Análise da logística interna de uma prestadora de serviços
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3266 |
Resumo: | Dentro das prestadoras de serviços, assim como qualquer outro tipo de empresa, a logística se faz de grande importância, por tratar da armazenagem, fluxos, gestão e controles de estoques. Contudo, às vezes a logística interna dentro de prestadoras de serviços pode ser deixada em segundo plano, sendo realizada de forma pouco ágil para os procedimentos internos, ou ainda, utilizando-se ferramentas que não se adequam à realidade delas. Além disso, quando se trata de pequenas empresas, como prestadora de serviços Beta, a logística interna por vezes acaba sendo deixada de lado, por falta de tempo ao gestor, que realiza grande parte das atividades sozinho, ou ainda por falta de conhecimento de algumas ferramentas pelo mesmo. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a logística interna da prestadora de serviços Beta, descrevendo seus fluxos, analisando as ferramentas de controle de estoques utilizadas, avaliando a armazenagem e por último, propondo ações de melhorias para estas áreas. O estudo se caracteriza como pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, classificada ainda como estudo de caso, utilizando-se de observação in loco da armazenagem e dos fluxos internos da empresa, entrevista com o gestor da organização e pesquisa documental no sistema ERP da empresa para a coleta de dados e de análise de conteúdo para a análise dos dados. Durante o estudo, se perceberam problemas nos fluxos, na armazenagem, além dos problemas na gestão e controle de estoques, como a falta de política de estoques formalizada. Por isso, as principais ações de melhorias foram voltadas a melhorar estes aspectos, para melhor funcionamento da organização. De modo geral, ao final do estudo ficou claro que a empresa terá maior agilidade em suas prestações de serviços com a logística interna ordenada, definida e formalizada. |
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Deimling, Moacir FranciscoFrozza, Paula Gonçalves de Barros20192019-11-06T19:58:51Z20192019-11-06T19:58:51Z2019https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3266Dentro das prestadoras de serviços, assim como qualquer outro tipo de empresa, a logística se faz de grande importância, por tratar da armazenagem, fluxos, gestão e controles de estoques. Contudo, às vezes a logística interna dentro de prestadoras de serviços pode ser deixada em segundo plano, sendo realizada de forma pouco ágil para os procedimentos internos, ou ainda, utilizando-se ferramentas que não se adequam à realidade delas. Além disso, quando se trata de pequenas empresas, como prestadora de serviços Beta, a logística interna por vezes acaba sendo deixada de lado, por falta de tempo ao gestor, que realiza grande parte das atividades sozinho, ou ainda por falta de conhecimento de algumas ferramentas pelo mesmo. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a logística interna da prestadora de serviços Beta, descrevendo seus fluxos, analisando as ferramentas de controle de estoques utilizadas, avaliando a armazenagem e por último, propondo ações de melhorias para estas áreas. O estudo se caracteriza como pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, classificada ainda como estudo de caso, utilizando-se de observação in loco da armazenagem e dos fluxos internos da empresa, entrevista com o gestor da organização e pesquisa documental no sistema ERP da empresa para a coleta de dados e de análise de conteúdo para a análise dos dados. Durante o estudo, se perceberam problemas nos fluxos, na armazenagem, além dos problemas na gestão e controle de estoques, como a falta de política de estoques formalizada. Por isso, as principais ações de melhorias foram voltadas a melhorar estes aspectos, para melhor funcionamento da organização. De modo geral, ao final do estudo ficou claro que a empresa terá maior agilidade em suas prestações de serviços com a logística interna ordenada, definida e formalizada.Within the service providers, just like any other type of company, logistics is of great importance because it deals with storage, flows, management and inventory controls. However, sometimes the internal logistics within service providers can be left in the background, being carried out in an agile way for internal procedures, or even using tools that do not fit their reality. In addition, when it comes to small businesses, as an Beta service provider, internal logistics sometimes end up being left out, due to lack of time for the manager, who performs a large part of the activities alone, or because of lack of knowledge of some tools by the same. Thus, the present study aims to analyze the internal logistics of the service provider Beta, describing its flows, analyzing the inventory control tools used, evaluating the storage and, finally, proposing improvement actions for these areas. The study is characterized as a descriptive research, with a qualitative approach, classified as a case study, using on-site observation of storage and internal flows of the company, interview with the manager of the organization and documentary research in the company's ERP system for data collection and content analysis for data analysis. During the study, problems were observed in the flows, in the storage, besides the problems in the management and inventory control, as the lack of formalized inventory policy. Therefore, the main improvement actions were aimed at improving these aspects, in order to improve the functioning of the organization. In general, at the end of the study it was clear that the company will have greater agility in its services with internal logistics ordered, defined and formalized.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-10-14T12:25:58Z No. of bitstreams: 1 FROZZA.pdf: 5113683 bytes, checksum: 0f57ad36828d9d47655ac1c2f8695da3 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-11-06T19:58:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FROZZA.pdf: 5113683 bytes, checksum: 0f57ad36828d9d47655ac1c2f8695da3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-06T19:58:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FROZZA.pdf: 5113683 bytes, checksum: 0f57ad36828d9d47655ac1c2f8695da3 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóLogísticaAdministração de estoquesAnálise da logística interna de uma prestadora de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3266/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALFROZZA.pdfFROZZA.pdfapplication/pdf5113683https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3266/1/FROZZA.pdf0f57ad36828d9d47655ac1c2f8695da3MD51prefix/32662019-11-06 17:58:51.047oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-11-06T19:58:51Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
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