Avaliação de Programas de Ensino Médio Integral em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tharik de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247754
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2023.
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spelling Avaliação de Programas de Ensino Médio Integral em Santa CatarinaEconomiaEnsino médioEducação integralRendimento escolarDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2023.O ensino médio em tempo integral é um modelo de ensino que há tempos tem importantes adeptos na área da educação. Em Santa Catarina, na última década, dois importantes projetos foram postos em prática, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), a partir de 2010, e o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo integral (EMITI) de 2017. Nessa dissertação pretendemos avaliar o desempenho dos alunos do terceiro ano do ensino médio que frequentaram turmas desses projetos em comparação com estudantes que não estudavam em turmas de ensino integral. O trabalho utiliza os dados de desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019 como medida de avaliação. Com esse objetivo, enfrentamos dois desafios principais. Primeiro, precisamos identificar estudantes que sejam comparáveis. Estimaremos um escore de propensão generalizado para esse fim. Segundo, testaremos as hipóteses de variável omitida e sistema de equações correlacionadas Empregaremos as técnicas de probit multivariado e regressões aparentemente não-relacionadas, respectivamente, para realizar os testes. De modo geral, encontramos evidências em favor do impacto positivo na proficiência dos alunos que frequentaram as escolas em tempo integral. O impacto do ProEMI sobre seus alunos foi estatisticamente significativo apenas na prova de redação. Para o EMITI, o impacto foi evidenciado na prova de ciências humanas.Abstract: The full-time high school model has been a topic of interest for many supporters in the education field. In the state of Santa Catarina, two important projects were carried out in the last decade Innovative High School Program (ProEMI), from 2010, and FullTime Integrated High School Program (EMITI), from 2017. This thesis aims to evaluate the performance of these two full-time schools projects in comparison to students who did not study in any of these models. The study uses test scores from the National High School Exam (ENEM) in 2019 as a metric for performance evaluation. The research faces two main challenges: identifying students with similar characteristics and testing the hypothesis of omitted variables and simultaneity in the system of equations. To address these challenges, the study employs Generalized Propensity Score, which allows us to match students based on socio-economic status; multivariate probit, to ensure that our results are not biased by omitted variables; and seemingly unrelated regressions to account for equations that may be correlated with each other. Our findings indicate evidence of positive impact in proficiency in favor of full-time students. Specifically, ProEMI program had a statistically significant impact on written test, while the EMITI program had an impact only on the human sciences test.Petterini, Francis CarloUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Tharik de Oliveira2023-06-28T18:27:58Z2023-06-28T18:27:58Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis63 p.| il.application/pdf381940https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247754porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-30T17:07:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247754Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-30T17:07:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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