Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Taynara Tavares do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Militão, Andréia Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10028
Resumo: O presente trabalho tem por escopo analisar como se configura a valorização docente no município de Dourados/MS. Tem por objetivo analisar o Plano Municipal de Educação (PME) especialmente às metas que se destinam a valorização docente. Ancorada em abordagem qualitativa, adota como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo com aplicação de questionário junto à dez docentes vinculados a uma escola municipal de educação básica. Debruça-se sobre o Plano Municipal de Educação (2015/2025), detendo-se à análise das metas 15, 16, 17,18 e 19 do documento, procurando desnudar aspectos da formação docente, carreira, remuneração e condições de trabalho. A partir da aplicação de questionário procura verificar no contexto atual como os elementos que compõem a valorização do magistério são percebidos pelos docentes. Constatou-se da pesquisa apontaram que apesar do PME (2015-2025) abranger todos os requisitos da valorização docente em suas metas e estratégias, na qual ainda não se efetivou no âmbito da Rede Municipal Pública de Ensino, pois os professores em sua maioria relataram na pesquisa, não serem valorizados em todas as dimensões tais como carreira, remuneração e formação. 
id UFGD-8_b863f0190d49fe5da865bb29f7b7b5a7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10028
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementadoValorização docente. Plano Municipal de Educação. Formação docente. Carreira. Remuneração.O presente trabalho tem por escopo analisar como se configura a valorização docente no município de Dourados/MS. Tem por objetivo analisar o Plano Municipal de Educação (PME) especialmente às metas que se destinam a valorização docente. Ancorada em abordagem qualitativa, adota como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo com aplicação de questionário junto à dez docentes vinculados a uma escola municipal de educação básica. Debruça-se sobre o Plano Municipal de Educação (2015/2025), detendo-se à análise das metas 15, 16, 17,18 e 19 do documento, procurando desnudar aspectos da formação docente, carreira, remuneração e condições de trabalho. A partir da aplicação de questionário procura verificar no contexto atual como os elementos que compõem a valorização do magistério são percebidos pelos docentes. Constatou-se da pesquisa apontaram que apesar do PME (2015-2025) abranger todos os requisitos da valorização docente em suas metas e estratégias, na qual ainda não se efetivou no âmbito da Rede Municipal Pública de Ensino, pois os professores em sua maioria relataram na pesquisa, não serem valorizados em todas as dimensões tais como carreira, remuneração e formação. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1002810.30612/hre.v7i13.10028Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 55-772318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10028/5221Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Taynara Tavares doMilitão, Andréia Nunes2019-12-19T22:00:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10028Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T22:00:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado
title Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado
spellingShingle Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado
Nascimento, Taynara Tavares do
Valorização docente. Plano Municipal de Educação. Formação docente. Carreira. Remuneração.
title_short Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado
title_full Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado
title_fullStr Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado
title_full_unstemmed Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado
title_sort Valorização docente no município de Dourados – MS: entre o normatizado e o implementado
author Nascimento, Taynara Tavares do
author_facet Nascimento, Taynara Tavares do
Militão, Andréia Nunes
author_role author
author2 Militão, Andréia Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Taynara Tavares do
Militão, Andréia Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Valorização docente. Plano Municipal de Educação. Formação docente. Carreira. Remuneração.
topic Valorização docente. Plano Municipal de Educação. Formação docente. Carreira. Remuneração.
description O presente trabalho tem por escopo analisar como se configura a valorização docente no município de Dourados/MS. Tem por objetivo analisar o Plano Municipal de Educação (PME) especialmente às metas que se destinam a valorização docente. Ancorada em abordagem qualitativa, adota como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo com aplicação de questionário junto à dez docentes vinculados a uma escola municipal de educação básica. Debruça-se sobre o Plano Municipal de Educação (2015/2025), detendo-se à análise das metas 15, 16, 17,18 e 19 do documento, procurando desnudar aspectos da formação docente, carreira, remuneração e condições de trabalho. A partir da aplicação de questionário procura verificar no contexto atual como os elementos que compõem a valorização do magistério são percebidos pelos docentes. Constatou-se da pesquisa apontaram que apesar do PME (2015-2025) abranger todos os requisitos da valorização docente em suas metas e estratégias, na qual ainda não se efetivou no âmbito da Rede Municipal Pública de Ensino, pois os professores em sua maioria relataram na pesquisa, não serem valorizados em todas as dimensões tais como carreira, remuneração e formação. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10028
10.30612/hre.v7i13.10028
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10028
identifier_str_mv 10.30612/hre.v7i13.10028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10028/5221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 55-77
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170622717952