Educação do campo e o fechamento das escolas do campo no município de Barão de Cotegipe/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consorte, Elisiane Angélica Arsego
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1787
Resumo: O presente trabalho tem como propósito identificar quais as implicações que resultam no fechamento das Escolas do Campo no Município de Barão de Cotegipe/RS. Para tanto foi realizada análise documental, bem como uma pesquisa de campo sobre o fechamento destas Escolas no referido Município. O problema a ser enfrentado, consiste em identificar as implicações políticas e educacionais que resultam na cessação destas instituições de ensino em Barão de Cotegipe. Arroyo (2005); Caldart (2005) e Molina (2005) defendem o direito que os povos do camponeses devem pensar o mundo a partir do lugar onde vivem, da terra em que pisam, construindo sujeitos de história e de direitos; sujeitos coletivos em sua formação. Sujeitos sociais, culturais, éticos e políticos de luta por seus direitos, historicamente retirados. A metodologia é de cunho qualitativo a partir de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos referente ao fechamento das Escolas do Campo no Município. Para da conta dessa problemática apresentaremos num primeiro momento a educação do/no campo e seu marcos históricos e normativos no Brasil, adentrando num segundo momento no Estado do Rio Grande do Sul, analisando a cessação destas Escolas localizadas na zona rural a nível estadual e para finalizar uma abordagem analítica e documental sobre o fechamento das Escolas do Campo no município de Barão de Cotegipe, foco dessa investigação. Evidenciamos que o fechamento das Escolas do Campo ocasiona um empobrecimento das comunidades da área rural, pois a escola é uma das grandes referências para a comunidade e seus sujeitos. Fechar a escola e desorganizar a comunidade e seus sujeitos. Outro ponto que foi relevante durante a pesquisa é o despreparo na formação das professoras que atuam em turmas multisseriadas, já que não possuem nenhuma formação específica para tal.
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Sujeitos sociais, culturais, éticos e políticos de luta por seus direitos, historicamente retirados. A metodologia é de cunho qualitativo a partir de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos referente ao fechamento das Escolas do Campo no Município. Para da conta dessa problemática apresentaremos num primeiro momento a educação do/no campo e seu marcos históricos e normativos no Brasil, adentrando num segundo momento no Estado do Rio Grande do Sul, analisando a cessação destas Escolas localizadas na zona rural a nível estadual e para finalizar uma abordagem analítica e documental sobre o fechamento das Escolas do Campo no município de Barão de Cotegipe, foco dessa investigação. Evidenciamos que o fechamento das Escolas do Campo ocasiona um empobrecimento das comunidades da área rural, pois a escola é uma das grandes referências para a comunidade e seus sujeitos. Fechar a escola e desorganizar a comunidade e seus sujeitos. Outro ponto que foi relevante durante a pesquisa é o despreparo na formação das professoras que atuam em turmas multisseriadas, já que não possuem nenhuma formação específica para tal.The present work aims to identify the implications that result in the closure of Campo Schools in the municipality of Barão de Cotegipe / RS. For that, a documentary analysis was carried out, as well as a field research on the closure of the Campo do Município Schools. The problem to be faced is to identify the political and educational implications that result in the closure of Field Schools in the municipality. Arroyo (2005); Caldart (2005) and Molina (2005) defend the right of rural people to think about the world from where they live, from the land on which they tread, by constructing subjects of history and rights; collective subjects in their formation. Social, cultural, ethical and political subjects of struggle for their rights, historically withdrawn. The methodology is qualitative based on semi-structured interviews and analysis of documents referring to the closure of rural schools in the Municipality. In order to take account of this problem, we will first present the education of the field and its historical and normative frameworks in Brazil, entering a second moment in the State of Rio Grande do Sul, analyzing the closure of the state schools in the field and to finalize a an analytical and documentary approach on the closure of rural schools in the municipality of Barão de Cotegipe, the focus of this research. We show that the closure of rural schools causes an impoverishment of rural communities, since school is one of the great references for the community and its subjects. Close school and disorganize the community and its subjects.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-07T11:41:20Z No. of bitstreams: 1 CONSORTE.pdf: 785141 bytes, checksum: ba7d0e7ca91238ffb8f032cb2d8538af (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:51:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONSORTE.pdf: 785141 bytes, checksum: ba7d0e7ca91238ffb8f032cb2d8538af (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-14T10:51:57Z (GMT). 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