A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demogalski, Tiffany
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76795
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Monica Ribeiro da Silva
id UFPR_74c491456a3550936f940c75ef49cada
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76795
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Demogalski, TiffanyUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Monica Ribeiro da, 1960-2022-07-06T17:21:08Z2022-07-06T17:21:08Z2022https://hdl.handle.net/1884/76795Orientadora: Profª. Drª. Monica Ribeiro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2022Inclui referênciasResumo: O objetivo desta dissertação é indicar a ideia de juventude presente no contexto da reforma do Ensino Médio, em especial, no Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) no estado de Santa Catarina. A relevância está definida na medida em que a proposta do EMITI foi elaborada pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) e implementada no Estado de Santa Catarina, ou seja, um ente privado elaborando a política pública. Por esse motivo, analisamos o protagonismo juvenil como a ideia de educação desse Instituto, proposta esta elaborada por Costa e apropriada pelo IAS com o objetivo de traduzir os quatro pilares da educação da Unesco à realidade brasileira. Essa concepção é fundamentada nos seguintes eixos: protagonismo juvenil, cultura da trabalhabilidade e educação para valores. Destacamos que essa ideia de educação conduz à desarticulação da educação como um direito social em favor de uma ideia economicista da formação huamana. Além disso, problematizamos o que uma educação neoliberal poderá fazer com as juventudes. Em razão disso, limitamos a nossa investigação à cultura da trabalhabilidade como uma nova forma de preparação para o trabalho. Nesse contexto, tornou-se necessário aprofundar a perspectiva de um mercado de trabalho neoliberal, que segundo Harvey (2008), Brown (2018), Fraser e Jaeggi (2020), é caracterizado pelo desemprego, pelo trabalho intermitente e pela má renumeração. A preparação para o trabalho é pensada pelo IAS como a preparação para o empreendedorismo. Neste contexto, o empreendedorismo, conceito chave da cultura da trabalhabilidade, é entendido como a capacidade do indivíduo em transformar as próprias competências e habilidades numa forma de produção de renda. Em outras palavras, entendido como a capacidade do indivíduo em ajustar a sua subjetividade às demandas neoliberais. Por fim, indicamos que a ideia de juventudes presente no contexto da reforma do Ensino Médio (apesar da BNCC/EM e os Cadernos do EMITI utilizarem o termo juventudes, no plural) propõe a homogeneização delas a partir da ideia de interesse. A ideia de interesse se materializa no currículo por meio dos conceitos de flexibilização e personalização, pois o novo ensino médio permite, em hipótese, a adequação do currículo aos interesses de cada jovem. A análise permite concluir, no entanto, que essa perspectiva conduz à desconstrução da ideia de juventudes em sua diversidade em favor da construção de um sujeito neoliberal.Abstract: This dissertation aims to indicate the idea of youth present in the context of the High School reform, especially in the full-time high school program (EMITI) in the state of Santa Catarina. This is important, as the EMITI is prepared by the Ayrton Senna Institute (IAS) and implemented in the State of Santa Catarina, that is, a private entity elaborating public policy. For this reason, we analyzed youth protagonism as the idea of education of this Institute. This concept was proposed by Costa and its objective is to translate the four pillars of Unesco education to the Brazilian reality. This concept is based on the following axes: youth protagonism, the culture of workability, and education for values. We emphasize that this idea of education leads to the disarticulation of education as a social right in favor of an economistic idea of education. In addition, we examined what a neoliberal education can do to youth, therefore, we limit our investigation to the culture of workability as a new way of preparing for work. However, it is necessary to present a perspective of a neoliberal labor market, which according to Harvey (2008), Brown (2018), Fraser, and Jaeggi (2020), is characterized by unemployment, intermittent work, and low pay. For that reason, preparation for work is considered by the IAS as preparation for entrepreneurship. In this context, entrepreneurship, a key concept in the culture of workability, is understood as the individual's ability to transform their skills and abilities into a form of income production. In other words, as the individual's ability to adjust his subjectivity to neoliberal demands. Finally, we indicate that the idea of youths present in the context of the High School reform (although the BNCC/EM and the EMITI Manuals use the term youths, in the plural) propose their homogenization based on the idea of interest. The idea of interest materializes in the curriculum through the concepts of flexibility and personalization, since the new high school allows, theoretically, the adaptation of the curriculum to the interests of each young person. However, what happens is the deconstruction of the idea of youth in favor of the construction of a neoliberal subject.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação e EstadoEnsino médio - CurriculosEstudantes - AprendizagemNeoliberalismo - BrasilEducaçãoA construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TIFFANY DEMOGALSKI.pdfapplication/pdf1979580https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76795/1/R%20-%20D%20-%20TIFFANY%20DEMOGALSKI.pdf66d9e586e7348c1964a5f5e5ccaa2653MD51open access1884/767952022-07-06 14:21:09.032open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76795Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-06T17:21:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina
title A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina
spellingShingle A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina
Demogalski, Tiffany
Educação e Estado
Ensino médio - Curriculos
Estudantes - Aprendizagem
Neoliberalismo - Brasil
Educação
title_short A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina
title_full A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina
title_fullStr A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina
title_full_unstemmed A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina
title_sort A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina
author Demogalski, Tiffany
author_facet Demogalski, Tiffany
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Demogalski, Tiffany
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Monica Ribeiro da, 1960-
contributor_str_mv Silva, Monica Ribeiro da, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Ensino médio - Curriculos
Estudantes - Aprendizagem
Neoliberalismo - Brasil
Educação
topic Educação e Estado
Ensino médio - Curriculos
Estudantes - Aprendizagem
Neoliberalismo - Brasil
Educação
description Orientadora: Profª. Drª. Monica Ribeiro da Silva
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-06T17:21:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-06T17:21:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76795
url https://hdl.handle.net/1884/76795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76795/1/R%20-%20D%20-%20TIFFANY%20DEMOGALSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 66d9e586e7348c1964a5f5e5ccaa2653
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898755644063744