A gestão público-privada no programa ensino médio integral em tempo integral - emiti em escolas da rede pública estadual de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4031 |
Resumo: | A presente pesquisa, intitulada “A gestão público-privada no programa Ensino Médio Integral em Tempo Integral – EMITI em escolas da rede pública estadual de Santa Catarina”, integra a linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, e contou com bolsa CAPES/DS. A pesquisa teve como objetivo analisar a gestão público-privada no Programa Ensino Médio Integral em Tempo Integral– EMITI em escolas da Rede Estadual de Educação, localizadas na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) - Chapecó/SC, considerando a parceria público-privada da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED) com o Instituto Ayrton Senna (IAS), decorrente da política pública de reformulação do Ensino Médio implementada pela Lei n. 13.415/2017. Diante deste contexto, surgiram as seguintes questões de pesquisa: (i) Como ocorre a gestão na relação público-privada no Programa Ensino Médio Integral em Tempo Integral – EMITI em escolas da Rede Estadual de Educação localizadas na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) - Chapecó/SC? (ii) Como acontece a trajetória pública e privada e suas relações com o Estado no contexto educacional brasileiro? (iii) Quais são os percursos de elaboração e implementação da educação integral em tempo integral e o Ensino Médio? (iv) Como a gestão público-privada apresentam-se no Programa Ensino Médio Integral em Tempo Integral – EMITI? O enfoque metodológico possui abordagem qualitativa, envolvendo contato direto do pesquisador com o objeto de estudo, por meio de entrevista semiestruturada, para isso, a pesquisa passou pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFFS. Para o tratamento de dados, considerou-se a proposta de análise de conteúdo de Bardin. Na presente análise, verificou-se uma frequência progressiva de ator privado no processo de mercantilização da educação pública. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o “conteúdo” pedagógico e a gestão da escola é cada vez mais determinada por instituições que introduzem uma lógica mercantilizada e neoliberal, com a justificativa de que, ao agir assim, estão contribuindo para a qualidade da escola pública formando para as competências do século 21. |
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A pesquisa teve como objetivo analisar a gestão público-privada no Programa Ensino Médio Integral em Tempo Integral– EMITI em escolas da Rede Estadual de Educação, localizadas na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) - Chapecó/SC, considerando a parceria público-privada da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED) com o Instituto Ayrton Senna (IAS), decorrente da política pública de reformulação do Ensino Médio implementada pela Lei n. 13.415/2017. Diante deste contexto, surgiram as seguintes questões de pesquisa: (i) Como ocorre a gestão na relação público-privada no Programa Ensino Médio Integral em Tempo Integral – EMITI em escolas da Rede Estadual de Educação localizadas na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) - Chapecó/SC? (ii) Como acontece a trajetória pública e privada e suas relações com o Estado no contexto educacional brasileiro? (iii) Quais são os percursos de elaboração e implementação da educação integral em tempo integral e o Ensino Médio? (iv) Como a gestão público-privada apresentam-se no Programa Ensino Médio Integral em Tempo Integral – EMITI? O enfoque metodológico possui abordagem qualitativa, envolvendo contato direto do pesquisador com o objeto de estudo, por meio de entrevista semiestruturada, para isso, a pesquisa passou pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFFS. Para o tratamento de dados, considerou-se a proposta de análise de conteúdo de Bardin. Na presente análise, verificou-se uma frequência progressiva de ator privado no processo de mercantilização da educação pública. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o “conteúdo” pedagógico e a gestão da escola é cada vez mais determinada por instituições que introduzem uma lógica mercantilizada e neoliberal, com a justificativa de que, ao agir assim, estão contribuindo para a qualidade da escola pública formando para as competências do século 21.This research, entitled “Public-private management in the Full-time High School Program - EMITI in public schools in Santa Catarina state, is part of the Educational Policies line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Fronteira Sul - UFFS, and had a CAPES / DS scholarship. The research aimed to analyze public-private management in the Full-time High School Program - EMITI in State Education Network schools, localized in the Regional Education Coordination (CRE) - Chapecó / SC, considering the public-private partnership of Education Secretary of the State of Santa Catarina (SED) with the Ayrton Senna Institute (IAS), an outcome from the public policy of the reformulation of high school implemented by Law no. 13,415 / 2017. In this context, the following research questions emerged: (i) How does public-private relationship management take place in the Full-time High School Program - EMITI in schools of the State Education Network located in the Regional Education Coordination (CRE) - Chapecó / SC? (ii) How does the public and private trajectory and its relations with the State take place in the Brazilian context? (iii) What are the paths for the elaboration and implementation of full-time education and high school? (iv) How does public-private management appear in the Full-time High School Program - EMITI? The methodological approach has a qualitative approach, involving direct contact between the researcher and the object of study, through semi-structured interviews. For this, the research was carried out by the Ethics Committee on Research with Human Beings at UFFS. For data processing, Bardin's content analysis proposal was considered. In the present analysis, there was a progressive frequency of the private sector in the commercialization of public education. The State remains responsible for access, but the pedagogical “content” and school management is increasingly determined by institutions that introduce a neoliberal and mercantilized logic, with the justification that, in doing so, they are contributing to quality of public school training for 21st century skills.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-04-15T23:48:12Z No. of bitstreams: 1 GUARDA.pdf: 1571570 bytes, checksum: d0a4a17f2cfd50cc3de89061fa8bca72 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-16T12:30:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GUARDA.pdf: 1571570 bytes, checksum: d0a4a17f2cfd50cc3de89061fa8bca72 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-16T12:30:13Z (GMT). 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