalizadora das postagens que os estudantes fazem nas suas redes sociais. O impacto geracional e as amizades pelas redes sociais também são peças chaves da pesquisa |
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Para tais explanações recorro a recortes históricos de como a modernidade modifica os espaços escolares em termos estéticos e comportamentais. Em específico, foi abordado a influência das tecnologias de informações voltadas às redes sociais e suas implicações nos ambientes escolares no que abrange a socialização, comunicação e expressão e a construção do self entre os estudantes. Os métodos utilizados foram: quantitativo abrangendo 60 estudantes, e qualitativo abrangendo 10 entrevistados. Embora, trate-se de um fenômeno em transição, ainda assim, é possível assinalar que entre os estudantes é consenso que: as redes sociais são mecanismos de socialização e contribuem para fazer, e reforçar os laços de amizades. A escola antes das redes sociais tinha mais brincadeiras, interação e socialização. O celular em sala de aula atrapalha o desenvolvimento escolar, mas, que boa parte dos estudantes insistem em utilizar, mesmo assinalando as consequências e impactos para a concentração e conhecimento. As situações de constrangimento e busca de popularidade são elementos comuns nas redes sociais entre os amigos ou conhecidos, e a família na rede social é entendida a partir de um movimento pendular em alguns momentos vista de forma positiva e outros momentos como inibidora, fiscalizadora das postagens que os estudantes fazem nas suas redes sociais. O impacto geracional e as amizades pelas redes sociais também são peças chaves da pesquisaThe study "Social networking in school environment: socialization mechanisms and construction of self" tries to understand the representation / presentation of the bloke and the students’ socialization processes in school environments allied with the construction of meanings that students attribute to the use of social networks. In order to do that, it sought to determine whether the use of social networks have influenced the detachment or reformulations of relations face to face in school vacation, in view of the increasing use of mobile devices with access to social networks by students. It also tried to map the periods in which high school students who study at night use mobile phones at school X and which implications and changes are noticed in the dynamics of the classes and during breaks. For such explanations it calls on historical clippings of how modernity modifies school environments in aesthetic and behavioral terms. Specially, it was discussed the influence of information technologies focused on social networking and its implications in school environments covering socialization, communication, expression and the construction of the self among the students. The methods used were: 60 students covering quantitative and 10 students covering qualitative. Although, it is a phenomenon in transition it’s possible to point out that among students is consensus: social networks are mechanisms of socialization and contribute and strengthen friendship ties. School before social networks had more play, interaction and socialization. Cell phone used in classroom disrupts the school development, though, most of the students insist on using it even they are aware of its consequences and impacts on concentration and knowledge. Embarrassment situations and the search for popularity are common elements in social networks between friends or acquaintances, and family on social networking is understood as a pendulum, sometimes is positively and sometimes is inhibitor, inspecting the threads that students post in their social networks. General impact and friendships through social networks are also key parts of this survey.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-28T00:47:27Z No. of bitstreams: 1 TONATO.pdf: 1667819 bytes, checksum: 319a0d10054f298ce5f3add2ceccd418 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-10T12:08:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TONATO.pdf: 1667819 bytes, checksum: 319a0d10054f298ce5f3add2ceccd418 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-10T12:08:38Z (GMT). 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