Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2622 |
Resumo: | Na presente monografia abordamos a produção artística da Canibal Filmes, uma produtora de cinema independente, localizada no município de Palmitos, Santa Catarina. A pesquisa é desenvolvida a partir da análise teórico-metodológica sob a narrativa fílmica em relação aos usos da ficção para a historiografia. As fontes estudadas no trabalho envolvem os filmes O Monstro Legume Do Espaço (1995) e Gore Gore Gays (1998), além do livro escrito por Petter Baiestorf e Cesar Souza, o Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada têm e tudo fazem contra os que tudo têm e nada fazem (2002). Buscamos em nossa análise, inserir a Canibal Filmes na história do cinema nacional, investigar os referenciais teóricos, políticos e artísticos da produtora de cinema, identificar as técnicas de produção artesanais e refletir a representação das críticas sociais, políticas e religiosas. Verificamos, ao longo do estudo, que a Canibal Filmes comporta influência anarquista, dadaísta e antropófaga. A produtora de cinema constitui uma estética caótica que transgride a ordem dos valores sociais através, sobretudo, da imagem. |
id |
UFFS_e70e1737adda394c660cfd8caee7a401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/2622 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Machado, RicardoJahnke, Morgana Elisha20182019-03-15T19:22:45Z20192019-03-15T19:22:45Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2622Na presente monografia abordamos a produção artística da Canibal Filmes, uma produtora de cinema independente, localizada no município de Palmitos, Santa Catarina. A pesquisa é desenvolvida a partir da análise teórico-metodológica sob a narrativa fílmica em relação aos usos da ficção para a historiografia. As fontes estudadas no trabalho envolvem os filmes O Monstro Legume Do Espaço (1995) e Gore Gore Gays (1998), além do livro escrito por Petter Baiestorf e Cesar Souza, o Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada têm e tudo fazem contra os que tudo têm e nada fazem (2002). Buscamos em nossa análise, inserir a Canibal Filmes na história do cinema nacional, investigar os referenciais teóricos, políticos e artísticos da produtora de cinema, identificar as técnicas de produção artesanais e refletir a representação das críticas sociais, políticas e religiosas. Verificamos, ao longo do estudo, que a Canibal Filmes comporta influência anarquista, dadaísta e antropófaga. A produtora de cinema constitui uma estética caótica que transgride a ordem dos valores sociais através, sobretudo, da imagem.En la presente monografía abordamos la producción artística de la Canibal Filmes, una productora de cine independiente, situada en el municipio de Palmitos, Santa Catarina. La investigación se desarrolla a partir del análisis teórico-metodológico bajo a la narrativa fílmica en relación a los usos de la ficción para la historiografía. Las fuentes investigadas en el trabajo incluyen las películas O Monstro Legume do Espaço (1995) y Gore Gore Gays (1998), además del libro escrito por Petter Baiestrof y Cesar Souza, o Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada têm e tudo fazem contra os que tudo têm e nada fazem (2002). Buscamos en nuestra análisis, insertar la Canibal Filmes en la historia del cine nacional, investigar los puntos de las referencias teóricas, políticas y artísticas de la productora del cine, identificar las técnicas de producción artesanales y reflejar la representación de las críticas sociales, políticas y religiosas. Comprobamos, a lo largo del estudio, que la Canibal Filmes comporta influencia anarquista, dadaísta y antropófaga. La productora del cine constituye una estética caótica que transgrede el orden de los valores sociales, a través, sobretodo, de la imagen.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-03-15T13:02:49Z No. of bitstreams: 1 JAHNKE.pdf: 1332059 bytes, checksum: f4c6855ce501ae7ea4002e17524e1410 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-15T19:22:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JAHNKE.pdf: 1332059 bytes, checksum: f4c6855ce501ae7ea4002e17524e1410 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-15T19:22:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAHNKE.pdf: 1332059 bytes, checksum: f4c6855ce501ae7ea4002e17524e1410 (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóCinema independenteHistóriaCanibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2622/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALJAHNKE.pdfJAHNKE.pdfapplication/pdf1332059https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2622/1/JAHNKE.pdff4c6855ce501ae7ea4002e17524e1410MD51prefix/26222019-03-15 16:22:45.475oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-03-15T19:22:45Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente |
title |
Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente |
spellingShingle |
Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente Jahnke, Morgana Elisha Cinema independente História |
title_short |
Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente |
title_full |
Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente |
title_fullStr |
Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente |
title_full_unstemmed |
Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente |
title_sort |
Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente |
author |
Jahnke, Morgana Elisha |
author_facet |
Jahnke, Morgana Elisha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Ricardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jahnke, Morgana Elisha |
contributor_str_mv |
Machado, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema independente História |
topic |
Cinema independente História |
description |
Na presente monografia abordamos a produção artística da Canibal Filmes, uma produtora de cinema independente, localizada no município de Palmitos, Santa Catarina. A pesquisa é desenvolvida a partir da análise teórico-metodológica sob a narrativa fílmica em relação aos usos da ficção para a historiografia. As fontes estudadas no trabalho envolvem os filmes O Monstro Legume Do Espaço (1995) e Gore Gore Gays (1998), além do livro escrito por Petter Baiestorf e Cesar Souza, o Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada têm e tudo fazem contra os que tudo têm e nada fazem (2002). Buscamos em nossa análise, inserir a Canibal Filmes na história do cinema nacional, investigar os referenciais teóricos, políticos e artísticos da produtora de cinema, identificar as técnicas de produção artesanais e refletir a representação das críticas sociais, políticas e religiosas. Verificamos, ao longo do estudo, que a Canibal Filmes comporta influência anarquista, dadaísta e antropófaga. A produtora de cinema constitui uma estética caótica que transgride a ordem dos valores sociais através, sobretudo, da imagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-15T19:22:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2019-03-15T19:22:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2622 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2622/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2622/1/JAHNKE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b f4c6855ce501ae7ea4002e17524e1410 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094608867557376 |