Qualidade de vida na perspectiva de estudantes que vivenciam o curso de graduação em enfermagem: flores e pedras no caminho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Recktenvald, Célia Regina Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1156
Resumo: O estudante do curso de graduação em enfermagem se encontra em uma fase da vida com possibilidades de mudanças e de novas expectativas, o que pode causar profundos reflexos na sua qualidade de vida atual e futura. Diante do exposto, apresenta-se como pergunta de pesquisa: Como os estudantes do curso de graduação em enfermagem percebem a qualidade de vida em seu cotidiano de ensino-aprendizagem? Como objeto de estudo: a qualidade de vida de estudantes que vivenciam o curso de graduação em enfermagem. E como objetivo: descrever a percepção sobre a qualidade de vida de estudantes que vivenciam o curso de graduação em enfermagem. Metodologia: investigação qualitativa exploratório-descritiva. Teve como cenário de pesquisa a Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó, tendo sido desenvolvida com estudantes do curso de graduação em enfermagem, a partir dos seguintes critérios de inclusão: estudante de graduação do curso de enfermagem a partir da sexta fase do curso. Foram excluídos: estudantes que estavam desenvolvendo o componente do domínio comum; que estavam desenvolvendo outra graduação, concomitante a de enfermagem; estudantes das fases iniciais e da décima fase, em virtude da acadêmica que desenvolveu a pesquisa estar vivenciando a respectiva fase. Participaram do estudo 16 estudantes. A etapa de campo foi realizada em dois momentos: inicialmente a aproximação e ambientação com o cenário de pesquisa, e num segundo momento, a produção dos dados por meio da Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade (DCS), fundamentada no Método Criativo e Sensível (MCS), mais especificamente a dinâmica do Mapa Falante. O período para produção dos dados no mês de setembro de 2014, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFFS/SC sob o parecer número 753.435. Os dados foram analisados por meio da Análise de discurso francesa. O projeto alicerçou-se nos preceitos éticos da Resolução número 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados da pesquisa apontam que existem flores e pedras no caminho, que interferem na qualidade de vida dos estudantes. As flores representam as vitórias, aprovações em trabalhos e provas, cada semestre avançado, novos relacionamentos e descobertas no âmbito da profissão. Já as pedras representam os redutores da qualidade de vida dos estudantes, e são: estresse, sono, falta de tempo, dificuldades financeiras e nos relacionamentos. A partir da categoria analítica foram identificados cinco subtemas: 1) Condição física: dedicar-se muito aos estudos; 2) Condição psicológica: esperança de que no dia nunca chova; 3) Nível de Independência: a faculdade mexeu com o cotidiano individual e familiar; 4) Relações Sociais: a universidade proporciona falta de tempo de estar com o outro e 5) Ambiente: também se pensa no financeiro, os quais estão descritos a seguir. Ao final do estudo, sugere-se à instituição a criação de espaço terapêutico, que envolva opções para descanso, prática de esportes e lazer.
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O período para produção dos dados no mês de setembro de 2014, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFFS/SC sob o parecer número 753.435. Os dados foram analisados por meio da Análise de discurso francesa. O projeto alicerçou-se nos preceitos éticos da Resolução número 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados da pesquisa apontam que existem flores e pedras no caminho, que interferem na qualidade de vida dos estudantes. As flores representam as vitórias, aprovações em trabalhos e provas, cada semestre avançado, novos relacionamentos e descobertas no âmbito da profissão. Já as pedras representam os redutores da qualidade de vida dos estudantes, e são: estresse, sono, falta de tempo, dificuldades financeiras e nos relacionamentos. A partir da categoria analítica foram identificados cinco subtemas: 1) Condição física: dedicar-se muito aos estudos; 2) Condição psicológica: esperança de que no dia nunca chova; 3) Nível de Independência: a faculdade mexeu com o cotidiano individual e familiar; 4) Relações Sociais: a universidade proporciona falta de tempo de estar com o outro e 5) Ambiente: também se pensa no financeiro, os quais estão descritos a seguir. Ao final do estudo, sugere-se à instituição a criação de espaço terapêutico, que envolva opções para descanso, prática de esportes e lazer.Student undergraduate degree in nursing is in a phase of life with the possibility of changes and new expectations, which may have profound impact on their quality of current and future life. Given the above, is presented as research question: How do the students of the degree course in nursing realize the quality of life in their teaching and learning everyday? As object of study: the quality of life of students who experience the undergraduate degree in nursing. And the objective: to describe the perception of the quality of life of students who experience the undergraduate degree in nursing. Methodology: exploratory-descriptive qualitative study. Took place at the Research is Universidade Federal da Fronteira Sul / Campus Chapecó and was developed with students of the degree course in nursing, from the following inclusion criteria: graduating student nursing program from the sixth stage of the course. Exclusion criteria were: students who were developing the common domain component; who were developing another graduation, concomitant nursing; students of the early stages and the tenth stage, due to the academic who developed the research be experiencing the respective phase. We used a quantity of 16 students, in accordance with previous studies using sensitive creative method. The field stage was performed in two stages: first the approach and ambiance with the research setting, and subsequently, the production data through Creativity and Awareness Dynamics (DCS), based on the Creative and Sensitive Method (CSM), more specifically the dynamics of the speaker map. The period for compiling the data in month eight nine, after approval by the Research Ethics Committee of UFFS/SC under the report number 753 435. The data were analyzed by the French discourse analysis. The project is in its foundations ethical principles of Resolution 466 of 2012 of the National Health Council. The results of this research indicated that there are flowers and stones in the way, that affect the quality of life of students. The flowers represent the victories, approvals in work and exams, each advanced semester, new relationships and discoveries within the profession. Have the stones represent the reducing quality of life of students, and are: stress, sleep, lack of time, financial difficulties and relationships. From the analytical category were identified five sub-themes: 1) Physical condition: to devote himself to the very studies; 2) psychological condition: hope that the day never rains; 3) Level of Independence: the right move with the individual and family daily; 4) Social Relationships: the university provides lack of time to be with each other and 5) Environment: also think the financial, which are described below. At the end of the study, it is suggested that the institution creating therapeutic space, involving options for rest, sports and leisure.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-04T18:29:11Z No. of bitstreams: 1 RECKTENVALD.pdf: 2073797 bytes, checksum: 80a9ac4c1765a32e21f94f60cfe0d60c (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-03T12:03:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RECKTENVALD.pdf: 2073797 bytes, checksum: 80a9ac4c1765a32e21f94f60cfe0d60c (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-03T12:03:17Z (GMT). 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